Ensino remoto durante a pandemia: vozes dos docentes da Escola Municipal Rural em Caldas Novas, Goiás, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19651Palavras-chave:
Formação docente, Ensino remoto, Crise sanitária, Educação rural, Desigualdades educacionaisResumo
A pesquisa investiga os impactos do ensino remoto emergencial e da formação docente durante a pandemia de Covid-19, com foco na Escola Municipal Rural Waldomiro Gonçalves de Souza, em Caldas Novas, Goiás. O problema central é compreender os desafios enfrentados pelos professores diante das limitações tecnológicas e estruturais do ensino remoto em áreas rurais. O objetivo geral é analisar a formação docente e o uso das tecnologias digitais nesse contexto, com ênfase nos desafios e adaptações adotadas para manter a continuidade do ensino. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, que utiliza entrevistas semiestruturadas com oito professoras do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), além de revisão bibliográfica sobre o tema. Os relatos apontam dificuldades na conectividade, no uso das plataformas digitais e na ausência de suporte pedagógico adequado. Os resultados indicam que a desigualdade no acesso à internet, a sobrecarga de trabalho docente e a ineficácia das capacitações oferecidas foram fatores críticos. Além disso, a exclusão digital impactou diretamente a aprendizagem dos estudantes. A pesquisa destaca a necessidade de investimentos em infraestrutura e formação contínua dos professores, visando reduzir as desigualdades educacionais no campo e garantir um ensino mais equitativo e acessível.
Palavras-chave: formação docente, ensino remoto, crise sanitária, educação rural, desigualdades educacionais.
Remote Teaching During the Pandemic: Voices of Teachers from the Rural Municipal School in Caldas Novas, Goiás, Brazil
ABSTRACT. This study aims to analyze the impacts of emergency remote teaching and teacher training during the Covid-19 pandemic, focusing on the Waldomiro Gonçalves de Souza Rural Municipal School, in Caldas Novas, Goiás, Brazil. The central problem is understanding the challenges faced by teachers due to technological and structural limitations of remote teaching in rural areas. The general objective is to analyze teacher training and the use of digital technologies in this context, emphasizing the challenges and adaptations adopted to ensure the continuity of teaching. This is an exploratory, qualitative study that uses semi-structured interviews with eight elementary school teachers (1st to 9th grade), along with a bibliographic review on the subject. The reports highlight difficulties related to internet connectivity, the use of digital platforms, and the lack of adequate pedagogical support. The results indicate that inequality in internet access, teacher workload, and the ineffectiveness of training programs were critical factors. Furthermore, digital exclusion directly impacted students' learning. The research highlights the need for investments in infrastructure and continuous teacher training to reduce educational inequalities in rural areas and ensure more equitable and accessible education.
Keywords: teacher training, remote teaching, health crisis, rural education, educational inequalities.
Enseñanza remota durante la pandemia: Voces de docentes de la Escuela Municipal Rural en Caldas Novas, Goiás, Brasil
RESUMEN. La investigación analiza los impactos de la enseñanza remota de emergencia y la formación docente durante la pandemia de Covid-19, centrándose en la Escuela Municipal Rural Waldomiro Gonçalves de Souza, en Caldas Novas, Goiás, Brasil. El problema central es comprender los desafíos enfrentados por los docentes debido a las limitaciones tecnológicas y estructurales de la enseñanza remota en áreas rurales. El objetivo general es analizar la formación docente y el uso de tecnologías digitales en este contexto, enfatizando los desafíos y adaptaciones adoptadas para garantizar la continuidad del proceso educativo. Se trata de una investigación exploratoria, de enfoque cualitativo, que utiliza entrevistas semiestructuradas con ocho docentes de educación primaria (1.º a 9.º grado), además de una revisión bibliográfica sobre el tema. Los testimonios resaltan dificultades relacionadas con la conectividad a internet, el uso de plataformas digitales y la falta de apoyo pedagógico adecuado. Los resultados indican que la desigualdad en el acceso a internet, la sobrecarga de trabajo docente y la ineficacia de los programas de capacitación fueron factores críticos. Además, la exclusión digital afectó directamente el aprendizaje de los estudiantes. Destaca-se la necesidad de invertir en infraestructura y en la formación continua de los docentes para reducir las desigualdades educativas en el medio rural y garantizar una educación más equitativa y accesible.
Palabras clave: formación docente, enseñanza remota, crisis sanitaria, educación rural, desigualdades educativas.
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