Las condiciones de trabajo del profesor de Ciencias en clases varios años en una escuela rural

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e7097

Resumen

Este artigo tem por objetivo discutir as condições de trabalho do professor de Ciências Naturais, em classes multiano, em escolas do campo. A metodologia utilizada neste estudou pautou-se em pesquisa qualitativa. As técnicas de coletas de dados foram as observações diretas intensivas nas aulas da disciplina de Ciências e entrevistas semiestruturadas, realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Sonho de Criança, localizada no município de Pacajá/PA. A entrevista foi realizada com o único professor da disciplina de Ciências , com a coordenadora pedagógica e com o diretor de ensino, sendo que os dois últimos atuam na Secretaria Municipal de Educação e orientam os trabalhos docentes na escola. Os dados revelaram as condições de precarização em que o professor vem passando na classe multiano e as dificuldades enfrentadas para trabalhar os conteúdos de ciências em uma turma composta por séries diferentes, devido à falta de recursos didáticos adequados e em quantidade suficiente para a realização do seu trabalho docente. Concluímos que o trabalho do professor de Ciências nessa classe tem-se pautado na utilização do modelo seriado urbano de ensino, havendo a necessidade de inclusão nas escolas desse município de metodologias de ensino específicas para classes multiano, que favoreçam o ensino-aprendizagem e facilite a atuação do docente em sala de aula.

Palavras-chave: Educação do Campo, Classe Multiano, Ensino de Ciências, Metodologia de Ensino.

The working conditions of the Science teacher in various years in a rural school

ABSTRACT. This article aims to discuss the working conditions of the Professor of Natural Sciences, in classes of several years, in rural schools. The methodology used in this study was based on qualitative research. The data collection techniques were intensive direct observation in science classes and semi-structured interviews, conducted at the Municipal School of Primary Education Sonho de Criança, located in the municipality of Pacajá/PA. The interview was conducted with the only teacher of the Science discipline, with the pedagogical coordinator and the director of education, the last two work in the Municipal Department of Education and guide the teaching work in that school. The data revealed the precarious conditions in which the teacher has been going through the class of several years and the difficulties faced to work with science content in a class composed of different grades, due to the lack of adequate didactic resources and in sufficient quantity to carry out your teaching work. We conclude that the work of the science teacher in this class has been based on the use of the serial urban teaching model, with the need to include specific teaching methodologies for classes of various classes in the schools of this municipality, which favor teaching-learning and facilitate the performance of the teacher in the classroom.

Keywords: Rural Education, Multi-class; Science Education, Teaching Methodology.

 

Las condiciones de trabajo del profesor de Ciencias en clases varios años en una escuela rural

RESUMEN. Este artículo tiene como objetivo discutir las condiciones de trabajo del profesor de Ciencias Naturales, en clases de varios años, en escuelas rurales. La metodología utilizada en este estudio se basó en la investigación cualitativa. Las técnicas de recolección de datos fueron la observación directa intensiva en clases de ciencias y entrevistas semiestructuradas, realizadas en la Escuela Municipal de Educación Primaria Sonho de Criança, ubicada en el municipio de Pacajá/PA. La entrevista se realizó con el único maestro de la disciplina de Ciencias, con el coordinador pedagógico y con el director de educación, los dos últimos trabajan en el Departamento Municipal de Educación y guían el trabajo de enseñanza en esa escuela. Los datos revelaron las condiciones precarias en que el maestro ha estado pasando por la clase de varios años y las dificultades enfrentadas para trabajar con contenido de ciencias en una clase compuesta por diferentes grados, debido a la falta de recursos didácticos adecuados y en cantidad suficiente para llevar a cabo su trabajo de enseñanza.  Concluimos que el trabajo del profesor de ciencias en esta clase se ha basado en el uso del modelo de enseñanza urbana en serie, con la necesidad de incluir metodologías de enseñanza específicas para clases de varias clases en las escuelas de este municipio, que favorecen la enseñanza-aprendizaje y facilitan el desempeño del profesor en el aula.

Palabras clave: Educación Rural, Multi-clase, Enseñanza de Ciencias, Metodología de la Enseñanza.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria de Fátima Matos de Souza, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutorado em Educação Escolar, pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (2007). Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará. É professora do Curso de Pedagogia do Campus de Altamira; do Mestrado Acadêmico em Currículo e Gestão da Escola Básica - PPEB/ UFPA e do Doutorado em Educação, em Rede - Educanorte.

Ana Lúcia Barreto da Silva, Prefeitura Municipal de Pacajá, Pará

Possui graduação Graduação em Interdisciplinar em Educação no Campo) da Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira. Atua como Auxiliar Administrativo (EMEF 10 de Maio) no Município de Pacajá-Pa.

Maria Francisca de Miranda Adad, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOP

Possui graduação em Ciências Econômicas. Mestrado em Sistemas de Gestão com ênfase em Sistemas de Gestão do Meio Ambiente. Doutorado em Ciências linha de pesquisa Processos de Urbanização na Amazônia e Sustentabilidade, com ênfase em Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos. Atua no ensino superior desde 2002, sendo atualmente docente da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA.

Renato Pinheiro da Costa, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduado em Pedagogia, mestre e doutor em Educação. Professor da UFPA/Campus de Altamira, Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História –PROFHISTORIA- UFPA/Campus de Ananindeua. Líder do Grupo de pesquisa HISTEDBR/SECÇÃO ALTAMIRA-PA.

Citas

Bizzo, N. (2009). Mais Ciência no Ensino Fundamental: metodologia de ensino em foco. Editora do Brasil S/A.

Brasil. Conselho Nacional de Educação (CNE). (9 de abril de 2002) Câmara de Educação Básica (CEB). Resolução CNE/CEB 1, de 3 de abril de 2002. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Diário Oficial da União, Brasília, Seção 1, p. 32. Recuperado de:

http:///www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=103283. Acesso em: 15/10/2017.

Brasil. Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010 (2010, 4 de novembro). Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 2010. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/docman/marco-2012-pdf/10199-8-decreto-7352-de4-de-novembro-de-2010/file. Acesso em: 25/10/2017.

Brasil. Decreto nº 8.752, (9 de maio de 2016). Dispõe sobre a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília.

Brasil. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996 (1996, 20 de dezembro). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em 15/10/2017.

Brasil. Resolução CNE/CEB nº 2 (28 de abril de 2008). Estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. Diário Oficial da União, Brasília, Seção 1, p. 25-26, 29 abr. 2008. Recuperado de: http:///www.portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/resolucao_2.pdf. Acesso em: 25/10/2017.

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF.

Caldart, R. S. (2009). Educação do Campo: notas para uma análise de percurso. Trabalho, Educação e Saúde (Online), 7, 35-64. https://doi.org/10.1590/S1981-77462009000100003

Chizzotti, A. (2003). A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação, 16(2). Recuperado de: http://www.grupodec.net.br/wp-content/uploads/2015/10/Pesquisa_Qualitativa_em_Ciencias_Sociais_e_Humanas_-_Evolucoes_e_Desafios_1_.pdf. Acesso em: 12/10/2017.

Druzian, F. (2012). Educação Infantil Multisseriada no Campo. In: I Seminário Internacional e I Fórum de Educação do Campo da Região Sul do RS, 2012, Pelotas/RS. Campo e cidade em busca de caminhos comuns. Recuperado de: http://coral.ufsm.br/sifedocregional/images/Anais/Eixo%2011/Franciele%20Druzian.pdf. Acesso em: 03/02/2020

Freitas, M. N. M. (2005). O ensino de ciências em escolas multisseriadas na Amazônia ribeirinha: um estudo de caso no Estado do Pará. In Hage, S. M. (Org.). Educação do campo na Amazônia: retratos de realidade das escolas multisseriadas no Pará (pp. 69-84). 1ª Ed. Belém: Gráfica e Editora Gutemberg Ltda.

Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, 5(61), 16-17. Recuperado de: https://professores.faccat.br/moodle/pluginfile.php/13410/mod_resource/content/1/como_elaborar_projeto_de_pesquisa_-_antonio_carlos_gil.pdf. Acesso em: 10/11/2017.

Hage, S. A. M. (2004). Transgressão do Paradigma da (Multi) Seriação como referência para a construção da Escola Pública do Campo. Educação & Sociedade, 35(129), 1165-1182. https://doi.org/10.1590/ES0101-73302014144531

Hage, S. M. (2005). Educação do campo na Amazônia: retratos de realidade das escolas multisseriadas no Pará. Belém: Gráfica e Editora Gutemberg Ltda, 1. Recuperado de: http://educampo.miriti.com.br/arquivos/File/Livro_Geperuaz.pdf. Acesso em: 19/05/2017.

Hage, S. M. (2018). Educação do campo, legislação e implicações na gestão e nas condições de trabalho de professores das escolas multisseriadas. Simpósio da ANPAE, 2011b. Recuperado de: http://www.anpae.org.br/simposio2011/cdrom2011/PDFs/trabalhosCompletos/comunicacoesRelatos/0481.pdf. Acesso em: 19/05/2017.

Hage, S. M. (2011). Por uma escola do campo de qualidade social: transgredindo o paradigma (multi)seriado de ensino. Em Aberto, 24(85), 97-113.

Hage, S. M. (2012). Trabalho Docente nas Escolas do Campo Multisseriadas: Experiências Construídas em meio a Precarização e o Protagonismo, a Memória e a Resistência. In Pantoja, A. S., Oliveira, M. R. D., Sousa, R. S. N., & Chababo, R. (Orgs.). Memória e Resistência: percursos, histórias e identidades (pp. 187-208). 5. Rio de Janeiro: Oficina Raquel.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2017). Pacajá. Censo Demográfico. Brasília. Recuperado de: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/pacaja/historico. Acesso em: 17/12/2017.

Janata, N. E., & de Anhaia, E. M. (2015). Escolas/Classes Multisseriadas do Campo: reflexões para a formação docente. Educação & Realidade, 40(3). http://dx.doi.org/10.1590/2175-623645783

Lakatos, E. M., & Marconi, M. D. A. (1996). Pesquisa. In Técnica de pesquisa. 3ª.ed.rev e ampl. São Paulo: Atlas, 1996. Recuperado de: http://pt.scribd.com/doc/73499641/Tipos-de-Pesquisa-Conceitos#scribd. Acesso em: 19/11/2017.

Lakatos, E. M., & Marconi, M. D. A. (2003). Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, Recuperado de: https://docente.ifrn.edu.br/olivianeta/disciplinas/copy_of_historia-i/historia-ii/china-e-india. Acesso em: 19/11/2017.

Oliveira, D. A. (2004). A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educação & Sociedade, 25(89), 1127-1144. https://doi.org/10.1590/S0101-73302004000400003

Pacajá. Portaria nº 01 (2018, 8 de janeiro). Estabelece normas e procedimentos para o processo de matrículas na Rede Municipal de Ensino de Pacajá para o ano letivo de 2018. Pacajá.

Publicado

2020-07-29

Cómo citar

Souza, M. de F. M. de, Silva, A. L. B. da, Adad, M. F. de M., & Costa, R. P. da. (2020). Las condiciones de trabajo del profesor de Ciencias en clases varios años en una escuela rural. Revista Brasileña De Educación Rural, 5, e7097. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e7097