Concepção de natureza na Educação do Campo: uma investigação à luz do materialismo histórico-dialético

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DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19750

Resumo

A complexidade em torno do conceito de natureza aponta para um desafio para o Ensino das Ciências na Educação do Campo. Desde sua materialidade de origem na luta travada pelos povos do campo pelo acesso à terra, a Educação do Campo propõe a leitura dialética da realidade política e sócio-histórica por meio dos conteúdos propostos em seus currículos. Esse artigo tem como objetivo identificar os fundamentos da concepção de natureza nas pesquisas em Educação do Campo. Por meio de uma investigação bibliográfica os dados levantados foram analisados a luz das categorias do materialismo histórico-dialético (MHD): totalidade, complexidade e práxis. Os resultados encontrados apontam para a ausência da discussão de concepção de natureza, atualidade e aplicabilidade das categorias do MHD e necessidade de aprofundamento em debates teóricos acerca das concepções de natureza dos povos do campo.

Palavras-chave: MHD, interdisciplinaridade, ciências da natureza.

 

Conception of Nature in Peasant Education: an inquiry through the lens of historical-dialectical materialism 

ABSTRACT. The complexity surrounding the concept of nature presents a challenge for Science Education in Peasant Education. Rooted in the material struggle of peasant communities for access to land, Peasant Education proposes a dialectical reading of the political and socio-historical reality through the content offered in its curricula. This article aims to identify the foundational elements of the conception of nature within research on Peasant Education. Through a bibliographic investigation, the collected data were analyzed based on the categories of historical-dialectical materialism (HDM): totality, complexity, and praxis. The findings point to the absence of an explicit discussion on the conception of nature, the relevance and applicability of HDM categories, and the need for deeper theoretical debates regarding the conceptions of nature held by peasant communities.

Keywords: HDM, interdisciplinarity, natural sciences.

 

Concepción de naturaleza en la Educación Campesina: una investigación a través del materialismo histórico-dialéctico

RESUMEN. La complejidad en torno al concepto de naturaleza representa un desafío para la Enseñanza de las Ciencias en la Educación Campesina. Desde su materialidad originada en la lucha de los pueblos del campo por el acceso a la tierra, la Educación Campesina propone una lectura dialéctica de la realidad política y sociohistórica a través de los contenidos presentados en sus planes de estudio. Este artículo tiene como objetivo identificar los fundamentos de la concepción de naturaleza en las investigaciones sobre Educación Campesina. A través de una investigación bibliográfica, los datos recopilados fueron analizados a la luz de las categorías del materialismo histórico-dialéctico (MHD): totalidad, complejidad y praxis. Los resultados señalan la ausencia de una discusión explícita sobre la concepción de naturaleza, la actualidad y aplicabilidad de las categorías del MHD, así como la necesidad de profundizar en los debates teóricos sobre las concepciones de naturaleza de los pueblos campesinos.

Palabras clave: MHD, interdisciplinariedad, ciencias naturales.

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Biografia do Autor

Ana Paula Inacio Diório, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz/RJ (2016) e mestre em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ (2012). Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), lotada no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), onde atua como docente no curso de Licenciatura em Educação do Campo - Área Ciências da Natureza ou Matemática e no Mestrado Profissional em Educação Científica, Inclusão e Diversidade. Integra a Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e a Rede Latino-americana de Pesquisa em Educação do Campo, Cidade e Movimentos Sociais. Coordenadora do grupo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Educação das Relações Étnico Raciais. Tem experiência em Ensino de Ciências e Educação do Campo com as temáticas de gênero e sexualidade, saúde do campo e educação das relações étnico raciais. 

Waisenhowerk Vieira de Melo, Univesidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Licenciatura Curta em Ciências (1983) e em Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Biologia (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense (2016). Professor aposentado da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e participa do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROF-BIO - pólo UERJ, desde 2017), foi coordenador do Curso de Especialização em Ensino de Ciências. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Ensino de Ciências e Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências, Ensino de Biologia, Educação Ambiental, Superdotação e Altas Habilidades, produção de material didático.

Rosane Moreira Silva de Meirelles, Univesidade do Estado do Rio de Janeiro

Mãe do Bruno e da Luana. Doutora (2003) e Mestre (1999) em Ciências pelo Programa stricto sensu de Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC-Fiocruz) e graduada em Ciências Biológicas (1995, licenciatura) pela UNESP (Universidade Estadual Paulista - campus Rio Claro-SP). Professora Associada no Departamento de Ensino de Ciências e Biologia (DECB - IBRAG - UERJ), desde 2015. Orientadora no Programa stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde em convênio com o Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB - IOC - Fiocruz), desde 2004 e orientadora no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO - associada UERJ), desde 2017. Coordenadora no Curso lato sensu em Ensino de Ciências (DECB - IBRAG - UERJ), desde 2023. Atua em linhas de pesquisa, que discutem práticas para a sala de aula e formação de professores nos seguintes temas: Educação em Saúde; Educação Ambiental Crítica; Ensino-aprendizagem em Ciências e Biologia; CiênciArte, Divulgação Científica (Mestrado e Doutorado acadêmicos) e Produção e Avaliação de Recursos Didáticos para o Ensino de Ciências e Biologia (lato sensu e Mestrado Profissional). Bolsista Prociência (UERJ-FAPERJ): 2017-2020/ 2020-2023/ 2023-atual.

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Publicado

2025-12-22

Como Citar

Inacio Diório, A. P., Vieira de Melo, W., & Moreira Silva de Meirelles, R. (2025). Concepção de natureza na Educação do Campo: uma investigação à luz do materialismo histórico-dialético. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, 19750. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19750

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo - Culturas e Territórios