Políticas municipales de formación docente: una mirada sobre la Educación del Campo en el municipio de Santa Maria/RS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e5555

Resumen

RESUMEN. El artículo tiene por finalidad hacer reflexiones acerca de la importancia de fomentar políticas públicas de formación continuada direccionadas a profesores que actúan en escuelas de campo. En ese sentido, se discute sobre la necesidad de trabajar con las especificidades oriundas de la zona rural trayendo las potencialidades de la formación continuada. Como resultados, se presenta una propuesta de formación específica para profesores que actúan en las escuelas de campo, la cual pretende añadir diferentes conocimientos campesinos, con la participación de los diversos segmentos de la comunidad rural. Por lo tanto, con ese estudio se pretende fomentar la creación de políticas de formación continuada que viabilicen conectar la educación del campo a un proyecto de desarrollo sostenible y contemporáneo, que sensibilice al sujeto oriundo de ese medio de manera que pueda vislumbrar las posibilidades que le remiten a la permanencia en el campo con calidad.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eliane Aparecida Galvão dos Santos, Universidade Franciscana Santa Maria - UFN

Pedagoga, Especialista em Alfabetização e em Gestão Educacional (2003-2004); Mestre em Educação (2005-2007) e Doutora em Educação (2013) pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora adjunta da Universidade Franciscana e  da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria. Desenvolve pesquisas relacionadas as temáticas: alfabetização, formação de professores, aprendizagem docente- leitura e escrita iniciail. É membro do grupo de pesquisa: Formação de Professores e Práticas Educativas: Educação Básica e Superior (GPFOPE).

Elisiane Machado Lunardi, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Licenciada em Pedagogia pelo Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria/RS (1991), Especialista em Orientação Educacional pelo Curso de Especialização em Gestão Escolar/CE/UFSM (2000), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/CE/UFSM (2002), Doutora em Educação pela Faculdade de Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS/RS (2012). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria no Departamento de Administração Escolar, professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e gestão Educacional/UFSM. Líder do grupo REDES/UFSM de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão Educacional, realiza pesquisas e estudos acerca das políticas públicas e gestão educacional considerando a interlocução entre Educação Básica e Superior.

Cláudia Bassoaldo Ramos, Universidade Franciscana Santa Maria - UFN

Graduação em pedagogia habilitação magistério, especialista em informática educacional, mestre em ensino de humanidades e linguagens pela universidade franciscana, professora da rede municipal de ensino, secretaria adjunta da Secretaria de município da educação de Santa Maria/RS.

 

Maria Goretti Rocha Farias, Universidade Franciscana Santa Maria - UFN

Licenciada em Pedagogia, Pós -Graduada em Psicopedagogia e Mestra em Ensino de Humanidades e Linguagens pela Universidade Franciscana - UFN. Professora da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria. Tem experiência na área de Ensino, com ênfase em Educação. Possui larga experiência nas seguintes funções: Alfabetização, Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo.

Publicado

2019-07-26

Cómo citar

Galvão dos Santos, E. A., Lunardi, E. M., Ramos, C. B., & Rocha Farias, M. G. (2019). Políticas municipales de formación docente: una mirada sobre la Educación del Campo en el municipio de Santa Maria/RS. Revista Brasileña De Educación Rural, 4, e5555. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e5555