La red escolar en las comunidades rurales asentadas, quilombolas y indígenas del Tocantins

Autores/as

  • Alexsandro Silvestre da Rocha Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Regina Lelis de Sousa Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Denisia Brito Soares Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Nilo Maurício Sotomayor Choque Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Liliana Ancalla Dávila Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Shirlei Nabarrete Dezidério Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Érica Cupertino Gomes Universidade Federal do Tocantins - UFT

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e5871

Resumen

RESUMEN. Bajo los reflectores como el más reciente estado de la federación, el Tocantins carga los principales problemas brasileños, tales como la deficiencia en los varios servicios públicos prestados a la población. La educación no es una excepción y forma parte de esta laguna, con falta de unidades escolares, profesores, formación académica adecuada, estructura escolar de calidad, entre tantos otros. Cuando se trata de la educación en el campo, estos problemas se vuelven más latentes. Este trabajo tuvo por objetivo investigar las principales características de la situación educativa de las tres grandes Comunidades Sociales Rurales de Tocantins, los Asentamientos Rurales, las Áreas Remanentes de Quilombos y las Tierras Indígenas a través de un análisis cuantitativo de datos disponibles por las agencias gubernamentales. Se mostró que la oferta de educación básica en estas comunidades es heterogénea en cuanto al cuantitativo de escuelas y de niveles escolares ofertados y está en su totalidad a cargo de los gobiernos estatal y municipal. Se identificó que las Áreas Remanentes de Quilombos no cuentan con oferta de enseñanza media.

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Biografía del autor/a

Alexsandro Silvestre da Rocha, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduado em Física pela Universidade Estadual de Londrina (1998), Mestre em Física pela Universidade Estadual de Londrina (2001), Doutor em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), Pós-doutor em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e pesquisador bolsista DCR (Desenvolvimento Científico Regional) na UFT em 2008/2009

Regina Lelis de Sousa, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutora em Física pela Universidade de São Paulo - USP. Realizou estágios de Pós Doutorado no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (2010-2011). Trabalha com simulações computacionais baseadas na Teoria do Funcional Densidade, Hartree-Fock, Dinâmica Molecular (Clássica e Quântica), métodos beyond-DFT para estudos de propriedades ópticas e eletrôncias de semicondutores, entre outras.

Denisia Brito Soares, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Curso Técnico profissionalizante pelo Colégio Araguaia (1998). Atualmente é técnica de laboratório do LABMADE - Laboratório de Pesquisa em Materiais para Aplicações em Dispositivos Eletrônicos da Fundação Universidade Federal do Tocantins.

Nilo Maurício Sotomayor Choque, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduado em Física pela Universidad Nacional de San Agustín (1995), Mestrado em Física, Área de concentração Física do Estado Sólido, pela Universidade de São Paulo (1998), e Doutorado em Física Área de concentração Física da Matéria Condensada, pela Universidade de São Paulo (2002). Realizou estágios de Pós Doutorado no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (2002-2004).

Liliana Ancalla Dávila, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduada em Fisica - UNIVERSIDAD NACIONAL DE SAN AGUSTIN (1997), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (2005). Tem experiência no estudo teórico das propriedades estruturais e eletrônicas de polímeros orgânicos conjugados com aplicações em dispositivos opto-eletrônicos. Na metodologia teórica utiliza métodos clássicos, semiempíricos, e ab initio.

Shirlei Nabarrete Dezidério, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduada em Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (2000), graduação em Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário Moura Lacerda (2008), mestrado em Física Aplicada à Medicina e Biologia pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Ciências (Física Aplicada à Medicina e à Biologia) pela Universidade de São Paulo (2013).

Érica Cupertino Gomes, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Licenciada em Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003), bacharelado em Física pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques (2008), Mestrado em Engenharia Nuclear pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (2005) e Doutorado em Engenharia Nuclear pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (2011).

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Publicado

2020-01-19

Cómo citar

Silvestre da Rocha, A., Lelis de Sousa, R., Brito Soares, D., Sotomayor Choque, N. M., Ancalla Dávila, L., Nabarrete Dezidério, S., & Cupertino Gomes, Érica. (2020). La red escolar en las comunidades rurales asentadas, quilombolas y indígenas del Tocantins. Revista Brasileña De Educación Rural, 5, e5871. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e5871

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