Ecology of Knowledge in Rural Education as epistemological and societal alternative: the SIECS
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n2p616Résumé
Com o tema “Terra, Trabalho e Educação” o Seminário Interterritorial de Educação do Campo no Semiárido (SIECS), sediado no IFBA de Juazeiro-Bahia, nos dias 17 a 19 de novembro de 2016 já apontava no seu processo organizativo uma perspectiva pluralista de pensar engajadamente o conhecimento sobre Educação do Campo, com a contribuição de um coletivo plural e portador de saberes diversos: Academia, Movimentos Sociais do Campo, Movimento Estudantil e Artistas. Esse trabalho objetivou descrever analiticamente a experiência do SIECS, utilizando-se como procedimentos metodológicos a pesquisa documental na página eletrônica do evento, os registros pessoais, os momentos de avaliação coletiva e a Carta Política do SIECS apresentada no final do evento. Sob a égide de uma ecologia de saberes (Santos, 2010), o evento partia tanto da convicção de que o fortalecimento da Educação do Campo não prescinde do diálogo com os saberes tradicionais e com as artes, quanto buscava reforçar o caráter científico desse campo como área de conhecimento sólida. Os resultados apontam o SIECS como espaço contra-hegemônico no fortalecimento da luta pela terra, pela educação, por qualidade de vida para todos, construído numa perspectiva descolonial que assume o lugar, o tempo e os sujeitos nas suas diversas relações de poder.
Palavras-chave: Ecologia de Saberes, Educação do Campo, Política Pública.
Ecology of Knowledge in Rural Education as epistemological and societal alternative: the SIECS
ABSTRACT. With the theme “Land, Labor and Education”, the Interterritorial Seminary of Rural Education in Semiarid was hold in the city of Juazeiro, Bahia, from 17 to 19 November, 2016, pointing out in its organizing process a pluralist perspective by thinking engagemently the knowledge about Rural Education, with the contribution of a plural group that had different knowledge: Academy, Rural Social Movements, Student Movement and Artists. This paper aimed to describe analytically the SIECS experience, using as methodological instruments the documental research in the electronic event page, the personal notes, the collective moments of evaluation moments and Political Letter of SIECS, showed at the end of the event. Related to ecology of knowledge (Santos, 2010), the event aimed both to home the comprehension that scientific progress in this knowledge field depends on its dialogue with the traditional knowledge and the Arts and to qualify Rural Education as scientific field with hard knowledge area. The results pointed out the SIECS as contra-hegemonic space to strengthen the struggle by land, education, quality of life for all, constructed in a descolonial perspective where place, time and being are seen in different power relationships.
Keywords: Ecology of Knowledge, Rural Education, Public Policy.
Ecología de Saberes en la Educación del Campo como alternativa epistemológica y societal: experiencia del SIECS
RESUMEN. Con el tema "Tierra, Trabajo y Educación" el Seminario Inter-territorial de Educación del Campo en el Semiárido, acogido en el IFBA-BA, los días 17 al 19 de noviembre de 2016 ya apuntaba en su proceso organizativo una perspectiva plural sobre Educación del Campo con la contribución de un colectivo portador de saberes diversos: Academia, Movimientos Sociales del Campo, Movimiento Estudiantil y Artistas. Ese trabajo objetivó describir la experiencia del SIECS, utilizando como procedimientos metodológicos la investigación documental en la página electrónica del evento, los registros personales, los momentos de evaluación colectiva y la Carta Política del SIECS presentada a finales del evento. Bajo la egida de una ecología de saberes (Santos, 2010), el evento partía tanto de la convicción que el fortalecimiento de la Educación del Campo no prescinde del de diálogo con los saberes tradicionales y con los artes, cuanto pretendía reforzar el carácter científico de ese campo como área de conocimiento sólida. Los resultados apuntan el SIECS como espacio contra-hegemónico en el fortalecimiento de la lucha por la tierra, por la educación, por calidad de vida, construido en una perspectiva descolonial que asume el lugar, el tiempo y los sujetos en sus diversas relaciones de poder.
Palabras clave: Ecología de Saberes, Educación del Campo, Política Pública.
Téléchargements
Références
Arroyo, M. G. (2008). O Desafio de Construção de Políticas Públicas para a Educação do Campo. In Cadernos Temáticos da Educação do Campo (pp. 47-58). Curitiba, PR: Secretaria de Estado da Educação.
Arroyo, M. G. (2015). Os Movimentos Sociais e a construção de Outros currículos. Educar em Revista, 55, 47-68. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.39832
Caldart, R. S. (2002). Por Uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. In Kolling, E. J., Cerioli, P. R., & Caldart, R. S. (Orgs.), Educação do Campo: Identidade e Políticas Públicas (pp. 18-25). Caderno 4. Brasília, DF: Articulação Nacional Por Uma Educação do Campo.
Freire, P. (1967). Educação como Prática de Liberdade. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.
Gramsci, A. (1999). Cadernos de cárcere: Introdução ao estudo da filosofia. A filosofia de Benedetto Croce. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira.
Jesus, S. M. S. A. (2006). As Múltiplas inteligibilidades na produção dos conhecimentos, práticas sociais e estratégias de inclusão e participação dos movimentos sociais e sindicais do campo. In Molina, M. C. (Org.). Educação do Campo e Pesquisa I – Questões para reflexão (pp. 50-59). Brasília, DF: MDA.
Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996, 20 de dezembro). Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, seção 1.
Lei 13.005, de 25 de junho de 2014. (2014, 25 de junho). Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Recuperado de: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2014/lei-13005-25-junho-2014-778970-publicacaooriginal-144468-pl.html.
Mama, A. (2010). Será ético estudar a África? Considerações preliminares sobre pesquisa acadêmica e liberdade. In Santos, B. S., & Meneses, M. P. (Orgs.). Epistemologias do Sul (pp. 603-637). São Paulo, SP: Cortez.
Marx, K., & Engels, F. (1999). Manifesto do Partido Comunista. Petrópolis, RJ: Vozes.
Moldonado-Torres, N. (2010). A topologia do ser e a geopolítica do conhecimento. Modernidade, império e colonialidade. In Santos, B. S., & Meneses, M. P. (Orgs.). Epistemologias do Sul (pp. 396-443). São Paulo, SP: Cortez.
Pessoa, V. M., & Rigotto, R. M. (2015). Ecologia de saberes na tessitura de um pensamento em saúde no sertão: do conhecimento regulação às práticas emancipatórias na estratégia saúde da família. (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.
Proposta de Emenda à Constituição nº 55, de 2016 – PEC do Teto dos Gastos Públicos. Recuperada de: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/127337.
Quijano, A. (2010). Colonialidade do Poder e classificação social. In Santos, B. S., & Meneses, M. P. (Orgs.). Epistemologias do Sul (pp. 84-130). São Paulo, SP: Cortez.
Resolução CNE/CEB n° 01 (2002, 03 de abril). Institui Diretrizes Operacionais para Educação Básica nas Escolas do Campo. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13800-rceb001-02-pdf&Itemid=30192
Resolução CNE/CEB nº 02 (2008, 28 de abril). Estabelece Diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/resolucao_2.pdf
Ranieri, N. B. S. (2013). O direito educacional no sistema jurídico brasileiro. In ABMP/Todos pela Educação. (Org.), Justiça pela qualidade na educação (pp. 55-103). São Paulo, SP: Saraiva.
Sá, L. M., & Molina, M. C. (2010). Políticas de Educação Superior no Campo. In Molina, M. C. (Org.), Educação do Campo e Pesquisa II – Questões para reflexão (pp. 74-83). Brasília, DF: MDA/MEC.
Santos, B. S. (2010). Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In Santos, B. S., & Meneses, M. P. (Orgs.). Epistemologias do Sul (pp.71-94). São Paulo, SP: Cortez.
Santos, L. M. (2014). Ecologia de saberes: a experiência do diálogo entre conhecimento científico e conhecimento tradicional na comunidade quilombola de Rocinha. Revista Eletrônica Tempus – Actas de Saúde Coletiva, 8(2), 243-256. DOI: http://dx.doi.org/10.18569/tempus.v8i2.1522
Seminário Interterritorial de Educação do Campo no Semiárido. (2016). [web log post]. Recuperado de: http://www.siecs.com.br/index.php
Triviños, A. (1987). Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, SP: Atlas.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).