Perfil docente e o uso da educação ambiental nas escolas no campo em São Caetano de Odivelas (Pará, Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e11777Palavras-chave:
Environment, Interdisciplinarity, Curriculum, Learning, TeachersResumo
O objetivo foi analisar o perfil docente e a utilização da educação ambiental nas escolas no campo, do município de São Caetano de Odivelas, estado do Pará, Brasil. Para atingir esse objetivo, um questionário online foi digitalizado e disponibilizado aos docentes que atuam nas escolas no campo do município. A pesquisa foi de caráter quali-quantitativa, ocorreu entre os anos 2020 a 2021, realizada com 20 docentes de 10 escolas no campo. Os dados coletados foram analisados pela estatística descritiva. Identificamos que a maioria (60%) dos docentes são mulheres, com idade entre 21 a 30 anos (65%). Percebemos que elas possuem cursos de Licenciatura em Língua Portuguesa e Geografia (50%), com Pós-graduação Lato Sensu (75%). Observamos que possuem em média 4 anos de atuação na educação do campo e ministram mais de um componente curricular, em até duas escolas (50%). Detectamos que o principal material pedagógico utilizado para o ensino da educação ambiental, é o livro didático (60%). Enfatizamos que trabalham a educação ambiental de forma mínima e isolada para diversificar as aulas. Afirmam também, que a metodologia utilizada com os estudantes é a pesquisa bibliográfica. Em conclusão, há um déficit de difusão da educação ambiental pelos docentes nas escolas no campo do estado do Pará, Brasil.
Palavras-chave: Amazônia, ambiente, interdisciplinaridade, currículo, aprendizagem.
Teacher profile and the use of environmental education in rural schools in São Caetano de Odivelas (Pará, Brazil)
ABSTRACT. The objective of this study was to analyse the profile of teachers and the aspects of the environmental education in rural schools in the municipality of São Caetano de Odivelas, state of Pará, Brazil. To achieve this objective, an online questionnaire was digitized and made available to teachers who work in schools in the countryside of the municipality. The research was qualitative-quantitative, it took place between the years 2020 to 2021, carried out with 20 teachers from 10 schools in the field. The collected data were analyzed by descriptive statistics. We identified that the majority (60%) of teachers are women with age between 21 and 30 years (65%). We noticed that they have Degree in Portuguese language and Geography (50%), with Lato Sensu Post-graduation (75%). We observed that they have on average of 4 years of experience in rural education and teach more than one curricular component, in up to two schools (50%). We detected that the main pedagogical material used for teaching environmental education is the textbook (60%). We emphasize to they work the environmental education in a minimal and isolated way to diversify classes. They also confirm that the methodology used with the students is the bibliographic research. In conclusion, there is a deficit of dissemination of environmental education by teachers in rural schools of state of Pará, Brazil.
Keywords: Amazon, environment, interdisciplinarity, curriculum, learning.
Perfil docente y uso de la educación ambiental en escuelas rurales de São Caetano de Odivelas (Pará, Brasil)
RESUMEN. El objetivo de este estudio era analizar el perfil docente y los aspectos de la educación ambiental en las escuelas rurales del municipio de São Caetano de Odivelas, Estado de Pará, Brasil. Para lograr este objetivo, se digitalizó un cuestionario en línea y se puso a disposición de los docentes que laboran en las escuelas del ámbito municipal. La investigación fue cualitativa y cuantitativa, se desarrolló entre los años 2020 al 2021, realizada con 20 docentes de 10 escuelas del rubro. Los datos recogidos fueron analizados por estadísticas descriptivas. Identificamos que la mayoría (60%) de los profesores son mujeres, de entre 21 y 30 años (65%). Nos dimos cuenta de que tienen cursos de pregrado en lengua y geografía portuguesa (50%), con Lato Sensu Postgrado (75%). Observamos que tienen un promedio de 4 años de experiencia en educación sobre el terreno y enseñan más de un componente curricular, en hasta dos escuelas (50%). Detectamos que el principal material pedagógico utilizado para la enseñanza de la educación ambiental es a través del libro de texto (60%). Hacemos hincapié en que la educación ambiental funciona de una manera mínima y aislada para diversificar las clases. También afirman que la metodología utilizada con los estudiantes es la investigación bibliográfica. En conclusión, hay un déficit en la difusión de la educación ambiental por parte de los maestros en las escuelas en el campo del estado de Pará, Brasil.
Palabras clave: Amazonas, interdisciplinariedad, plan de estudios, aprendizaje.
Downloads
Referências
Baptista, C. C. (2014). A importância da leitura na educação do campo e a formação do leitor (Monografia de Graduação). Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba. Recuperado de: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4070/1/PB_COLET_2014_1_02.pdf. Acesso em: 17/03/2021.
Barbosa, M., & Araújo, R. (2016). Educação Profissional e Tecnológica na Amazônia Marajoara: a experiência do IFPA Campus Breves. In Anais... do Seminário Nacional de Educação em Agroecologia do Rio de Janeiro (pp. 11–16). Rio de Janeiro, RJ. Recuperado de: https://www.ifpa.edu.br/documentos-institucionais/dcom/eleicoes-2016/2458-campus-breves-proposta-de-gestao-mario-medice-barbosa/file. Acesso em: 19/01/2021.
Brandão, C. R. (2006). O que é educação popular? 1 ed. São Paulo: Brasiliense.
Brasil. (1999). Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras Providências. Diário Oficial República Federativa do Brasil. Brasília (DF); 28 abril. Seção 1, p. 8. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9795.htm. Acesso em: 17/03/2021.
Brasil. (2001). Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN: Meio Ambiente e Saúde. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. 3a. ed. Brasília, 2001. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/sef2001.pdf. Acesso em: 17/03/2021.
Costa, D. (2020). Letramento Digital aborda o uso do Google Formulários. Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, 2020. Recuperado de: https://educacao.rs.gov.br/letramento-digital-aborda-o-uso-do-google-formularios. Acesso em: 17/03/2021.
Cardoso, I. S., Alves, E. V. B., Rodrigues, L. L., Guedes, A. C. B., Oliveira, L. C., Quadros, M. L. A., Xavier, D. T. O., Signor, A., Silva, F. N. L. Can the Ucides cordatus Fishing and the Crassostrea gasar Creation on the Amazon Coast Make up the Curriculum of Rural Schools. Journal of Fisheries Science, 3, 37-46, 2021. https://doi.org/10.30564/jfsr.v3i1.3290
Cruz, M. S., Carmo, F. S. C., Vieira, M. C., Santos, M. A. S., & Rebello, F. K. (2018). Perfil socioeconômico e percepção ambiental de tiradores de caranguejo-uçá no município de São Caetano de Odivelas, Pará, Brasil. Nucleus Animalium (Online), 10, 87-96. https://doi.org/10.3738/21751463.2997
Freire, P. (2001). Política e educação: ensaios. 5 ed. São Paulo: Cortez.
Freire, P. (1996). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.
Freitas, D. C., Pereira, M. P. V. C., Rosa, A. I., & Trusz, R. D. (2016). Formação continuada de professores de educação física. Corpo¬consciência, 20(3), 9-21. Recuperado de: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4419. Acesso em: 17/03/2021.
Gatti, B. A., Barreto, E. S., & André, M. E. D. A. (2019). A atratividade da carreira docente no Brasil. São Paulo: Fundação Carlos Chagas. Recuperado de: http://www.zerohora.com.br/pdf/15141177.pdf. Acesso em: 17/03/2021.
Gil, A. C. (1999). Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas.
Gadotti, M. (2003). Educação e poder: introdução à pedagogia do conflito. 13 ed. São Paulo: Cortez.
Hage, S. M., Molina, M. C., Silva, H. S. A., & Anjos, M. P. (2018). O direito à educação superior e a licenciatura em educação do campo no Pará: riscos e potencialidades de sua institucionalização. Acta Scientiarum. Education (Online), 40, 1-13. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i1.37675
IBGE. (2020). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estimativa Demográfica 2020. Disponível em: http://www.sidra.ibge.gov.br/. Recuperado de: 12/12/2020.
ICMBIO. (2014). Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Estudo Socioambiental Referente à Proposta de Criação de Reserva Extrativista Marinha no Município de São Caetano de Odivelas, Estado do Pará. Brasília. Recuperado de: https://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/o-que-fazemos/consultas_publicas/Estudo_Socioambiental_Cria%C3%A7%C3%A3o_de_Resex_em_S%C3%A3o_Caetano_de_Odivelas_PA_2.pdf. Acesso em: 17/03/2021.
INEP. (2019). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório nacional: pesquisa internacional de ensino e aprendizagem – Talis 2018. Brasília: Inep. Recuperado de: http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/6726718. Acesso em: 17/03/2021.
Kripka, R., Scheller, M., & Bonotto, D. L. (2015). Pesquisa documental: considerações sobre conceitos e características na pesquisa qualitativa. CIAIQ2015, 2. Recuperado de: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2015/article/view/252/248. Acesso em: 02/12/2020.
Lima, M. N. B. (2015). Biologia Reprodutiva e Crescimento da Ostra-do-Mangue Crassostrea gasar Adanson (1757) cultivada em manguezais da Costa Amazônica (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Pará, Belém. Recuperado de: https://www.ppgeap.propesp.ufpa.br/ARQUIVOS/teses/2015/PPGEAP_TESE_Maria%20de%20Nazar%C3%A9%20Bentes%20de%20Lima%2026.02.15.pdf. Acesso em: 18/01/2021
Maia, R. C., Sousa, K. N. S., Benevides, J. A. J., Amorim, V. G., & Sousa, R. M. (2019). Impactos ambientais em manguezais no Ceará: causas e consequências. Conexões Ciência e Tecnologia, 13(5), 69 - 77. https://doi.org/10.21439/conexoes.v13i5.1797
Marques, F. C. M. S., Paungartten, S. P. L., Viegas, J. A. S., & Silva, D. C. C. (2019). Ordenamento territorial da comunidade Cachoeira na Reserva Extrativista Marinha Mocapajuba em São Caetano de Odivelas – Pará. Anais VXII Simpósio de Geografia Física Aplicada – UFCE. Fortaleza/CE.
Marques, S., Oliveira, T. (2016). Educação, ensino e docência: reflexões e perspectivas. Reflexão e Ação, 24(3), 189-211. https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.7346
Miranda, D. F. (2017). Perfil dos Professores da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais. Arquivo Brasileiro de Educação, 5(11), 94-121. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2017v5n11p94-121
Oliveira, R. R. S., Cardoso, I. S., & Cruz, M. V. (2019). Educação ambiental e análise dos ecossistemas de manguezais com alunos da educação básica. Geografia Ensino e Pesquisa, 23, 1-45. https://doi.org/10.5902/2236499431733
Pereira, M. L. S. (2016). As contribuições da licenciatura em Educação do Campo na transformação das relações de gênero. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], 3(4), 40-46. Recuperado de: http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/114. Acesso em: 17/03/2021.
Reis, R. S. C., Brabo, M. F., Rodrigues, R. P., Campelo, D. A. V., Veras, C. G., Santos, M. A. S., & Bezerra, A. S. (2020). Aspectos socioeconômicos e produtivos de um empreendimento comunitário de ostreicultura em uma reserva extrativista marinha no litoral amazônico, Pará, Brasil. International Journal of Development Research, 10(4), 35072-35077. Recuperado de: https://www.journalijdr.com/aspectos-socioecon%C3%B4micos-e-produtivos-de-um-empreendimento-comunit%C3%A1rio-de-ostreicultura-em-uma. Acesso em: 17/03/2021.
Rosa, M. A., & Artuso, A. R. (2019). O uso do livro didático de ciências de 6º a 9º ano: um estudo com professores brasileiros. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 19, 709-746. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u709746
Sammarco, Y. M., Rodriguez, I. B., & Foppa, C. C. (2020). Educação Ambiental, Educação do Campo e Ambientalização Escolar: diálogos entre diversas paisagens escolares. Ambiente e Educação, 25(2), 310-340. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11521
Sanches, D. G. R., & Moreira, A. L. O. S. (2019). Educação ambiental na escola do campo: análise do perfil acadêmico dos docentes e agentes educacionais. Biografia. Ed. Extraordinária.
Sene, J. E. (2019). Qual o objetivo do ensino de geografia? E-Docente: São Paulo, SP.
Silva, O. O. N., Miranda, T. G., & Bordas, M. G. A. (2019). Educação Especial no campo: uma análise do perfil e das condições de trabalho dos docentes no Piemonte da Diamantina – Bahia. Revista Brasileira de Educação do Campo, 4, e5944. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e5944
Silva, R. J. R., & Maia, R. C. (2020). Efetividade de ações práticas de Educação Ambiental para o Ecossistema Manguezal no Ensino Fundamental. Conexão Ciência e Tecnologia, 14(4), 95-106. https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i4.1535
Sousa, R., Costa, R., Chagas, H., & Cruz, R. (2018). O trabalho como princípio educativo. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, 3(4), 189-206. https://doi.org/10.29404/rtps-v3i4.3811
Zar, J. H. (1999). Biobstatistical Analysis. 4th Edition, Prentice Hall, Upper Saddle River.
Zuchini, A. F. N., Silva, T. P., & O’loiola, V. (2013). O Ensino de Geografia na Educação do Campo: Reflexão a Partir da Escola Estadual Madre Cristina em Mirassol D’Oeste/MT. Revista GeoPantanal, (15), 145-161. Recuperado de: https://periodicos.ufms.br/index.php/revgeo/article/view/279. Acesso em: 17/03/2021.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).