Ensino de Ciências em uma escola integral e do campo a partir da problematização baseada no Arco de Maguerez
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19755Resumo
O artigo apresenta uma sequência didática desenvolvida com estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública integral e do campo em Brasília/DF, utilizando a Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez (MPAM). O objetivo é desenvolver, aplicar e analisar resultados dessa sequência didática, fundamentada na MPAM, visando à conscientização sobre a poluição das nascentes de água da comunidade escolar, promovendo habilidades de observação, análise crítica e ação comunitária. A sequência didática contempla as cinco etapas da metodologia: observação da realidade, identificação de pontos-chave, teorização, formulação de hipóteses de solução e aplicação prática. Os estudantes realizam atividades como mutirões de limpeza e campanhas de conscientização, envolvendo a comunidade local. O estudo destaca a importância da educação ambiental e da participação ativa na preservação do meio ambiente, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e engajados. A pesquisa sugere que essa abordagem pode ser uma opção qualificada para o ensino de ciências.
Palavras-chave: arco de Maguerez, ensino de ciências, sequência didática.
Science teaching in a full and countryside school based on Problematization on the Maguerez Arch
ABSTRACT. The article presents a teaching and learning sequence developed with students in the 3rd year of Elementary School in a full and countryside public school in Brasília/DF, Brazil, using the Maguerez Arc Problematization Methodology (MPAM). The objective is to develop, apply and analyze the results of this didactic sequence, based on MPAM, aiming to raise awareness about the pollution of water sources in the school community, promoting observation skills, critical analysis and community action. The teaching and learning sequence includes the five stages of the methodology: observation of reality, identification of key points, theorization, formulation of solution hypotheses and practical application. Students carry out activities such as cleaning efforts and awareness campaigns, involving the local community. The study highlights the importance of environmental education and active participation in preserving the environment, contributing to the formation of critical and engaged citizens. Research suggests that this approach may be a qualified option for teaching science.
Keywords: Maguerez arch, science teaching, didactic sequence.
Enseñanza de las ciencias en una escuela integral y rural basada en la Problematización a partir del Arco de Maguerez
RESUMEN. El artículo presenta una secuencia didáctica desarrollada con alumnos del 3º año de la Enseñanza Fundamental de una escuela pública de tiempo integral del interior de Brasilia/DF, utilizando la Metodología de Problematización con el Arco de Maguerez (MPAM). El objetivo es desarrollar, aplicar y analizar los resultados de esta secuencia de enseñanza, basada en el MPAM, buscando concientizar sobre la contaminación de las fuentes de agua en la comunidad escolar, promoviendo habilidades de observación, análisis crítico y acción comunitaria. La secuencia de enseñanza comprende las cinco etapas de la metodología: observación de la realidad, identificación de puntos clave, teorización, formulación de hipótesis de solución y aplicación práctica. Los estudiantes realizan actividades como campañas de limpieza y campañas de concientización, involucrando a la comunidad local. El estudio destaca la importancia de la educación ambiental y la participación activa en la preservación del medio ambiente, contribuyendo a la formación de ciudadanos críticos y comprometidos. Las investigaciones sugieren que este enfoque puede ser una opción válida para la enseñanza de las ciencias.
Palabras clave: arco de Maguerez, enseñanza de las ciencias, secuencia didáctica.
Downloads
Referências
Assunção, B. G., & Silva, J. T. (2020). Metodologias ativas: uma reflexão sobre a aprendizagem na atualidade. Anais do VII Congresso Nacional de Educação, Maceió, AL, Brasil.
Berbel, N. A. N. (1996). Metodologia da problematização no ensino superior e sua contribuição para o plano da práxis. Semina, 17(esp.), 7–17.
Berbel, N. A. N. (2012). Metodologia da problematização: Experiências com questões de ensino superior, ensino médio e clínica. EDUEL. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.5904
Bissoto, M. L., & Caires, S. (2019). Metodologias ativas e participativas: seus contributos para o atual cenário educacional. Práxis Educacional, 15(35), 161–178. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5673
Bordenave, J. D., & Pereira, A. M. (1989). Estratégias de ensino-aprendizagem. Vozes.
Demo, P. (2003). Educar pela pesquisa. Autores Associados.
Ferreira, D. S., Silva Filho, O. L., Ferreira, M., & Costa, M. R. M. (2022a). Ensino investigativo sobre dengue em uma escola rural. Physicae Organum, 8(1), 1–19.
Ferreira, M., Silva, A. L. S., & Silva Filho, O. L. (2022b). Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e Ensino de Ciências Pela Pesquisa (ECP): Interfaces a partir de uma revisão narrativa de literatura. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 22, e39001–e39028. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u11871214
Ferreira, M., Costa, M. R. M., & Demo, P. (2023a). Perspectivas, contradições e crítica do letramento científico como dispositivo educacional: Entrevista com Pedro Demo. Revista FAEBA, 32, 292–312. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p292-312
Ferreira, M., Fonseca, M. O., Batista, M. C., Silva Filho, O. L., & Strapasson, A. B. (2025). Greek astromythology: Intersections between mythology, history, and modern astronomy education. Frontiers in Education, 10. https://doi.org/10.3389/feduc.2025.1431336
Ferreira, M., Portugal, K. O., Bottechia, J. A. A., Lima, M. B., Costa, M. R. M., Ferreira, D. M. G., Oliver, N. A. D., & Silva Filho, O. L. (2022c). Formação continuada de professores de Ciências em caráter investigativo, interdisciplinar e com mediação por tecnologias digitais. Revista Brasileira da Pós-Graduação, 18, 1–39. https://doi.org/10.21713/rbpg.v18i39.1971
Ferreira, M., Silva, A. L. S., Portugal, K. O., Polito, A. M. M., Silva Filho, O. L., Batista, M. C., Maciel, F. G., Couto, R. V. L., & Santos, O. C. (2023b). Da concepção de investigação à adoção de um problema na educação em ciências: Aspectos metodológicos. Vitruvian Cogitationes, 4, 10–22. https://doi.org/10.4025/rvc.v4i3.70784
Ferreira, M., Silva Filho, O. L., Nascimento, A. B. S., & Strapasson, A. B. (2023c). Time and cognitive development: From Vygotsky’s thinking to different notions of disability in the school environment. Humanities & Social Sciences Communications, 10, 768. https://doi.org/10.1057/s41599-023-02284-8
Ferreira, M., Silva Filho, O. L., Fonseca, M. O., & Batista, M. C. (2024). Educação em ciências por investigação e pedagogia da pergunta: Relações, apostos e insurreições. Temas & Matizes, 17, 906–932. https://doi.org/10.48075/rtm.v17i31.31895
Lucena, M. L. M. (2021). Educação integral em tempo integral no Distrito Federal: Há tempos e espaços para o campo? (Dissertação de Mestrado). Universidade de Brasília.
Martins, V. O., & Araujo, A. R. (2021). Crise educacional e ambiental em Paulo Freire e Enrique Leff: Por uma pedagogia ambiental crítica. REBENA, 8, 185–194. https://doi.org/10.1590/2175-6236105854
Moran, J. (2015). Mudando a educação com metodologias ativas. Em C. A. de Souza & O. E. T. Morales (Orgs.), Convergências midiáticas, educação e cidadania: Aproximações jovens (Vol. II). UEPG/PROEX.
Serra Júnior, D. F., Souza, R. C. A., & Baldassini, R. S. (2024). A importância da educação ambiental nas escolas para a promoção do desenvolvimento sustentável. REBENA, 8, 1–10. https://doi.org/10.53537/rebena.v8.197
Silva, E. R. P., Resende, E. O., & Oliveira, L. C. F. (2014). Metodologias ativas para a promoção da aprendizagem significativa: O uso da Metodologia do Arco de Maguerez. Revista Brasileira de Educação Médica, 38(4), 435–442. https://doi.org/10.1590/1981-52712014v38n4art01
Silva Filho, O. L., & Ferreira, M. (2018). Teorias da aprendizagem e da educação como referenciais em práticas de ensino: Ausubel e Lipman. Revista do Professor de Física, 2(2), 104–125. https://doi.org/10.26512/rpf.v2i2.12315
Soares, J. R., Viçosa, C. S. C. L., Costella, R. Z., & Robaina, J. V. L. (2022). Metodologia da problematização com o arco de Maguerez: Conhecimento de professores de escolas municipais em Palmeira das Missões/RS. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, 11(1), 1–17.
Strapasson, A. B., Ferreira, M., Cruz-Cano, D., Woods, J., Soares, M. P. N. M., & Silva Filho, O. L. (2022). The use of system dynamics for energy and environmental education. International Journal of Educational Technology in Higher Education, 19, 5.
Ventura, M. M. T. M. (2002). A metodologia da problematização com o Arco de Maguerez: Uma experiência vivida na escola de enfermagem da USP. Em J. D. Bordenave & A. M. Pereira (Orgs.). Estratégias de ensino-aprendizagem (16ª ed.). Vozes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marcello Ferreira, Daylane Soares Diniz, Carol Corso von Eye, Claudia Marchesan , Josiane Ladelfo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).





