Júri simulado e tempestade cerebral: entendendo a implantação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte

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DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2017v2n3p899

Resumen

RESUMEN: La enseñanza de física todavía encuentra muchos obstáculos en la educación básica, principalmente por las fuertes resistencias que encontramos dentro de sus metodologías, aun centralizada en el  libro didáctico y en la memorización de formulas y leyes. Este manuscrito tiene por objetivo presentar los resultados de las estrategias de enseñanza de Jurado Simulado y Tormenta Cerebral desarrolladas en el curso de Licenciatura en Educación del Campo (Énfasis en Ciencias de la Naturaleza) específicamente en la asignatura Fundamentos de Física III en dos clases del 4º período, en el interior de la  Amazonia Paraense. En una clase utilizamos la estrategia tormenta cerebral y la otra estrategia fue el Jurado Simulado a partir en el contenido Electricidad. Los análisis fueron a partir de los relatos de los alumnos de la clase y anotaciones realizadas por el profesor/investigador. Estas estrategias desarrolladas  posibilitaron  la ruptura de los estereotipos presentes entre los alumnos sobre las metodologías utilizadas por sus profesores al enseñar los contenidos de Física, que se basan en clases tradicionales expositivas, y con las estrategias utilizadas percibieron que las misma pueden hacer el abordaje de los contenidos de forma ampliada y, sobre todo los llevan a una comprensión critica de la realidad en la que están insertados

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Biografía del autor/a

Marcos Marques Formigosa, Universidade Federal do Pará - UFPA

Licenciado em Matemática (UFPA). Especilista em Extensão Rural, Sistemas Agrários e Ações de Desenvolvimento (UFPA). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA). Doutorando em Ensino (Univates). Professor Assistente da Faculdade de Etnodiversidade (UFPA)

Marli Terezinha Quartieri, Centro Universitário Univates - UNIVATES

Possui graduação em Ciências - Licenciatura de 1º Grau pela Faculdade de Educação Ciências e Letras do Alto Taquari (1987), graduação em Matemática - Licenciatura Plena pela Faculdade de Educação Ciências e Letras do Alto Taquari (1989), especialização em Educação Matemática pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1998), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), doutorado em Educação pela Universidade Vale do Rio dos Sinos - RS. Atualmente é professora do Centro Universitário UNIVATES, atuando nos cursos de graduação e de Pós-graduação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas e Mestrado em Ensino). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq. Tem experiência na área de Ciências Exatas, com ênfase no Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, investigação matemática, formação de professores, uso de tecnologias no ensino de Matemática.

José Cláudio Del Pino, Centro Universitário Univates - UNIVATES

Possui graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), graduação em QUÍMICA INDUSTRIAL pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), especialização em QUÌMICA pela Universidade de Passo fundo (1978), especialização em ENSINO DE QUÍMICA pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Mestrado em Ciências Biológicas-Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), doutorado em Engenharia de Biomassa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e pós-doutorado pela Universidade de Aveiro-Portugal (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor-Orientador do PPG Educação em Ciência Química da Vida e Saúde e do PPG Química ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsa de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência acadêmica na área de Educação, com ênfase em Educação Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de química, material didático, currículo de química e informática educativa

Miriam Ines Marchi, Centro Universitário Univates - UNIVATES

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1994), mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (1998) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). Atualmente é professora Adjunta do Centro Universitário Univates, atuando em disciplinas de Química da graduação e faz parte do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas e Mestrado Acadêmico em Ensino da Univates. Atua, principalmente, nas seguintes linhas de pesquisa: Tecnologias, metodologias e recursos didáticos para o ensino, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências Exatas

Citas

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Publicado

2017-12-13

Cómo citar

Formigosa, M. M., Quartieri, M. T., Del Pino, J. C., & Marchi, M. I. (2017). Júri simulado e tempestade cerebral: entendendo a implantação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Revista Brasileña De Educación Rural, 2(3), 899–920. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2017v2n3p899

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