Algumas das experiências vivenciadas pelos docentes licenciados em Matemática pelo IFTO durante a pandemia da Covid-19

Autores

  • Kênya Maria Vieira Lopes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO
  • Marta Maria Pontin Darsie Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT https://orcid.org/0000-0002-1255-6546
  • Wesley Vieira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO https://orcid.org/0000-0001-7277-664X

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19446

Resumo

Apresenta-se neste artigo parte dos resultados de um dos objetivos específicos da pesquisa de doutoramento defendida no final do ano de 2022, qual seja ‘elucidar os desafios enfrentados e as aprendizagens obtidas pelos docentes licenciados em Matemática do IFTO em tempo de pandemia da Covid-19’. Os dados foram produzidos a partir de entrevistas realizadas com 20 egressos dos cursos de Licenciatura em Matemática do Campus Paraíso e Campus Palmas, do IFTO. Os desafios enfrentados pelos professores centram-se nas categorias: a aceitação do ‘novo’ e o convívio com as incertezas; adaptação ao teletrabalhar e o lidar com a desestruturação do tempo e do espaço; as adaptações/mudanças nas estratégias didáticas das aulas; o lidar com questões socioemocionais (e com a mistura de emoções) e a superação/enfrentamento de problemas diversos. No que se refere às aprendizagens, constam as que envolvem aspectos pessoais e os aspectos profissionais. Conclui-se que os desafios dos professores (mesmo alguns deles sendo ‘velhos revestidos de novos’) foram ‘únicos’ por terem trazido à tona ensinamentos de cunho pessoal que revalidaram aprendizagens para a vida e para a profissão. Essa que tomou sentido a muitos que até então não visualizavam o professor como um profissional.

Palavras-chave: Covid 19, desafios, licenciados, matemática.

 

Some of the experiences lived by teachers graduated in Mathematics from IFTO during the Covid-19 pandemic

ABSTRACT. This article presents part of the results of one of the specific objectives of the doctoral research defended at the end of 2022, which is to ‘elucidate the challenges faced and the learning obtained by teachers with a degree in Mathematics at IFTO during the Covid-19 pandemic’. The data were produced from interviews conducted with 20 graduates of the Mathematics Degree courses at IFTO’s Paraíso and Palmas Campuses. The challenges faced by teachers focus on the following categories: accepting the ‘new’ and living with uncertainties; adapting to teleworking and dealing with the destructuring of time and space; adaptations/changes in teaching strategies in classes; dealing with socio-emotional issues (and the mix of emotions) and overcoming/facing various problems. With regard to learning, there are those involving personal aspects and professional aspects. It is concluded that the challenges faced by teachers (even some of them being ‘old dressed up as new’) were ‘unique’ because they brought to light personal teachings that revalidated learning for life and for the profession. This took on meaning for many who until then did not see the teacher as a professional.

Keywords: Covid 19, challenges, graduates, mathematics.

 

Algunas de las experiencias vividas por docentes egresados ​​en Matemáticas de IFTO durante la pandemia Covid-19

RESUMEN. Este artículo presenta parte de los resultados de uno de los objetivos específicos de la investigación doctoral defendida a finales de 2022, que es 'dilucidar los desafíos que enfrentan y los aprendizajes obtenidos por los docentes graduados en Matemáticas de IFTO en tiempos de la pandemia de Covid- 19'. Los datos surgieron de entrevistas realizadas a 20 egresados ​​de las carreras de Licenciatura en Matemáticas del Campus Paraíso y Campus Palmas, del IFTO. Los desafíos que enfrentan los docentes se centran en las siguientes categorías: aceptar lo “nuevo” y vivir con incertidumbre; adaptación al teletrabajo y afrontamiento de la disrupción del tiempo y el espacio; adaptaciones/cambios en estrategias de enseñanza en clases; lidiar con problemas socioemocionales (y la mezcla de emociones) y superar/afrontar diferentes problemas. En cuanto al aprendizaje, los hay que involucran aspectos personales y aspectos profesionales. Se concluye que los desafíos de los docentes (aunque algunos de ellos eran 'viejos con nuevos') fueron 'únicos' porque sacaron a la luz enseñanzas personales que revalidaron aprendizajes para la vida y la profesión. Esto tenía sentido para muchos que hasta entonces no veían al docente como un profesional.

Palabras clave: Covid 19, desafíos, egresados, matemáticas.

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Biografia do Autor

Kênya Maria Vieira Lopes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO

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Marta Maria Pontin Darsie, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Possui graduação em Pedagogia, com habilitação em Docência e Supervisão Escolar (1982) e habilitação em Administração Escolar (1983) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas. Especialização em Formação e Atuação do Educador na Realidade Educacional, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas (1984); especialização em Metodologia do Ensino de Matemática de 1 à 4 série pela Universidade Federal de Mato Grosso (1986). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (1998). É professora da Universidade Federal de Mato Grosso desde 1986, e professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso desde 1999.Docente Pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática- PPGECEM (desde 2010). Docente-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino- UNIC/IFMT. Docente-Pesquisadora do Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional em Ciências da Natureza e Matemática UFMT/SINOP. Líder do grupo de estudos e pesquisas em Educação Matemática GRUEPEM. Desenvolve pesquisas na área de Ensino com ênfase em Ensino de Ciências e Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Formação de Professores, Avaliação da Aprendizagem, Metacognição e Matemática, Dificuldades de aprendizagem Matemática-DAM, Educação de Jovens e Adultos.

Wesley Vieira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO

Possui graduação em Pedagogia pela FACULDADE INTEGRADA DE ARAGUATINS (2009). Atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins. Pós Graduação em Orientação Gestão e Supervisão Educacional pela AEDUC. Atuação no setor de Coordenação Técnico Pedagógica. Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica

 

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

Lopes, K. M. V., Pontin Darsie, M. M., & Vieira da Silva, W. (2024). Algumas das experiências vivenciadas pelos docentes licenciados em Matemática pelo IFTO durante a pandemia da Covid-19 . Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, 19446 . https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19446

Edição

Seção

Dossiê Expomatec: Conhecimento e Autonomia Docente no campo do Ensino das Área Curriculares