Perfil docente e o uso da educação ambiental nas escolas no campo em São Caetano de Odivelas (Pará, Brasil)

Autores

  • Ivaney dos Santos Cardoso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA https://orcid.org/0000-0001-8855-5614
  • Jessica Paloma Pinheiro da Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA https://orcid.org/0000-0002-5078-3125
  • Elaine Vasconcelos Bezerra Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA https://orcid.org/0000-0001-6462-2026
  • Antonia Rafaela Gonçalves Macedo Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Keila Renata Moreira Mourão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA
  • Fabricio Nilo Lima da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA https://orcid.org/0000-0002-6402-0540

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e11777

Palavras-chave:

Environment, Interdisciplinarity, Curriculum, Learning, Teachers

Resumo

O objetivo foi analisar o perfil docente e a utilização da educação ambiental nas escolas no campo, do município de São Caetano de Odivelas, estado do Pará, Brasil. Para atingir esse objetivo, um questionário online foi digitalizado e disponibilizado aos docentes que atuam nas escolas no campo do município. A pesquisa foi de caráter quali-quantitativa, ocorreu entre os anos 2020 a 2021, realizada com 20 docentes de 10 escolas no campo. Os dados coletados foram analisados pela estatística descritiva. Identificamos que a maioria (60%) dos docentes são mulheres, com idade entre 21 a 30 anos (65%). Percebemos que elas possuem cursos de Licenciatura em Língua Portuguesa e Geografia (50%), com Pós-graduação Lato Sensu (75%). Observamos que possuem em média 4 anos de atuação na educação do campo e ministram mais de um componente curricular, em até duas escolas (50%). Detectamos que o principal material pedagógico utilizado para o ensino da educação ambiental, é o livro didático (60%). Enfatizamos que trabalham a educação ambiental de forma mínima e isolada para diversificar as aulas. Afirmam também, que a metodologia utilizada com os estudantes é a pesquisa bibliográfica. Em conclusão, há um déficit de difusão da educação ambiental pelos docentes nas escolas no campo do estado do Pará, Brasil.

Palavras-chave: Amazônia, ambiente, interdisciplinaridade, currículo, aprendizagem.

 

Teacher profile and the use of environmental education in rural schools in São Caetano de Odivelas (Pará, Brazil)

ABSTRACT. The objective of this study was to analyse the profile of teachers and the aspects of the environmental education in rural schools in the municipality of São Caetano de Odivelas, state of Pará, Brazil. To achieve this objective, an online questionnaire was digitized and made available to teachers who work in schools in the countryside of the municipality. The research was qualitative-quantitative, it took place between the years 2020 to 2021, carried out with 20 teachers from 10 schools in the field. The collected data were analyzed by descriptive statistics. We identified that the majority (60%) of teachers are women with age between 21 and 30 years (65%). We noticed that they have Degree in Portuguese language and Geography (50%), with Lato Sensu Post-graduation (75%). We observed that they have on average of 4 years of experience in rural education and teach more than one curricular component, in up to two schools (50%). We detected that the main pedagogical material used for teaching environmental education is the textbook (60%). We emphasize to they work the environmental education in a minimal and isolated way to diversify classes. They also confirm that the methodology used with the students is the bibliographic research. In conclusion, there is a deficit of dissemination of environmental education by teachers in rural schools of state of Pará, Brazil.

Keywords: Amazon, environment, interdisciplinarity, curriculum, learning.

 

Perfil docente y uso de la educación ambiental en escuelas rurales de São Caetano de Odivelas (Pará, Brasil)

RESUMEN. El objetivo de este estudio era analizar el perfil docente y los aspectos de la educación ambiental en las escuelas rurales del municipio de São Caetano de Odivelas, Estado de Pará, Brasil. Para lograr este objetivo, se digitalizó un cuestionario en línea y se puso a disposición de los docentes que laboran en las escuelas del ámbito municipal. La investigación fue cualitativa y cuantitativa, se desarrolló entre los años 2020 al 2021, realizada con 20 docentes de 10 escuelas del rubro. Los datos recogidos fueron analizados por estadísticas descriptivas. Identificamos que la mayoría (60%) de los profesores son mujeres, de entre 21 y 30 años (65%). Nos dimos cuenta de que tienen cursos de pregrado en lengua y geografía portuguesa (50%), con Lato Sensu Postgrado (75%). Observamos que tienen un promedio de 4 años de experiencia en educación sobre el terreno y enseñan más de un componente curricular, en hasta dos escuelas (50%). Detectamos que el principal material pedagógico utilizado para la enseñanza de la educación ambiental es a través del libro de texto (60%). Hacemos hincapié en que la educación ambiental funciona de una manera mínima y aislada para diversificar las clases. También afirman que la metodología utilizada con los estudiantes es la investigación bibliográfica. En conclusión, hay un déficit en la difusión de la educación ambiental por parte de los maestros en las escuelas en el campo del estado de Pará, Brasil.

Palabras clave: Amazonas, interdisciplinariedad, plan de estudios, aprendizaje.

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Biografia do Autor

Ivaney dos Santos Cardoso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

Graduado em Geografia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ). Especialização em Inovações Curriculares na Educação do Campo, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Mestrado Acadêmico em Geografia, pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade do Estado do Pará - PPGG/UEPA, (em andamento).

Jessica Paloma Pinheiro da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Agroextrativismo Sustentavel e Desenvolvimento Rural pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Mestranda em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Elaine Vasconcelos Bezerra Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

Graduada em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Especialista em Língua Inglesa, pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin. Atualmente é docente em Letras EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Avançado Vigia.

Antonia Rafaela Gonçalves Macedo, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduada em Aquicultura pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Mestra em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares pelo IFPA. Doutorado em Ciência Animal (Ecologia Aquática e Aquicultura) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui experiência em projetos na área de malacocultura em empreendimentos solidários.

Keila Renata Moreira Mourão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

Graduada em Oceanografia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestrado em Ciência Animal pela UFPA. Doutorado em Ecologia Aquática e Pesca pela UFPA. Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Avançado Vigia, atuando como Professora e Chefe do Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica – NITT/IFPA.

Fabricio Nilo Lima da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

Graduado em Aquicultura pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Especialista em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica pelo IFPA. Mestre em Aquicultura e Recursos Aquáticos Tropicais pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Doutorado em Ciência Animal (Ecologia Aquática e Aquicultura) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é docente do IFPA, Campus Avançado Vigia.

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Publicado

2022-03-31

Como Citar

Cardoso, I. dos S. ., Paloma Pinheiro da Silva, J. ., Alves, E. V. B. ., Macedo, A. R. G. ., Mourão, K. R. M. ., & Silva, F. N. L. da. (2022). Perfil docente e o uso da educação ambiental nas escolas no campo em São Caetano de Odivelas (Pará, Brasil). Revista Brasileira De Educação Do Campo, 7, e11777. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e11777

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