The impacts of globalization on Rural Education: public policies of resistance

Auteurs-es

  • Flávia Stefanello Universidade de Passo Fundo - UPF
  • Altair Alberto Fávero Universidade de Passo Fundo - UPF

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10846

Mots-clés :

Rural education, Cultural homogenization, Resistance, Globalization

Résumé

ABSTRACT. This article aims to conduct a discussion about the globalization process and its implications on Rural Education. Bringing Rural Education into this discussion, results in identifying the impacts that globalization can bring, affecting the cultural and social uniqueness of these subjects. It is a theoretical-bibliographic study of a basic nature, qualitative in terms of approaching the problem and analytical descriptive in terms of objectives. We present in the text the undeniable impact that globalization, intensified in modern times, has on Rural Education: its cultural homogenization, the commodification of the educational system, the crushing of local cultures, the exclusion of its uniqueness and the standardization of behavior, denying the historicity of peasant struggles for land and quality education that is inherent to it. Contrary to this process, the text points to public policies aimed at Rural Education, as forms of resistance to this movement.

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Bibliographies de l'auteur-e

Flávia Stefanello, Universidade de Passo Fundo - UPF

Doutoranda em Educação pela Universidade de Passo Fundo, na Linha de pesquisa Políticas Educacionais. Mestre em Bioexperimentação (Bolsista FAPERGS) pelo programa de Pós-graduação em Bioexperimentação da Universidade de Passo Fundo, na linha Etiopatogenia, epidemiologia, e diagnóstico laboratorial de doenças transmissíveis e não transmissíveis (2015). Especialista em Teorias e Metodologias da Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Campus Sertão, 2019). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Passo Fundo (2010) e Docente da Educação Básica Profissional (pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Sertão). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - RS/Brasil. Na área técnica, possui experiência em laboratórios de análises clínicas, microbiologia de cosméticos, microbiologia de alimentos, hemoterapia e reprodução humana. Como docente, tem experiência na Educação Básica, atuando no Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio, além de formações para professores.

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo - UPF

Pós-Doutorado (bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (2012), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), especialização em Epistemologia das Ciências Sociais (1993) e graduação em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (1989). Atualmente é professor titular III e pesquisador da Universidade de Passo Fundo desde 1992. É professor do Corpo docente permanente do Mestrado e Doutorado em Educação atuando na linha de Políticas Educacionais. Tem experiência na área de Filosofia e Educação, com ênfase em Epistemologia, docência na educação superior e políticas para o ensino de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, ensino de filosofia, educação, pragmatismo, formação docente, políticas educacionais, ética, tendências e modelos de gestão na educação superior. É coordenador do GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO SUPERIOR (GEPES - UPF/RS) no qual Coordena os projetos de pesquisa "Docência Universitária e política educacionais" e "Políticas para o Ensino de Filosofia". O GEPES/UPF está ligado ao GEPES nacional com sede na Unicamp e ao Grupo Internacional de Estudos sobre Educação Superior (GIEPES). É também pesquisador da Rede de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior (REPES - Furg) e avaliador de Cursos e Instituições do Inep desde 2010, tendo realizado até o presente momento 10 avaliações de Curso.

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Publié-e

2020-12-04

Comment citer

Stefanello, F., & Fávero, A. A. (2020). The impacts of globalization on Rural Education: public policies of resistance. Brazilian Journal of Rural Education, 5, e10846. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10846

Numéro

Rubrique

Dossiê temático: Política e Gestão da Educação em Tempos de Retrocessos