Júri simulado e tempestade cerebral: entendendo a implantação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2017v2n3p899

Resumo

O ensino de Física ainda encontra muitos entraves na educação básica, principalmente pelas fortes resistências que encontramos dentro das suas metodologias, ainda centralizada no livro didático e na memorização de fórmulas e leis. Este manuscrito tem por objetivo apresentar os resultados das estratégias de ensino Júri Simulado e Tempestade Cerebral desenvolvidas no curso de Licenciatura em Educação do Campo (ênfase em Ciências da Natureza), especificamente na disciplina Fundamentos de Física III em duas turmas do 4º Período, no interior da Amazônia Paraense. Em uma turma utilizamos a estratégia Tempestade Cerebral, em outra a estratégia foi o Júri Simulado, no conteúdo Eletricidade. As análises foram a partir dos relatos dos alunos da turma e anotações realizadas pelo professor/pesquisador. Essas estratégias desenvolvidas possibilitaram a ruptura dos estereótipos presentes entre os alunos sobre as metodologias utilizadas por seus professores ao ensinarem conteúdos de Física, que pauta-se em aulas tradicionais expositivas, e com as estratégias utilizadas perceberam que as mesmas podem fazer a abordagem dos conteúdos de forma ampliada e, sobretudo os levam a uma compreensão crítica da realidade na qual estão inseridos.

Palavras-chave: Estratégias de Ensino, Júri Simulado, Tempestade Cerebral, Ensino de Física, Educação do Campo.

 

Simulated jury and brain storm: Understanding the implementation of Belo Monte Hydroelectric dam

ABSTRACT: The physics teaching still finds many obstacles in basic education, mainly because of the strong resistance that we find within its methodologies, still centered in the didactic book and the memorization of formulas and laws. This manuscript aims to present the results of the strategies of Simulated Jury and Brain Storm developed in a Countryside Education Degree (emphasis in Natural Sciences), specifically at Fundamentals of Physics III in two classes of the 4th Period, in the countryside Of Paraense Amazon. In one class we used the strategy Cerebral Storm and another strategy was the Simulated Jury, the Electricity content. The analyzes were made based on the reports of the students in the class and notes made by the teacher/researcher. These developed strategies allowed the rupture of the stereotypes presented among the students about the methodologies used by their teachers in teaching Physics contents, which was based on traditional expository classes, and with the strategies used they realized that they can approach the contents of and, above all, led them to a critical reality understanding in which they are inserted.

Keywords: Teaching Strategies, Simulated Jury, Brain Storm, Physics Teaching, Countryside Education.

 

Jurado simulado y tempestad cerebral: entendiendo la implantación de la Usina Hidroeléctrica de Belo Monte

RESUMEN: La enseñanza de física todavía encuentra muchos obstáculos en la educación básica, principalmente por las fuertes resistencias que encontramos dentro de sus metodologías, aun centralizada en el  libro didáctico y en la memorización de formulas y leyes. Este manuscrito tiene por objetivo presentar los resultados de las estrategias de enseñanza de Jurado Simulado y Tormenta Cerebral desarrolladas en el curso de Licenciatura en Educación del Campo (Énfasis en Ciencias de la Naturaleza) específicamente en la asignatura Fundamentos de Física III en dos clases del 4º período, en el interior de la  Amazonia Paraense. En una clase utilizamos la estrategia tormenta cerebral y la otra estrategia fue el Jurado Simulado a partir en el contenido Electricidad. Los análisis fueron a partir de los relatos de los alumnos de la clase y anotaciones realizadas por el profesor/investigador. Estas estrategias desarrolladas  posibilitaron  la ruptura de los estereotipos presentes entre los alumnos sobre las metodologías utilizadas por sus profesores al enseñar los contenidos de Física, que se basan en clases tradicionales expositivas, y con las estrategias utilizadas percibieron que las misma pueden hacer el abordaje de los contenidos de forma ampliada y, sobre todo los llevan a una comprensión critica de la realidad en la que están insertados.

Palabras clave: Estrategias de Enseñanza, Jurado Simulado, Tormenta Cerebral, Enseñanza de Física, Educación del Campo.

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Biografia do Autor

Marcos Marques Formigosa, Universidade Federal do Pará - UFPA

Licenciado em Matemática (UFPA). Especilista em Extensão Rural, Sistemas Agrários e Ações de Desenvolvimento (UFPA). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA). Doutorando em Ensino (Univates). Professor Assistente da Faculdade de Etnodiversidade (UFPA)

Marli Terezinha Quartieri, Centro Universitário Univates - UNIVATES

Possui graduação em Ciências - Licenciatura de 1º Grau pela Faculdade de Educação Ciências e Letras do Alto Taquari (1987), graduação em Matemática - Licenciatura Plena pela Faculdade de Educação Ciências e Letras do Alto Taquari (1989), especialização em Educação Matemática pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1998), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), doutorado em Educação pela Universidade Vale do Rio dos Sinos - RS. Atualmente é professora do Centro Universitário UNIVATES, atuando nos cursos de graduação e de Pós-graduação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas e Mestrado em Ensino). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq. Tem experiência na área de Ciências Exatas, com ênfase no Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, investigação matemática, formação de professores, uso de tecnologias no ensino de Matemática.

José Cláudio Del Pino, Centro Universitário Univates - UNIVATES

Possui graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), graduação em QUÍMICA INDUSTRIAL pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), especialização em QUÌMICA pela Universidade de Passo fundo (1978), especialização em ENSINO DE QUÍMICA pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Mestrado em Ciências Biológicas-Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), doutorado em Engenharia de Biomassa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e pós-doutorado pela Universidade de Aveiro-Portugal (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor-Orientador do PPG Educação em Ciência Química da Vida e Saúde e do PPG Química ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsa de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência acadêmica na área de Educação, com ênfase em Educação Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de química, material didático, currículo de química e informática educativa

Miriam Ines Marchi, Centro Universitário Univates - UNIVATES

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1994), mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (1998) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). Atualmente é professora Adjunta do Centro Universitário Univates, atuando em disciplinas de Química da graduação e faz parte do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas e Mestrado Acadêmico em Ensino da Univates. Atua, principalmente, nas seguintes linhas de pesquisa: Tecnologias, metodologias e recursos didáticos para o ensino, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências Exatas

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Publicado

2017-12-13

Como Citar

Formigosa, M. M., Quartieri, M. T., Del Pino, J. C., & Marchi, M. I. (2017). Júri simulado e tempestade cerebral: entendendo a implantação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 2(3), 899–920. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2017v2n3p899

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