Mapeando a Educação do Campo em Minas Gerais: quem são e onde estão os egressos do LeCampo UFMG naturais do Vale do Jequitinhonha

Autores

  • Nayara Cristine Carneiro do Carmo Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Maria de F´átima Almeida Martins Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG https://orcid.org/0000-0001-9244-3404

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12931

Palavras-chave:

Graduates, Countryside Education, Vale do Jequitinhonha

Resumo

O artigo apresenta resultados da pesquisa “Mapeando a Educação do Campo em Minas Gerais: um estudo sobre egressos da Licenciatura em Educação do Campo da UFMG (2005-2011) do Vale do Jequitinhonha” sobre o perfil e a atuação de egressos do LECampo/FaE/UFMG naturais do Vale do Jequitinhonha e formados entre 2005 e 2011. A metodologia consistiu na aplicação de vinte e um questionários e cinco entrevistas narrativas, o que possibilitou identificar, caracterizar e mapear quem são e o que fazem os egressos nesse território. O referencial teórico abarca três eixos principais: Educação do Campo, Vale do Jequitinhonha e pesquisa com egressos sob uma ótica sócio-histórica e territorial. Como resultado da pesquisa, constatou-se diversidade de cargos, práticas e instituições ocupadas pelos egressos, o que subsidiou a criação de um mapa indicando e qualificando a espacialização e territorialização da luta pela terra a partir da atuação socioprofissional dos egressos em Minas Gerais.

Palavras-chave: egressos, licenciatura em educação do campo, Vale do Jequitinhonha, atuação dos egressos em Minas Gerais.

 

Mapping countryside education in Minas Gerais: who and where are the Vale do Jequitinhonha´s graduates from LeCampo UFMG

ABSTRACT. The article presents the results from the research “Mapping countryside education in Minas Gerais: who and where are the Vale do Jequitinhonha´s graduates from LeCampo UFMG (2005-2011)” about the profile and action of these Vale do Jequitinhonha´s graduates from 2005 and 2011. The methodology consists of the application of twenty-one quizzes and five interview, which enable identify, characterize and map who are and what occupation does these graduates have. The theoretical reference cover three main axes: countryside education, Vale do Jequitinhonha and research with the graduates from a social-historical and territorial point of view. As a result of the research, a diversity of positions, practices and institutions occupied by graduates was found, which supported the creation of a map indicating and qualifying the spatialization and territorialization of the struggle for land from the socio-professional performance of graduates in Minas Gerais.

Keywords: graduates, graduation in countryside education, Vale do Jequitinhonha, graduate´s action in Minas Gerais.

 

Mapeo de la educación rural en Minas Gerais: quiénes y dónde están Egresados de LeCampo UFMG de Vale do Jequitinhonha

RESUMEN. El artículo presenta los resultados de la investigación “Mapeo de la Educación Rural en Minas Gerais: un estudio sobre egresados de la Licenciatura en Educación Rural de la UFMG (2005-2011) del Vale do Jequitinhonha” sobre el perfil y desempeño de los egresados de LECampo/FaE/UFMG nativos del Vale do Jequitinhonha y egresados entre 2005 y 2011. La metodología consistió en la aplicación de veintiún cuestionarios y cinco entrevistas narrativas, que permitieron identificar, caracterizar y mapear quiénes son y qué hacen los egresados en este territorio. El marco teórico abarca tres ejes principales: Educación Rural, Vale do Jequitinhonha e investigación con egresados desde una perspectiva sociohistórica y territorial. Como resultado de la investigación, se encontró diversidad de cargos, prácticas e instituciones ocupadas por los egresados, lo que apoyó la creación de un mapa que indique y califique la espacialización y territorialización de la lucha por la tierra a partir del desempeño socioprofesional de los egresados en Minas Gerais.

Palabras clave: graduados, licenciatura en educación rural, Vale do Jequitinhonha, rendimiento de los graduados en Minas Gerais.

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Biografia do Autor

Nayara Cristine Carneiro do Carmo, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Cientista Socioambiental e mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós-graduação/FaE/UFMG e desenvolve pesquisas sobre: Educação do Campo; formação de professores e mulheres campesinas.

Maria de F´átima Almeida Martins, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Graduada em Geografia pela UFC, com mestrado e Doutorado em Geografia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora Titular da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadora da Educação do Campo com pesquisas sobre: Territórios e comunidades tradicionais e Egressos. Atuando também no ensino de Geografia e na Licenciatura em Educação do Campo.

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Publicado

2021-11-13

Como Citar

Carneiro do Carmo, N. C., & Almeida Martins, M. de F. (2021). Mapeando a Educação do Campo em Minas Gerais: quem são e onde estão os egressos do LeCampo UFMG naturais do Vale do Jequitinhonha. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 6, e12931. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12931

Edição

Seção

Dossiê Temático: Egressos (as) das Licenciaturas em Educação do Campo no Brasil