Asistencia a niños neurodivergentes y sus implicaciones prácticas en terapia ocupacional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19573

Palabras clave:

Terapia ocupacional, ética, transtorno do espectro autista

Resumen

RESUMEN. Las personas con Trastorno del Espectro Autista (TEA) son uno de los principales grupos destinatarios de los terapeutas ocupacionales, especialmente durante el ciclo vital infantil, y cuyas prácticas están dirigidas a promover la inclusión, la independencia y la autonomía en la realización de las actividades diarias. Así, este estudio identificó y analizó las prácticas de Terapia Ocupacional con niños con autismo, las implicaciones para su participación en sus diferentes contextos de vida y discutió la responsabilidad ética de la profesión con ese público. Se trata de una revisión integradora de la literatura que analizó 17 estudios publicados en revistas brasileñas de Terapia Ocupacional y que abordaron las prácticas de la profesión con niños autistas. Se identificaron once artículos. Los resultados revelaron que once artículos fueron publicados entre 2021 y 2022, durante la pandemia del síndrome respiratorio agudo severo – SARS/COVID.Existe diversidad de temáticas, perspectivas y posibilidades en cuanto a las prácticas de Terapia Ocupacional con este público. Se discuten las implicaciones éticas en relación a la teleasistencia/telemonitorización, el enfoque centrado en la família y la integración sensorial/juego, a partir de los estudios y normativas identificadas relativas a la profesión. Se considera que el estudio suma al conocimiento del área y se sugiere que otros estudios busquen profundizar las reflexiones aquí presentadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carolina Cangemi Gregorutti, Universidade de Brasília - UnB

Possui Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Marília,SP, Mestrado e Doutorado em Educação, na linha de Educação Especial pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Marília,SP. Atualmente, é docente do curso de Terapia Ocupacional na Universidade de Brasília - Unb e Pesquisadora pela mesma universidade. Supervisora de Tutores na Especialização do Programa Mais Médicos do Brasil (PMMB). Coordenadora do Polo Centro-Oeste da RiaCult - Rede Interuniversitária de Acessibilidade Cultural. Pesquisadora e Coordenadora de Publicação do Mapa Autismo Brasil (MAB). Habilitada para Integração Sensorial de Jean Ayres (#2558) com prática no teste Evaluation of Ayres Sensory Intergation - -EASI ; Teste de integração Sensorial e Práxis - SIPT; Medida de Processamento Sensorial - SPM; Perfil Sensorial e Observações clínicas em Integração Sensorial (2021). Docente da Certificação Latino Americana em Integração Sensorial de Jean Ayres (LAC-ASI) Habilitada pelo Tratamento Neuroevolutivo BOBATH - ABDAN (2020). Pós graduação lato sensu em Terapia Ocupacional: uma visão dinâmica em Neurologia pela Faculdade Método de São Paulo (2014-2016). Possui experiência na área da Terapia Ocupacional na infância, Abordagem Centrada na Família e em Contexto Escolar, especificamente na atuação com famílias de crianças público-alvo da educação especial. Trabalhou na Atenção Primária, especificamente no NASF-AB (E-multi) com ênfase em atividades e recursos terapêuticos, ações e projetos interdisciplinares junto à diferentes comunidades e diferentes contextos. Fundadora do Café Inclusão, um projeto NA e PARA a Inclusão Escolar e diversidade. Exerceu a prática clínica em consultório particular e instituições filantrópicas e empresas privadas por mais de 15 anos. É pesquisadora e membro integrante do grupo de pesquisa: Diferença, desvio e estigma junto ao Prof. Dr. Sadao Omote (cadastrado no diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPQ e certificado pela Unesp). Desenvolve pesquisas em: Terapia Ocupacional na Infância; Terapia Ocupacional e Contexto Escolar; Atenção Primária em saúde; Interface saúde e educação; Educação Inclusiva; Abordagem Centrada na Família; Transtorno do Espectro do Autismo (TEA); Integração Sensorial de Jean Ayres..

Maria Madalena Moraes Sant ́Anna, Universidade de São Paulo - USP

Possui Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Metodista de Piracicaba (1982), Mestrado em Distúrbio do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie -Bolsista CAPES (2007) e Doutora em Educação com Linha de Pesquisa em Educação Especial pela UNESP, Marília ? SP (2016). Pesquisadora do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional, Infância e Adolescência- LEPTOI (diretorio de grupos de pesquisa do CNPQ). Atua como Profissional Liberal realizando atendimento clínico em consultório particular na cidade de Londrina -PR

Sarah Raquel Almeida Lins , Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Mestre em Terapia Ocupacional, Bacharel em Terapia Ocupacional, com especialização em Docência do Ensino Superior. É docente adjunta do curso de graduação em Terapia Ocupacional da Faculdade de Ciências e Tecnologias em Saúde - Universidade de Brasília (FCTS/UnB). Possui experiência junto ao público-alvo da educação especial, experiência na atuação em instituição voltada para pessoas com deficiência intelectual. É líder do grupo de pesquisa EducaTO: formação, educação e Terapia Ocupacional, e realiza pesquisas voltadas para a área de Terapia Ocupacional, contextos escolares, inclusão escolar, pessoas com deficiência, interface entre educação e saúde, formação acadêmica e formação profissional. Membro da diretoria nuclear da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional (RENETO) - gestão 2024-2026.

Citas

Agripino-Ramos, C. S., Lemos, E. L. M. D., & Salomão, N. M. R. (2019). Vivências escolares e Transtorno do Espectro Autista: o que dizem as crianças? Revista Brasileira de Educação Especial, 25(3), 453–468. https://doi.org/10.1590/s1413-65382519000300007

Almohalla, L. (2020). Intervenção de terapia ocupacional junto a crianças com transtorno do processamento sensorial. In Sant’Anna, M. M. M., & Pfeifer, L. I. (Orgs.). Terapia Ocupacional na Infância: procedimentos na prática clínica (pp. 220-231). São Paulo: Memnon.

Associação Americana de Psiquiatria. (2014). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (5a ed.). Porto Alegre: Artmed.

Associação Americana de Terapia Ocupacional. (2020, 18 de dezembro). Código de Ética. Recuperado de: https://www.aota.org/About/Get-Involved/Leadership/Ethics.aspx

Ataide, C. E. R., Ribeiro, N. G. S., Miranda, N. T. C., Guimarães, M. S. S., Okuda, P. M. M., & Silva, R. L. M. (2023). Estudo comparativo acerca do desempenho motor entre grupo controle e crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional-REVISBRATO, 7(1), 1558–1574.

Ayres, A. J. (1972). Sensory integration and the child. Los Angeles: Western Psychological Services.

Cabral, C. P. (2022). Correlações entre distúrbios do espectro do autismo e apraxia de fala na infância. (Dissertação de Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.

Chapman, R. (2019). Neurodiversity Theory and its Discontents: Autism, Schizophrenia, and the Social Model. In Tekin, S., & Bluhm, B. The Bloomsbury companion to philosophy of psychiatry (p. 371). London: Bloomsbury Academic.

Chapman, R., & Botha, M. (2023). Neurodivergence-informed therapy. Developmental Medicine and Child Neurology, 65(3), 310–317. https://doi.org/10.1111/dmcn.15384

Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. (2013). Resolução nº 425, de 08 de julho de 2013. Estabelece o Código de Ética e Deontologia da Terapia Ocupacional. Diário Oficial da União, 147, Seção 1.

Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. (2020). Resolução nº 516, de 20 de março de 2020. Dispõe sobre a suspensão temporária do Artigo 15, inciso II e Artigo 39 da Resolução COFFITO nº 424/2013 e Artigo 15, inciso II e Artigo 39 da Resolução COFFITO nº 425/2013 e estabelece outras providências durante o enfrentamento da crise provocada pela Pandemia do COVID-19. Diário Oficial da União, 56, Seção 1.

Costa, C. S., & Guarany, N. R. (2021). O reconhecimento dos sinais de autismo por profissionais atuantes nos serviços de puericultura na atenção básica. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional-REVISBRATO, 5(1), 31–44. https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto33841

Costa, F. C. S., & Silva, D. B. R. (2020). Intervenções de terapia ocupacional e crianças com Transtorno do Espectro Autista: a abordagem da integração sensorial e os desafios de participação. In Sant’Anna, M. M. M., & Pfeifer, L. I. (Orgs.). Terapia Ocupacional na Infância: procedimentos na prática clínica (pp. 232–264). São Paulo: Memnon.

Dunst, C. J., & Bruder, M. B. (1999). Family and community activity settings, natural learning environments, and children’s learning opportunities. Children’s Learning Opportunities Report, 1(2). Recuperado de: http://www.uconnucedd.org/pdfs/EverydayActSett-2006.PDF

Ferland, F., Sant’Anna, M. M. M., & Pfeifer, L. I. (2022). Modelo lúdico: o brincar, a criança com deficiência física e a terapia ocupacional. Campinas: Memnon.

Fernandes, A. D. S. A., Farias, A. Z., Aureliano, I., & Polli, L. M. (2022). O telemonitoramento como estratégia de intervenção da terapia ocupacional com crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista no contexto pandêmico. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 30, e3091. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoRE233830911

Fernandes, A. D. S. A., Speranza, M., Mazak, M. S. R., Gasparini, D. A., & Cid, M. F. B. (2021). Desafios cotidianos e possibilidades de cuidado com crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) frente à COVID-19. Brazilian Journal of Occupational Therapy, 29(1). https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAR2121

Folha, D. S. C., & Della Barba, P. C. S. (2022). Classificação da participação de crianças em ocupações nos contextos escolares na perspectiva da terapia ocupacional. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 30. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO21962907

Jurdi, A. P., & Silva, C. C. B. (2021). O brincar no cotidiano familiar de crianças com transtorno do espectro autista. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional-REVISBRATO, 4(5), 549–562. https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto3976

Leal, B. S. F. M., Gradim, L. C. C., & Souza, V. R. B. (2020). Habilidades sociais em crianças com transtorno do espectro autista: uma análise da prática em Terapia Ocupacional. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, 5(6), 121–131. https://doi.org/10.47222/2526-33945.rbto

Maenner, M. J., Warren, Z., Williams, A. R., Amoakohene, E., Bakian, A. V., Imagens, D. A., ..., & Shaw, K A. (2023). Prevalência e características do transtorno do espectro do autismo entre crianças de 8 anos - Rede de Monitoramento de Autismo e Deficiências de Desenvolvimento, 11 locais, Estados Unidos, 2020. Resumos de Vigilância MMWR, 72(2), 1- https://doi.org/14. 10.15585/mmwr.ss7202a1

Magalhães, I. M., Oliveira, L. A. D., Santos, V. S., Campos, C. D. R., Santos, A. A., Oliveira, D. G. D., ... & Oliveira, K. D. (2022). Equipe de teleatendimento da Terapia Ocupacional (e-TO): reflexões sobre a prática remota na infância e adolescência. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, 6(4), 1385–1396. https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto41889

Matsukura, T. S., Minatel, M. M., & Fernandes, A. D. S. A. (2022). Terapia ocupacional e o transtorno do espectro do autismo: considerações para intervenções na singularidade, diversidade e complexidade. In Figueiredo, M. O. (Org.). Terapia ocupacional no ciclo de vida da infância: histórico, proposições atuais e perspectivas futuras (pp. 111–119). São Paulo: Memnon Edições Científicas.

Mendes, K. D. S., Silveira, R. C. D. C. P., & Galvão, C. M. (2008). Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto-Enfermagem, 17, 758–764. https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018

Oliveira, P. L. D., & Souza, A. P. R. D. (2022). Terapia com base em integração sensorial em um caso de Transtorno do Espectro Autista com seletividade alimentar. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 30, e2824. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoRE21372824

Pfeifer, L. I., & Sant’Anna, M. M. M. (2020). Terapia Ocupacional na Infância: procedimentos na prática clínica. São Paulo: Memnon.

Portaria n. 4.279, de 30 de dezembro de 2010. (2010, 30 de dezembro). Estabelece diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Recuperado de: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2010/prt4279_30_12_2010.html

Queiroz, A. G., Falcão, I. V., Mattos, A. C. A., Silva, A. B. C., Barros, L. I. G., Alves, M. G., & Silva, M. D. (2024). Museu e frevo para todos: consultoria de terapia ocupacional na intersecção lazer e cultura. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, 8(1). https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto56116

Riccioppo, M. R. P. L. (2023). Experiências de familiares cuidadores de crianças com transtorno do espectro autista e apoio social: subsídios para o cuidado (Tese de Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.

Roiz, R. G., & Figueiredo, M. de O. (2023). O processo de adaptação e desempenho ocupacional de mães de crianças no transtorno do espectro autista. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 31, e3304. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO25263304

Rosa, F. D., Matsukura, T. S., & Squassoni, C. E. (2019). Escolarização de pessoas com Transtornos do Espectro Autista (TEA) em idade adulta: relatos e perspectivas de pais e cuidadores de adultos com TEA. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 27, 302–316. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1845

Santos, J. R. D. (2021). Atuação do terapeuta ocupacional na equoterapia em crianças com transtorno do espectro autista: estimulando a motivação sob a perspectiva do modelo da ocupação humana. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, 5(2). https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto35199

Silva, G. S., & Buffone, F. R. R. C. (2021). O brincar para a criança com transtorno do espectro autista (TEA): possibilidade de intervenção da terapia ocupacional. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, 5(2). https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto36473

Silva, J. A., & Lima, E. M. F. D. A. (2020). O dançarinar como ato ético no acompanhamento de crianças em saúde mental. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 28, 1234–1250. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1945

Silva, M. L. A., Bianchini, L. G. B., Proscêncio, P. A., & Yaegashi, S. F. R. (2023). Reflexões sobre as nomenclaturas referentes ao transtorno do espectro autista. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 7(2), 465–485. Recuperado de: https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2552

Souza, M. T. D., Silva, M. D. D., & Carvalho, R. D. (2010). Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, 8, 102–106.

Souza, V. R. B. (2020). A atuação do terapeuta ocupacional com base na Teoria da Integração Sensorial na assistência de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante a pandemia do Covid-19. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, 4(3). https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto34026

Trevisan, J. G., & Della Barba, P. C. D. S. (2012). Reflexões acerca da atuação do terapeuta ocupacional no processo de inclusão escolar de crianças com necessidades educacionais especiais. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 20(1). https://doi.org/10.4322/cto.2012.010

Valverde, A. A., Pêgo, C., Silva, E. F. P., Navarro, K. C. S. F., Bispo, L. S., Pereira, R. D. P. C., ... & Cardoso, A. A. (2022). Terapia Ocupacional e telessaúde: relato de experiência de atendimento a criança com transtornos do desenvolvimento. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, 30, 1044–1052. https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto42793

Wu, S. V., Guimarães, M. S. D. S., Paixão, G. M. D., & Silva, Á. J. M. E. (2023). Efeito de um pacote de ensino sobre o desempenho de cuidadoras no treino de ocupações para crianças com TEA. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 31, e3314. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO253633141

Publicado

2025-06-15

Cómo citar

Cangemi Gregorutti, C., Moraes Sant ́Anna M. M., & Raquel Almeida Lins , S. (2025). Asistencia a niños neurodivergentes y sus implicaciones prácticas en terapia ocupacional. Revista Brasileña De Educación Rural, 10, e19573. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19573

Número

Sección

DOSSIÊ: (DES) CAMINHOS DA ÉTICA EM PESQUISAS E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO