Ensino de Ciências em uma escola integral e do campo a partir da problematização baseada no Arco de Maguerez

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19755

Resumo

O artigo apresenta uma sequência didática desenvolvida com estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública integral e do campo em Brasília/DF, utilizando a Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez (MPAM). O objetivo é desenvolver, aplicar e analisar resultados dessa sequência didática, fundamentada na MPAM, visando à conscientização sobre a poluição das nascentes de água da comunidade escolar, promovendo habilidades de observação, análise crítica e ação comunitária. A sequência didática contempla as cinco etapas da metodologia: observação da realidade, identificação de pontos-chave, teorização, formulação de hipóteses de solução e aplicação prática. Os estudantes realizam atividades como mutirões de limpeza e campanhas de conscientização, envolvendo a comunidade local. O estudo destaca a importância da educação ambiental e da participação ativa na preservação do meio ambiente, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e engajados. A pesquisa sugere que essa abordagem pode ser uma opção qualificada para o ensino de ciências.

Palavras-chave: arco de Maguerez, ensino de ciências, sequência didática.

 

Science teaching in a full and countryside school based on Problematization on the Maguerez Arch

ABSTRACT. The article presents a teaching and learning sequence developed with students in the 3rd year of Elementary School in a full and countryside public school in Brasília/DF, Brazil, using the Maguerez Arc Problematization Methodology (MPAM). The objective is to develop, apply and analyze the results of this didactic sequence, based on MPAM, aiming to raise awareness about the pollution of water sources in the school community, promoting observation skills, critical analysis and community action. The teaching and learning sequence includes the five stages of the methodology: observation of reality, identification of key points, theorization, formulation of solution hypotheses and practical application. Students carry out activities such as cleaning efforts and awareness campaigns, involving the local community. The study highlights the importance of environmental education and active participation in preserving the environment, contributing to the formation of critical and engaged citizens. Research suggests that this approach may be a qualified option for teaching science.

Keywords: Maguerez arch, science teaching, didactic sequence.

 

Enseñanza de las ciencias en una escuela integral y rural basada en la Problematización a partir del Arco de Maguerez

RESUMEN. El artículo presenta una secuencia didáctica desarrollada con alumnos del 3º año de la Enseñanza Fundamental de una escuela pública de tiempo integral del interior de Brasilia/DF, utilizando la Metodología de Problematización con el Arco de Maguerez (MPAM). El objetivo es desarrollar, aplicar y analizar los resultados de esta secuencia de enseñanza, basada en el MPAM, buscando concientizar sobre la contaminación de las fuentes de agua en la comunidad escolar, promoviendo habilidades de observación, análisis crítico y acción comunitaria. La secuencia de enseñanza comprende las cinco etapas de la metodología: observación de la realidad, identificación de puntos clave, teorización, formulación de hipótesis de solución y aplicación práctica. Los estudiantes realizan actividades como campañas de limpieza y campañas de concientización, involucrando a la comunidad local. El estudio destaca la importancia de la educación ambiental y la participación activa en la preservación del medio ambiente, contribuyendo a la formación de ciudadanos críticos y comprometidos. Las investigaciones sugieren que este enfoque puede ser una opción válida para la enseñanza de las ciencias.

Palabras clave: arco de Maguerez, enseñanza de las ciencias, secuencia didáctica.

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Biografia do Autor

Marcello Ferreira, Universidade de Brasília

Professor e Vice-Diretor no Instituto de Física da Universidade de Brasília (UnB), também credenciado ao respectivo Centro Internacional de Física (CIF). Doutor em Educação em Ciências pela UFRGS, mestre em Ensino de Física e graduado em Física pela UnB. Realizou Estágio Pós-Doutoral na UFSCar, na área de Ensino de Ciências e Tecnologias. Pesquisa e orienta nos temas: fundamentos teórico-metodológicos para o ensino de ciências e física; currículo e formação de professores de física; estudos foucaultianos do discurso; e políticas públicas da educação. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (PPGEF) da UnB, em Educação em Ciências (PPGECi) da UFRGS e em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) da UFJF. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Pesquisador FAPDF e CAEd/UFJF na área de avaliação digital em física. Editor da Revista Physicae Organum e da Revista do Professor de Física. Possui experiência como gestor de políticas educacionais, tendo exercido os cargos de Coordenador de Articulação Acadêmica e Coordenador-Geral de Programas e Cursos em EaD na Capes. Foi também professor, Coordenador de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação e Pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários da Universidade Federal do Pampa. Exerceu as posições de Editor-Chefe da Revista A Física na Escola (FnE) e Pró-Reitor de Pós-Graduação da Sociedade Brasileira de Física (SBF).

Daylane Soares Diniz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda em Educação em Ciências.

Carol Corso von Eye, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Educação em Ciências.

Claudia Marchesan , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Educação em Ciências

Josiane Ladelfo , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Educação em Ciências

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Publicado

2025-12-22

Como Citar

Ferreira, M., Soares Diniz, D., Corso von Eye, C., Marchesan , C., & Ladelfo , J. (2025). Ensino de Ciências em uma escola integral e do campo a partir da problematização baseada no Arco de Maguerez. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, e19755. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19755

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo - Culturas e Territórios