The Pedagogy of Alternation in degree in Rural Education: look at academic productions

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DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e5541

Résumé

Este trabalho tem como objetivo investigar como vem sendo discutida a Pedagogia da Alternância nas Licenciaturas em Educação do Campo, nas produções acadêmicas. Para isso, em um primeiro momento, foi realizado um estudo bibliográfico dos históricos das Licenciaturas em Educação do Campo e da Pedagogia da Alternância e, posteriormente, o mapeamento das produções acadêmicas no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O recurso metodológico utilizado foi a Análise Textual Discursiva (ATD), organizada em três componentes: unitarização, categorização e metatexto. As análises permitiram identificar como vem sendo discutido o Regime de Alternância, nas formações iniciais em Educação do Campo, segundo as produções acadêmicas analisadas.

Palavras-chave: Pedagogia da Alternância, Formação Inicial em Educação do Campo, Teoria e prática.

 

The Pedagogy of Alternation in degree in Rural Education: look at academic productions        

ABSTRACT. This article had as objective to investigate how has been discussed the Pedagogy of Alternation in the Degree in Rural Education, in the academic productions. To this end, a bibliographic study was carried out on the history of the Undergraduate Courses in Countryside Education and Pedagogy of Alternation, and later the mapping of academic productions in the Thesis and Dissertation Bank of the Coordination for the Higher Level (CAPES). The methodological resource used was the Discursive Textual Analysis (DTA), organized into three components: unitarization, categorization and metatext. The analyzes allowed to identify how has been discussed the Alternating Regime, in the initial formations in Countryside Education, according to the academic productions analyzed.

Keywords: Pedagogy of Alternation, Initial Formation in Countryside Education, Theory and Practice.

 

La Pedagogía de la Alternancia en las licenciaturas en Educación del Campo: mirada sobre las producciones académicas

RESUMEN. Este trabajo tiene como objetivo investigar cómo se está discutiendo la Pedagogía de la Alternancia en las Licenciaturas en Educación del Campo, en las producciones académicas. Para eso, en un primer momento, se realizó un estudio bibliográfico de los históricos de las Licenciaturas en Educación del Campo y de la Pedagogía de la Alternancia, y posteriormente el mapeo de las producciones académicas en el Banco de Tesis y Disertaciones, de la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior (CAPES). El recurso metodológico utilizado fue el Análisis textual Discursivo (ATD), organizado en tres componentes: unitarización, categorización y metatexto. Los análisis permitieron identificar cómo se está discutiendo el Régimen de Alternancia, en las formaciones iniciales en Educación del Campo, según las producciones académicas analizadas.

Palabras clave: Pedagogía de la Alternancia, Formación Inicial en Educación del Campo, Teoría y práctica.

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Bibliographies de l'auteur-e

Tamine Santos Saul, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Licenciada em Ciências Biológicas (IFFAR, 2014), Especialista em Educação do Campo e Agroecologia (IFFRAR, 2017). Professora de Ciências na Rede Marista de ensino, e, estudante de pós-graduação/mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2018, UFSM). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo, e do Grupo de Pesquisa: Ética, Epistemologia e Formação de Professores.

Ricardo Antonio Rodrigues, Instituto Federal Farroupilha - IFFarroupilha

Pós-Doutorado em Filosofia, Ética e Filosofia Política (UFPEL, 2013). Doutor em Filosofia, Metafísica e Epistemologia (PUCRS, 2011). Mestrado em Filosofia, Ética e Filosofia Social (UNISINOS, 2003). Especialização em Metodologia do Ensino, Interdisciplinaridade (UPF, 1999). Licenciado em Filosofia (Sociologia e Psicologia). Docente de Filosofia no Instituto Federal Farroupilha-Campus              Jaguari. Professor                do Quadro Permanente e Coordenador     do Mestrado  Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - IFFar - Polo Campus Jaguari. Líder do Grupo de Pesquisa Ética, Epistemologia e Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica.

Neiva Maria Frizon Auler, Instituto Federal Farroupilha - IFFarroupilha

Doutora em Produção Vegetal (UFSM, 2004). Mestre em Recursos Genéticos Vegetais (UFSC, 2000). Licenciada em Biologia pela (URI/UNISC- 1992). Professora do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus São Vicente do Sul e do Quadro Permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - Polo Campus Jaguari. Editora chefe da revista de Ciência e Inovação do IFFar.

Publié-e

2019-04-24

Comment citer

Saul, T. S., Rodrigues, R. A., & Auler, N. M. F. (2019). The Pedagogy of Alternation in degree in Rural Education: look at academic productions. Brazilian Journal of Rural Education, 4, e5541. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e5541