Las Posibilidades de Creación Político-Pedagógica en la Escuela Rural

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DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19638

Resumen

RESUMEN. Este artículo analiza la experiencia de la Escuela del Campo Prof. Hermínio Pagotto, ubicada en el Asentamiento Bela Vista do Chibarro, en Araraquara, São Paulo. El proyecto político-pedagógico de la escuela se basa en la valorización de los saberes, las luchas, el trabajo y las memorias de los sujetos del campo. Financiada por FAPESP, la investigación se centra en dos dimensiones esenciales de la vida escolar: el trabajo colectivo y las formas de creación político-pedagógica. A partir de un enfoque participativo, el artículo busca comprender cómo el profesorado organiza su trabajo en la implementación de proyectos de la Secretaría Municipal de Educación. Se emplearon datos de observación participante, diarios de campo, entrevistas y análisis documental. El estudio se sustenta en tres conceptos clave: contrarregulación, actividad creadora y praxis pedagógica. Los resultados muestran que la organización del trabajo pedagógico, enraizada en condiciones concretas y en relaciones afectivas, permite construir una escuela de calidad socialmente referenciada, donde niños y jóvenes aprenden, participan y producen colectivamente.

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Biografía del autor/a

Beatriz Nogueira Marques de Vasconcelos, Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

 

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (2012) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com ênfase em Psicologia e Educação (2016). É doutoranda em Educação na linha Educação Escolar: Teorias e Práticas, pelo grupo LOED, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE-UFSCar). Seus interesses de pesquisa incluem os processos de desenvolvimento humano sob a perspectiva histórico-cultural, educação do campo, relação escola-comunidade, trabalho coletivo, avaliação da aprendizagem, qualidade social, organização do trabalho pedagógico e formação humana.

Luana Costa Almeida, Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na área de Ensino e Práticas Culturais (2014), com período de estágio na Universidade Autônoma de Barcelona-Espanha, ambos com financiamento da FAPESP. Mestre em Educação na área de Ensino, Avaliação e Formação de Professores (2008) e graduada em Pedagogia (2004), ambos pela Unicamp. Fez pós-doutorado no Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cebrap), com financiamento da FAPESP (2014/2015). Atuou como professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de Graduação e de Pós-graduação, em diferentes instituições. Atualmente é Professora Adjunta do quadro efetivo da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP), atuando em ensino, pesquisa e extensão na graduação em Pedagogia e no programa de Pós-graduação em Educação. É líder do grupo de estudos e pesquisas LOED/UFSCar e editora assistente da revista Educação Sociedade (CEDES). Seus principais temas de estudo são: Organização do Trabalho Pedagógico; Avaliação Educacional; Relação Escola-Entorno Social; Desigualdades Educacionais. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0664-6796 (Fonte: Currículo Lattes)

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Publicado

2025-08-14

Cómo citar

Nogueira Marques de Vasconcelos, B., & Costa Almeida, L. (2025). Las Posibilidades de Creación Político-Pedagógica en la Escuela Rural. Revista Brasileña De Educación Rural, 10, e19638. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19638

Número

Sección

Dossiê: Caminhos e lutas na formação de professores do Campo no Brasil