Resenha: Carvalho, L. F. O., & Ferreira, M. J. L. (2020). Práticas educativas nas escolas do campo e em outros espaços educativos dos territórios rurais. Salvador: JM Gráfica e Editora Ltda.
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10774Resumo
RESUMO. A materialidade das práticas educativas no campo está respaldada no interesse coletivo, que tenda a representatividade dos sujeitos campesinos. Os conhecimentos adquiridos em ambientes escolares e não escolares no contexto da Educação do Campo, contribui no/para o desenvolvimento dos sujeitos na perspectiva de valores humanos, voltando à consciência de luta, resistência e reconhecimento dos direitos sociais coletivos, que abrange a população do campo e se estabelece em consonância com as necessidades do meio, mobilizando práticas educativas valorativas em diferentes territórios do campo. A Educação do Campo visa à apropriação dos conhecimentos, produzidos historicamente pela humanidade e que representa uma base fortalecedora dos processos organizativos de classes sociais.
Palavras-chave: educação do campo, práticas educativas, ambientes escolares e não escolares.
Review: Carvalho, L. F. O., & Ferreira, M. J. L. (2020). Educational practices in rural schools and other educational spaces in rural areas. Salvador: JM Gráfica e Editora Ltda.
ABSTRACT. The materiality of educational practices in the field is supported by the collective interest, which tends to represent the peasant subjects. The knowledge acquired in school and non-school environments in the context of rural education contributes to/to the development of subjects from the perspective of human values, returning to the consciousness of struggle, resistance and recognition of collective partner rights, which covers the population of the countryside and is established in line with the needs of the environment, mobilizing educational practices value in different territories of the countryside. Rural education aims at the appropriation of knowledge, historically produced by humanity and which represents a strengthening basis of the organizational processors of social classes.
Keywords: rural education, educational practices, school and non-school environments.
Revisión: Carvalho, L. F. O., & Ferreira, M. J. L. (2020). Prácticas educativas en escuelas rurales y otros espacios educativos en las zonas rurales. Salvador: JM Gráfica e Editora Ltda.
RESUMEN. La materialidad de las prácticas educativas en el campo está respaldada por el interés colectivo, que tiende a representar a los sujetos campesinos. Los conocimientos adquiridos en entornos escolares y no escolar en el contexto de la educación sobre el terreno contribuyen al desarrollo de materias desde la perspectiva de los valores humanos, volviendo a la conciencia de lucha, resistencia y reconocimiento de los derechos de los socios colectivos, que abarca la población del campo y se establece en consonancia con las necesidades del medio ambiente, movilizando prácticas educativas de valor en diferentes territorios del campo. La educación sobre el terreno tiene como objetivo la apropiación del conocimiento, históricamente producido por la humanidad y que representa una base de fortalecimiento de los procesadores organizativos de las clases sociales.
Palabras clave: educación de campo, prácticas educativas, entornos escolares y no escolar.
Downloads
Referências
Antunes-Rocha, M. I., Martins, M. F. A., & Martins, A. A. (Orgs.). (2012). Territórios Educativos na Educação do Campo: escola, comunidade e movimentos sociais. 2. ed. Belo Horizonte: Editora Gutenberg.
Carvalho, L. F. O., & Ferreira, M. J. L. (2020). Espaços educativos nas escolas do campo e em outros espaços educativos dos territórios rurais. Salvador: JM Gráfica e Editora Ltda.
Molina, M. C. (2009). Cultivando princípios, conceitos e práticas. Presença Pedagógica, 15(88), 30-36.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).