Movimiento educativo, mujeres desde la agroecología hasta la psicología rural en México, entrevista con Carmen Álvarez Ávila
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e11956Palavras-chave:
Keywords: Community education, higher education, psychology and agroecology, nutrition, family yard., Community education, higher education, psychology and agroecology, nutrition, family yard.Resumo
A Dra. Carmen Álvarez Ávila, Professora Pesquisadora Associada da Faculdade de Pós-Graduação em Ciências Agrárias, Campus de Veracruz, estudou Engenharia Química na Universidade Nacional Autônoma do México (1967), Mestre em Ciências do Solo na Faculdade de Pós-graduação (1981) e PhD em Ciência em Planejamento e Gestão de Projetos para o Desenvolvimento Rural Sustentável, na Universidade Politécnica de Madrid, Espanha (2008). Suas experiências em diferentes movimentos sociais em diferentes fases de sua vida, permitiram-lhe reconhecer seu equilíbrio humano. Em 7 ocasiões, ela foi reconhecida entre os 100 acadêmicos ilustres do Postgraduate College. Em 2013, a Aliança de Mulheres na Agroecologia-Aliança de Mulheres na Agroecologia (AMA-AWA) a reconheceu como Agroecologista Distinta. Recebeu no Campus Veracruz-Colegio de Postgraduados (2016) reconhecimento por sua trajetória profissional e suas contribuições ao setor agrícola nas áreas de educação, pesquisa e vínculo com a sociedade rural, entre muitos outros reconhecimentos por suas contribuições ao campo da ciência. e educação. Atua na área de educação em meio rural com mulheres em nível comunitário e de pós-graduação, com alunos de diversas áreas da agroecologia, pedagogia e inclusive psicologia, com metodologia de Pesquisa-Ação-Participativa. Com grandes contribuições de pesquisas com mulheres rurais sobre o pátio familiar, seu resgate cultural de alimentos, recursos naturais e sua relação com a nutrição, trabalhando com a Fundação Rockefeller. Seu trabalho educacional e de relacionamento tem permitido que ela divulgue a relevância do pátio da família na cultura e educação da comunidade, mesmo considerando seus alunos de pós-graduação em psicologia e relações com mulheres na área da agroecologia.
Downloads
Referências
.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).