La educación escolar de estudiantes dirigida a la Educación Especial en la Educación de Campo en la ciudad de Boa Vista/RR
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e9003Resumen
O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa que objetiva compreender o processo de escolarização do público-alvo da Educação Especial nas escolas estaduais de ensino fundamental e médio da Educação do Campo no município de Boa Vista. Desenvolvida no contexto de um mestrado em educação, a pesquisa toma como aporte teórico-metodológico o materialismo histórico-dialético à luz da pedagogia histórico-crítica. O procedimento metodológico contemplou a releitura dos dados gerados com base em observação, pesquisa documental e entrevistas. Realizaram-se entrevistas com 15 professores que atuavam com o público-alvo da Educação Especial em duas escolas de Educação do Campo no município de Boa Vista. Os resultados apontam: para a inexistência de acessibilidade arquitetônica, urbanística, de comunicação e de transporte; que o Atendimento Educacional Especializado realizado não era ofertado em conformidade com a legislação; que as Salas de Recursos Multifuncionais não se mostravam adequadas para o Atendimento Educacional Especializado e que a maioria dos professores não tinha formação na área de Educação Especial, contrariando o preconizado na legislação vigente. A pesquisa também revelou que a maioria dos professores almejava por formação na área de Educação Especial, por condições dignas de trabalho, para assim propiciarem aos estudantes a apropriação do conhecimento.
Palavras-chave: Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado, Formação de Professores, Educação do Campo, Pedagogia Histórico-Crítica.
The schooling of students targeted to Special Education in Rural Education in the city of Boa Vista/RR
ABSTRACT. This article presents results of a research that aims to understand the schooling process, specifically for Special Education students in state rural schools for elementary and secondary schools located in the city of Boa Vista. Developed in the context of a master's degree in education, the research takes historical-dialectical materialism as a theoretical-methodological approach in the light of historical-critical pedagogy. The methodological procedure included re-reading the data generated based on observation, documentary research and interviews. Interviews were conducted with 15 teachers who worked with Special Education students in two rural schools in the municipality of Boa Vista. The results point out the lack of architectural, urbanistic, communication and transportation accessibility, that the Specialized Educational Service provided was not offered in accordance with legislation; that the Multifunctional Resource Rooms were not suitable for Specialized Educational Assistance and that most teachers had no training in the area of Special Education, contrary to what is prescribed in the current legislation. The survey also revealed that the majority of teachers longed for training in the area of Special Education and for decent working conditions, so that they could provide students with the appropriate knowledge.
Keywords: Special Education, Specialized Educational Service, Teacher training, Rural Education, Historical-Critical Pedagogy.
La escolarización de estudiantes públicos específico de la Educación Especial en la Educación del Campo en el municipio de Boa Vista/RR
RESUMEN. Este artículo presenta los resultados de una investigación que tiene como objetivo comprender el proceso de escolarización de los estudiantes de Educación Especial en las escuelas públicas de educación primaria y secundaria de la ciudad de Boa Vista. Desarrollada en el contexto de una maestría en educación, la investigación toma el materialismo histórico-dialéctico como un enfoque teórico-metodológico a la luz de la pedagogía histórico-crítica. El procedimiento metodológico incluyó releer los datos generados en base a observaciones, investigaciones documentales y entrevistas. Se realizaron entrevistas con 15 maestros que trabajaron con estudiantes de Educación Especial en dos escuelas de Educación del Campo en el municipio de Boa Vista. Los resultados apuntan a la falta de accesibilidad arquitectónica, urbanística, de comunicación y de transporte, que el Servicio Educativo Especializado proporcionado no se ofrecía de acuerdo con la legislación; que las Salas de Recursos Multifuncionales no eran adecuadas para el Atendimiento Educativo Especializado y que la mayoría de los maestros no tenían capacitación en el área de Educación Especial, en contra de lo prescrito en la legislación vigente. La encuesta también reveló que la mayoría de los docentes querían capacitación en el área de Educación Especial, debido a condiciones de trabajo decentes, para proporcionar a los estudiantes la apropiación del conocimiento.
Palabras clave: Educación Especial, Accesibilidad, Servicio Educativo Especializado, Formación de profesores, Educación rural, Pedagogía histórico-crítica.
Descargas
Citas
Aranha, M. S. F. (1995). Integração social do deficiente: análise conceitual e metodológica. Temas em Psicologia, 2.
Brasil. (2008). Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: MEC. Recuperado de: http://www.mec.gov.br.
Caiado, K. R. M., Martins, L. S., & Antônio, N. D. R. (2009). A Educação Especial em escolas regulares: tramas e dramas do cotidiano escolar. Revista Diálogo Educação, 9(28), 621-632. Recuperado de: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/DIALOGO?dd1=2837&dd99=view
Caiado, K. R. M., & Meletti, S. M. F. (2011). Educação Especial na Educação do Campo: 20 anos de silêncio. Revista Brasileira de Educação Especial, 17(1) 93-104. https://doi.org/10.1590/S1413-65382011000400008
Decreto n. 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o Atendimento Educacional Especializado e dá outras providências. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611
Fernandes, B. M., Cerioli. P. R., & Caldart, R. S. (2004). Primeira Conferência Nacional“Por uma Educação Básica do Campo”. In Arroyo, M. G., Caldart, R. S., & Molina, M. C. (Orgs.). Por uma Educação do Campo (pp. 19-64). Petrópolis: Vozes.
Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. SP: Atlas.
Gonçalves, T. G. G. L. (2014). Alunos com deficiência na educação de jovens e adultos em assentamentos paulistas: experiências do PRONERA (Tese de Doutorado). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. Recuperado de: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/2932/6384.pdf?sequence=1&isAllowed=y.
Jannuzzi, G. S. M. (2004). Algumas concepções de educação do deficiente. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 25(3) 9-25. Recuperado de: www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/article/viewFile/385/133.
Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. (1996, 20 de dezembro). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm
Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão das Pessoas com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm
Lei n. 1.008, de 3 de setembro de 2015. Aprova o Plano Estadual de Educação. Diário Oficial do Estado de Roraima, p. 6.
Leite, S. C. (1999). Escola rural: urbanização e políticas educacionais. SP: Cortez.
Lepre, R. M. (2008). Desenvolvimento humano e educação: diversidade e inclusão. Bauru: MEC; FC; SEE.
Marcoccia, P. C. P. (2011). Escolas públicas do campo: indagação sobre a Educação Especial na perspectiva da inclusão educacional (Dissertação de Mestrado). Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba. Recuperado de: http://wwws.fclar.unesp.br/agenda-pos/educacao_escolar/3764.pdf
Mazzotta, M. J. S. (2003). Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas. 4. ed. SP: Cortez.
Nozu, W. C. S., & Bruno, M. M. G. (2017). Interface Educação Especial-Educação do Campo: tempos, espaços e sujeitos. São Luiz do Maranhão: ANPEd. GT15 “Educação Especial”. Recuperado de: http://38reuniao.anped.org.br/programacao/210?field_prog_gt_target_id_entityreference_filter=27
Oliveira, I. A., Lima, K. S. C., & Santos, T. R. L. (2015). A organização da sala de recursos multifuncionais em escolas públicas: espaço, tempo e atendimento escolar. Revista Cocar, 1, 101-126. Recuperado de: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/viewFile/656/518
Palma, D. T. (2016). Escolas do campo e Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recursos Multifuncional (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo. Recuperado de: http://wwws.fclar.unesp.br/agenda-pos/educacao_escolar/3764.pdf.
Palma, D. T., & Carneiro, R. U. C. (2018). O olhar social da deficiência intelectual em escolas do campo a partir dos conceitos de identidade e de diferença. Revista Brasileira de Educação Especial, 24(2) 161-172. Recuperado de: www.scielo.br/pdf/rbee/v24n2/1413-6538-rbee-24-020161.pdf.
Resolução n. 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes operacionais para Atendimento Educacional Especializado a Educação Básica, modalidade Educação Especial. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/index.php?catid=323:orgaos-vinculados&id=13684:resolucoes-ceb-2009&option=com_content&view=article.
Resolução n. 7, de 14 de abril de 2009. Dispõe sobre as Diretrizes para a Educação Especial no Sistema Estadual de Educação de Roraima, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado de Roraima, p. 9.
Sá, M. A., & Bruno, M. M. G. (2012). Deficiência visual nas crianças indígenas em idade escolar das etnias Guarani e Kaiowá na região da Grande Dourados/MS: um estudo sobre a incidência e as necessidades específicas e educacionais especiais. Revista Brasileira de Educação Especial, 18(4) 629-646. https://doi.org/10.1590/S1413-65382012000400007
Saviani, D. (2009). Escola e democracia. 41. ed. Campinas, SP: Autores Associados.
Saviani, D. (2012). Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas, SP: Autores Associados.
Schwartzman, J. S. (2003). Síndrome de Rett. Revista Brasileira de Psiquiatria, 25(2), 110-113. Recuperado de: http://www.scielo.br/pdf/rbp/v25n2/v25n02a12.pdf
Siems, M. E. R. (2016). Educação Especial em Roraima, 1970 a 2001: efeitos do regime militar. São Carlos, SP: Pedro & João Editores.
Souza, S. R. C. (2012). Educação Especial e a escolarização de pessoas com deficiência que residem no campo: uma análise dos indicadores educacionais brasileiros (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual de Londrina, Paraná.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).