Rural, water and forest schools in the Covid-19 pandemic: difficulties and strategies in emergency remote teaching

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18524

Résumé

This article investigated the difficulties faced by rural, water and forest schools, in different regions of the country, to guarantee access to basic education during the Covid-19 pandemic, as well as analyzing the pedagogical strategies used during emergency remote teaching, with emphasis on the use of social networks. The data were obtained through interinstitutional research entitled Education and rural schools in times of the Covid-19 pandemic, developed between the years 2020-2023. National data were collected through an online questionnaire and interviews via video call. The subjects interviewed were workers from rural schools in 2020. The article uses quantitative data from questionnaires to profile the interviewees and qualitative data from interviews to highlight difficulties and strategies in school practice. Several difficulties in remote teaching were identified, with emphasis on the lack of internet and adequate equipment, compromising access to digital platforms. Other difficulties highlighted are related to the use of the printed materials strategy and the compromising of the teaching and learning process due to the need to carry out remote teaching. Notably, the social networks were used as a support strategy to facilitate “teaching” and learning.

 

Keywords: remote teaching, rural school, coronavirus pandemic.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Graziela Del Monaco, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1999), mestrado em Educação para a Ciência, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e Doutorado pelo Programa de Posgraduação em Educação da UFSCar (2014). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Escola do Campo e Agroecologia - GECA/UFSC, atuando na linha de pesquisa Educação do Campo e Ensino de Ciências, tem também experiência nas áreas, educação de jovens e adultos, educação popular, economia solidária e educação ambiental.

Janaine Zdebski da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Possui graduação em Pedagogia (2010) e Mestrado em Educação (2013) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, campus de Cascavel e Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras - Ciências Sociais e Humanidades (2020) pela Unioeste - campus de Foz do Iguaçu. É professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, no Centro de Formação de Professores, no Curso de Licenciatura em Educação do Campo em Ciências Agrárias. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, Educação no MST, Pedagogia Socialista, Pedagogia do Movimento, relação trabalho-educação e formação de educadores.

Antony Josué Corrêa, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe (TerritoriAL) da Unesp. Licenciado em Educação do Campo pela UFSC. Professor da educação básica. Pesquisa Educação do Campo, trabalho docente, Agroecologia e Ensino de Ciências. Integra o GECA/UFSC.

Valter Jesus Leite , Coordenação do Coletivo Nacional de Educação do MST

Coordenação do Coletivo Nacional de Educação do MST, Graduado em Pedagogia da Terra e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Especialista em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV-FIOCRUZ) e Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UEM).

Références

ANDES-SN. (2020). Existe diferença entre o EaD e o ensino remoto?. In ANDES-SN. Projeto do capital para a educação (pp. 12-16). Brasília: Sindicato Nacional.

Freitas, L. C. (2018). A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular.

Freitas, L. C. (2020, 17 de abril). EAD, tecnologias e finalidades da educação [Blog Avaliação Educacional]. Recuperado de: https://avaliacaoeducacional.com/2020/04/17/ead-tecnologias-e-finalidades-da-educacao/

Janata, N. E., Batista, A. F., Verdério, A., Monaco, G. D. , Gehrke, M. , Gaia, M. C., & de M. ... Finatto, R. A. (2020). Projeto de Pesquisa Educação e escolas do campo em tempos de pandemia da Covid-19. Florianópolis, SC: UFSC.

Medida Provisória nº 934 (2020, 1º de abril). Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Recuperado de: https://www.congressonacional.leg.br/materias/medidas-provisorias/-/mpv/141349#:~:text=Estabelece%20que%20as%20referidas%20dispensas,Fisioterapia%2C%20cumpridas%20as%20condi%C3%A7%C3%B5es%20previstas

Minayo, M. C. S. (2008). O desafio do conhecimento. Pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Editora Hucitec.

Moraes, A. (2022, 8 de julho). 94% têm conta em alguma rede social; WhatsApp lidera com 92%. Folha de S.Paulo, Recuperado de:

https://www1.folha.uol.com.br/tec/2022/07/94-tem-conta-em-alguma-rede-social-whatsapp-ldera-com-92.shtml.

ONU. (2022, 28 de março). Análise da ONU mostra ligação entre falta de equidade de vacinas e aumento da desigualdade. Recuperado de: https://tinyurl.com/2p8kbrba.

Recomendação N° 036 (2020, 11 de maio). Recomenda a implementação de medidas de distanciamento social mais restritivo (lockdown), nos municípios com ocorrência acelerada de novos casos de COVID-19 e com taxa de ocupação dos serviços atingido níveis críticos. Recuperado de: https://conselho.saude.gov.br/recomendacoes-cns/1163-recomendac-a-o-n-036-de-11-de-maio-de-2020#:~:text=Recomenda%20a%20implementa%C3%A7%C3%A3o%20de%20medidas,dos%20servi%C3%A7os%20atingido%20n%C3%ADveis%20cr%C3%ADticos.

Saviani, D., & Galvão, A. C. (2021). Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Universidade & Sociedade, ANDES-SN, XXXI(67), 36-49. Recuperado de: https://www.andes.org.br/img/midias/0e74d85d3ea4a065b283db72641d4ada_1609774477.pdf

Tricontinental. (2020). CoronaChoque: um vírus e o mundo. Instituto Tricontinental de Pesquisa Social, Dossiê nº 28. Recuperado de: https://thetricontinental.org/pt-pt/dossie-28-coronavirus/.

Tricontinental. (2021). Big Techs e os desafios atuais para a luta de classes. Instituto Tricontinental de Pesquisa Social, Dossiê nº 46. Recuperado de: https://thetricontinental.org/wp-content/uploads/2021/11/20211026_Dossier-46_PT_Web.pdf

Téléchargements

Publié-e

2024-08-23

Comment citer

Del Monaco, G., Zdebski da Silva, J., Josué Corrêa, A., & Jesus Leite , V. (2024). Rural, water and forest schools in the Covid-19 pandemic: difficulties and strategies in emergency remote teaching. Brazilian Journal of Rural Education, 9, e18524. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18524

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ TEMÁTICO: EDUCAÇÃO DO CAMPO, DAS ÁGUAS E DAS FLORESTAS EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID - 19