Assistência à criança neurodivergente e suas implicações práticas na terapia ocupacional
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19573Palavras-chave:
Terapia ocupacional, ética, transtorno do espectro autistaResumo
As pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) são um dos principais públicos de atuação do terapeuta ocupacional, especialmente durante o ciclo de vida da infância, e cujas práticas se voltam para a promoção de inclusão, independência e autonomia na realização de atividades cotidianas. Assim, este estudo identificou e analisou as práticas da Terapia Ocupacional junto a crianças com autismo, as implicações na participação delas em seus diversos contextos de vida, e discutiu sobre a responsabilidade ética da profissão junto a este público. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura que analisou 17 estudos publicados em revistas de Terapia Ocupacional brasileiras e que abordavam sobre práticas da profissão junto a crianças com autismo. Foram identificados onze artigos, publicados entre 2021 e 2022, período da pandemia da síndrome respiratória aguda grave – SARS/COVID. Há uma diversidade de temas, de perspectivas e de possibilidades frente às práticas da Terapia Ocupacional junto a este público. Discute-se sobre as implicações éticas em relação ao teleatendimento/ telemonitoramento, abordagem centrada na família e integração sensorial/brincar, a partir dos estudos identificados e das normativas referentes à profissão. Considera-se que o estudo acrescenta ao conhecimento da área e sugere-se que outros estudos busquem aprofundar as reflexões aqui apresentadas.
Palavras-chave: terapia ocupacional, ética, transtorno do espectro autista.
Assistance to neurodivergent children and its praticals implications in occupational therapy
ABSTRACT. People with Autism Spectrum Disorder (ASD) are one of the main target groups of occupational therapists, especially during the childhood life cycle, and whose practices are aimed at promoting inclusion, independence and autonomy in carrying out daily activities. Thus, this study identified and analyzed Occupational Therapy practices with autism children, the implications for their participation in their different life contexts, and discussed the ethical responsibility of the profession with this public. Eleven articles were identified. The results revealed that eleven articles were published between 2021 and 2022, during the severe acute respiratory syndrome pandemic – SARS/COVID. There is a diversity of themes, perspectives and possibilities regarding Occupational Therapy practices with this public. The ethical implications in relation to telecare/telemonitoring, family-centered approach and sensory integration/to play are discussed, based on the identified studies and regulations relating to the profession. It is considered that the study adds to the knowledge of the area and it is suggested that other studies seek to deepen the reflections presented her.
Keywords: occupational therapy, ethic, autism spectrum disorder.
Asistencia a niños neurodivergentes y sus implicaciones prácticas en terapia ocupacional
RESUMEN. Las personas con Trastorno del Espectro Autista (TEA) son uno de los principales grupos destinatarios de los terapeutas ocupacionales, especialmente durante el ciclo vital infantil, y cuyas prácticas están dirigidas a promover la inclusión, la independencia y la autonomía en la realización de las actividades diarias. Así, este estudio identificó y analizó las prácticas de Terapia Ocupacional con niños con autismo, las implicaciones para su participación en sus diferentes contextos de vida y discutió la responsabilidad ética de la profesión con ese público. Se trata de una revisión integradora de la literatura que analizó 17 estudios publicados en revistas brasileñas de Terapia Ocupacional y que abordaron las prácticas de la profesión con niños autistas. Se identificaron once artículos. Los resultados revelaron que once artículos fueron publicados entre 2021 y 2022, durante la pandemia del síndrome respiratorio agudo severo – SARS/COVID.Existe diversidad de temáticas, perspectivas y posibilidades en cuanto a las prácticas de Terapia Ocupacional con este público. Se discuten las implicaciones éticas en relación a la teleasistencia/telemonitorización, el enfoque centrado en la família y la integración sensorial/juego, a partir de los estudios y normativas identificadas relativas a la profesión. Se considera que el estudio suma al conocimiento del área y se sugiere que otros estudios busquen profundizar las reflexiones aquí presentadas.
Palabras clave: terapia ocupacional, principio moral, desorden del espectro autista.
Downloads
Referências
Agripino-Ramos, C. S., Lemos, E. L. M. D., & Salomão, N. M. R. (2019). Vivências escolares e Transtorno do Espectro Autista: o que dizem as crianças? Revista Brasileira de Educação Especial, 25(3), 453–468. https://doi.org/10.1590/s1413-65382519000300007
Almohalla, L. (2020). Intervenção de terapia ocupacional junto a crianças com transtorno do processamento sensorial. In Sant’Anna, M. M. M., & Pfeifer, L. I. (Orgs.). Terapia Ocupacional na Infância: procedimentos na prática clínica (pp. 220-231). São Paulo: Memnon.
Associação Americana de Psiquiatria. (2014). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (5a ed.). Porto Alegre: Artmed.
Associação Americana de Terapia Ocupacional. (2020, 18 de dezembro). Código de Ética. Recuperado de: https://www.aota.org/About/Get-Involved/Leadership/Ethics.aspx
Ataide, C. E. R., Ribeiro, N. G. S., Miranda, N. T. C., Guimarães, M. S. S., Okuda, P. M. M., & Silva, R. L. M. (2023). Estudo comparativo acerca do desempenho motor entre grupo controle e crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional-REVISBRATO, 7(1), 1558–1574.
Ayres, A. J. (1972). Sensory integration and the child. Los Angeles: Western Psychological Services.
Cabral, C. P. (2022). Correlações entre distúrbios do espectro do autismo e apraxia de fala na infância. (Dissertação de Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Chapman, R. (2019). Neurodiversity Theory and its Discontents: Autism, Schizophrenia, and the Social Model. In Tekin, S., & Bluhm, B. The Bloomsbury companion to philosophy of psychiatry (p. 371). London: Bloomsbury Academic.
Chapman, R., & Botha, M. (2023). Neurodivergence-informed therapy. Developmental Medicine and Child Neurology, 65(3), 310–317. https://doi.org/10.1111/dmcn.15384
Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. (2013). Resolução nº 425, de 08 de julho de 2013. Estabelece o Código de Ética e Deontologia da Terapia Ocupacional. Diário Oficial da União, 147, Seção 1.
Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. (2020). Resolução nº 516, de 20 de março de 2020. Dispõe sobre a suspensão temporária do Artigo 15, inciso II e Artigo 39 da Resolução COFFITO nº 424/2013 e Artigo 15, inciso II e Artigo 39 da Resolução COFFITO nº 425/2013 e estabelece outras providências durante o enfrentamento da crise provocada pela Pandemia do COVID-19. Diário Oficial da União, 56, Seção 1.
Costa, C. S., & Guarany, N. R. (2021). O reconhecimento dos sinais de autismo por profissionais atuantes nos serviços de puericultura na atenção básica. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional-REVISBRATO, 5(1), 31–44. https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto33841
Costa, F. C. S., & Silva, D. B. R. (2020). Intervenções de terapia ocupacional e crianças com Transtorno do Espectro Autista: a abordagem da integração sensorial e os desafios de participação. In Sant’Anna, M. M. M., & Pfeifer, L. I. (Orgs.). Terapia Ocupacional na Infância: procedimentos na prática clínica (pp. 232–264). São Paulo: Memnon.
Dunst, C. J., & Bruder, M. B. (1999). Family and community activity settings, natural learning environments, and children’s learning opportunities. Children’s Learning Opportunities Report, 1(2). Recuperado de: http://www.uconnucedd.org/pdfs/EverydayActSett-2006.PDF
Ferland, F., Sant’Anna, M. M. M., & Pfeifer, L. I. (2022). Modelo lúdico: o brincar, a criança com deficiência física e a terapia ocupacional. Campinas: Memnon.
Fernandes, A. D. S. A., Farias, A. Z., Aureliano, I., & Polli, L. M. (2022). O telemonitoramento como estratégia de intervenção da terapia ocupacional com crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista no contexto pandêmico. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 30, e3091. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoRE233830911
Fernandes, A. D. S. A., Speranza, M., Mazak, M. S. R., Gasparini, D. A., & Cid, M. F. B. (2021). Desafios cotidianos e possibilidades de cuidado com crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) frente à COVID-19. Brazilian Journal of Occupational Therapy, 29(1). https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAR2121
Folha, D. S. C., & Della Barba, P. C. S. (2022). Classificação da participação de crianças em ocupações nos contextos escolares na perspectiva da terapia ocupacional. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 30. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO21962907
Jurdi, A. P., & Silva, C. C. B. (2021). O brincar no cotidiano familiar de crianças com transtorno do espectro autista. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional-REVISBRATO, 4(5), 549–562. https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto3976
Leal, B. S. F. M., Gradim, L. C. C., & Souza, V. R. B. (2020). Habilidades sociais em crianças com transtorno do espectro autista: uma análise da prática em Terapia Ocupacional. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, 5(6), 121–131. https://doi.org/10.47222/2526-33945.rbto
Maenner, M. J., Warren, Z., Williams, A. R., Amoakohene, E., Bakian, A. V., Imagens, D. A., ..., & Shaw, K A. (2023). Prevalência e características do transtorno do espectro do autismo entre crianças de 8 anos - Rede de Monitoramento de Autismo e Deficiências de Desenvolvimento, 11 locais, Estados Unidos, 2020. Resumos de Vigilância MMWR, 72(2), 1- https://doi.org/14. 10.15585/mmwr.ss7202a1
Magalhães, I. M., Oliveira, L. A. D., Santos, V. S., Campos, C. D. R., Santos, A. A., Oliveira, D. G. D., ... & Oliveira, K. D. (2022). Equipe de teleatendimento da Terapia Ocupacional (e-TO): reflexões sobre a prática remota na infância e adolescência. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, 6(4), 1385–1396. https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto41889
Matsukura, T. S., Minatel, M. M., & Fernandes, A. D. S. A. (2022). Terapia ocupacional e o transtorno do espectro do autismo: considerações para intervenções na singularidade, diversidade e complexidade. In Figueiredo, M. O. (Org.). Terapia ocupacional no ciclo de vida da infância: histórico, proposições atuais e perspectivas futuras (pp. 111–119). São Paulo: Memnon Edições Científicas.
Mendes, K. D. S., Silveira, R. C. D. C. P., & Galvão, C. M. (2008). Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto-Enfermagem, 17, 758–764. https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018
Oliveira, P. L. D., & Souza, A. P. R. D. (2022). Terapia com base em integração sensorial em um caso de Transtorno do Espectro Autista com seletividade alimentar. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 30, e2824. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoRE21372824
Pfeifer, L. I., & Sant’Anna, M. M. M. (2020). Terapia Ocupacional na Infância: procedimentos na prática clínica. São Paulo: Memnon.
Portaria n. 4.279, de 30 de dezembro de 2010. (2010, 30 de dezembro). Estabelece diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Recuperado de: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2010/prt4279_30_12_2010.html
Queiroz, A. G., Falcão, I. V., Mattos, A. C. A., Silva, A. B. C., Barros, L. I. G., Alves, M. G., & Silva, M. D. (2024). Museu e frevo para todos: consultoria de terapia ocupacional na intersecção lazer e cultura. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, 8(1). https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto56116
Riccioppo, M. R. P. L. (2023). Experiências de familiares cuidadores de crianças com transtorno do espectro autista e apoio social: subsídios para o cuidado (Tese de Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Roiz, R. G., & Figueiredo, M. de O. (2023). O processo de adaptação e desempenho ocupacional de mães de crianças no transtorno do espectro autista. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 31, e3304. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO25263304
Rosa, F. D., Matsukura, T. S., & Squassoni, C. E. (2019). Escolarização de pessoas com Transtornos do Espectro Autista (TEA) em idade adulta: relatos e perspectivas de pais e cuidadores de adultos com TEA. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 27, 302–316. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1845
Santos, J. R. D. (2021). Atuação do terapeuta ocupacional na equoterapia em crianças com transtorno do espectro autista: estimulando a motivação sob a perspectiva do modelo da ocupação humana. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, 5(2). https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto35199
Silva, G. S., & Buffone, F. R. R. C. (2021). O brincar para a criança com transtorno do espectro autista (TEA): possibilidade de intervenção da terapia ocupacional. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, 5(2). https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto36473
Silva, J. A., & Lima, E. M. F. D. A. (2020). O dançarinar como ato ético no acompanhamento de crianças em saúde mental. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 28, 1234–1250. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1945
Silva, M. L. A., Bianchini, L. G. B., Proscêncio, P. A., & Yaegashi, S. F. R. (2023). Reflexões sobre as nomenclaturas referentes ao transtorno do espectro autista. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 7(2), 465–485. Recuperado de: https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2552
Souza, M. T. D., Silva, M. D. D., & Carvalho, R. D. (2010). Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, 8, 102–106.
Souza, V. R. B. (2020). A atuação do terapeuta ocupacional com base na Teoria da Integração Sensorial na assistência de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante a pandemia do Covid-19. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, 4(3). https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto34026
Trevisan, J. G., & Della Barba, P. C. D. S. (2012). Reflexões acerca da atuação do terapeuta ocupacional no processo de inclusão escolar de crianças com necessidades educacionais especiais. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 20(1). https://doi.org/10.4322/cto.2012.010
Valverde, A. A., Pêgo, C., Silva, E. F. P., Navarro, K. C. S. F., Bispo, L. S., Pereira, R. D. P. C., ... & Cardoso, A. A. (2022). Terapia Ocupacional e telessaúde: relato de experiência de atendimento a criança com transtornos do desenvolvimento. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, 30, 1044–1052. https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto42793
Wu, S. V., Guimarães, M. S. D. S., Paixão, G. M. D., & Silva, Á. J. M. E. (2023). Efeito de um pacote de ensino sobre o desempenho de cuidadoras no treino de ocupações para crianças com TEA. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 31, e3314. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO253633141
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Carolina Cangemi Gregorutti, Maria Madalena Moraes Sant ́Anna, Sarah Raquel Almeida Lins

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).