A propósito da educação do campo: docência multisseriada e nucleamento pedagógico em Santa Cecília – PB
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10106Resumo
O presente artigo tece considerações sobre a educação do campo e aborda aspectos pedagógicos da docência em classes multisseriadas. Analisa os depoimentos de cinco professoras e uma técnica pedagógica que participaram do processo de nucleamento de turmas e escolas na cidade de Santa Cecília – PB. Dialoga com Arroyo e Fernandes (1999), Baptista (2003), Carvalho, Robaert e Freitas (2015), Ramalho (2008), Tardif (2014) Pimenta (2012), entre outros, a fim de compreender o estereótipo do campo como lugar de atraso em meio às políticas educacionais cujas referências são o ensino seriado e as escolas urbanas. A observação realizada apontou que houve ressignificação da prática docente e da aprendizagem dos alunos nas escolas submetidas ao processo de seriação.
Palavras-chave: Educação do Campo, Turmas Multisseriadas, Nucleamento Pedagógico.
On the subject of rural education: multi-séries teaching and pedagogical nucleation in Santa Cecília - PB
ABSTRACT
This article weave considerations rural education and addresses pedagogical aspects of teaching in multi-séries classes. It analyzes the testimonies of five teachers and a pedagogical technician who participated in the process of nucleating classes and schools in the city of Santa Cecília - PB. Dialogue with Arroyo and Fernandes (1999), Baptista (2003), Carvalho, Robaert and Freitas (2015), Ramalho (2008), Tardif (2014), Pimenta (2012), among others, in order to understand the stereotype of the field as a place of delay in through educational policies whose references are serial education and urban schools. The observation made showed that there was a new meaning of teaching practice and student learning in schools submitted to the process of serialization.
Keywords: Rural Education, Multiseries Classes, Serial Nucleation.
Sobre el tema de la educación rural: enseñanza multiserie y nucleación pedagógica en Santa Cecília - PB
RESUMEN
Este artículo aborda la educación rural y aborda aspectos pedagógicos de la enseñanza en clases multiseriado. Analiza los testimonios de cinco maestros y un técnico pedagógico que participaron en el proceso de nucleación clases y escuelas en la ciudad de Santa Cecília - PB. Diálogo con Arroyo y Fernandes (1999), Baptista (2003), Carvalho, Robaert y Freitas (2015), Ramalho (2008), Tardif (2014), Pimenta (2012), entre otros, para comprender el estereotipo del campo como un lugar de retraso a través de políticas educativas cuyas referencias son la educación de serie y las escuelas urbanas. La observación realizada mostró que había un nuevo significado en la práctica docente y el aprendizaje de los estudiantes en las escuelas sometidas al proceso de serialización.
Palabras clave: Educación Rural, Clases Multiseries, Nucleación Pedagógica.
Downloads
Referências
Arroyo, M. G., & Fernandes, B. M. (1999). A educação básica e o movimento social do campo. Brasília, DF: [s.n.].
Baptista, F. M. C. (2003). Educação rural: das experiências à política pública. Brasília: Editorial Abaré.
Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996, 20 de dezembro). Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Senado Federal, Secretaria Especial de Editoração e Publicação: 2005. 65p. Recuperado de: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf?sequence=3
Constituição da República Federativa do Brasil. (1988, 05 de outubro). Recuperado de: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf
Carvalho, L., Robaert, S., & Freitas, L. (2015). A educação do campo no contexto da educação brasileira: questões históricas, políticas e legais. In VI Seminário Nacional de Formação de Professores/UFSM. Santa Maria, RS.
Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas.
Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2017). Classificação e caracterização dos espaços rurais e urbanos do Brasil: uma primeira aproximação. Rio de Janeiro, RJ. (11).
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2020). IBGE Cidades. Recuperado de: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pb/santa-cecilia/panorama
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ministério da Educação – MEC (2007). Panorama da educação no campo. Brasília, DF.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ministério da Educação – MEC (2016). Censo Escolar da Educação Básica – 2016: notas estatísticas. Brasília, DF. Recuperado de: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/notas_estatisticas/2017/notas_estatisticas_censo_escolar_da_educacao_basica_2016.pdf
Lüdke, M., & André, M. E. D. A. (1986). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU.
Munarim, A. (2008). Trajetória do movimento nacional de educação do campo no Brasil. Revista da Universidade Federal de Santa Maria, 33(1) 57-72. http://dx.doi.org/10.5902/19846444
Pimenta, S. G. (2012). Professor reflexivo: construindo uma crítica. In Pimenta, S. G., & Ghedin, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito (pp. 20-62). 7 ed. São Paulo: Cortez.
Queiroz, J. B. (2011). A educação do campo no Brasil e a construção das escolas do campo. Revista NERA, 14(18) 37-46.
Ramalho, M. N. M. (2008). Na roça, na raça... eu me tornei professor: um estudo sobre a formação docente de professores em classes multisseriadas no Norte de Minas Gerais e Vale do Jequitinhonha (Tese de Doutorado). Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba.
Sacristán, J. G. (2012). Tendências investigativas na formação de professores. In Pimenta, S. G., & Ghedin, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito (pp. 94-102). São Paulo: Cortez.
Lei n. 189/2015. (2015, 23 de junho). Submete à aprovação o Plano Municipal de Educação – PME e dá outras providências. Santa Cecília, PB: Gabinete do Prefeito Constitucional de Santa Cecília-PB.
Severino, A. J. (2007). Metodologia do trabalho cientifico. 23 ed. São Paulo: Cortez.
Silva, C., & Souza, M. (2014). Salas multisseriadas: um olhar sobre as práticas educativas construídas na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Ovídio Tavares de Morais (Trabalho de Conclusão de Curso). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.
Tardif, M. (2014). Saberes docentes e formação profissional. 17 ed. Petrópolis, RJ: Vozes.
Prodanov, C. C., & Freitas, E. C. de. (2013). Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).