Contribuições do pensamento complexo para o ensino de Física na Educação do Campo

Autores

  • Carla de Sousa Ferreira Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Alexandre Leite dos Santos Silva Universidade Federal do Piauí - UFPI https://orcid.org/0000-0002-8239-9240

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e17265

Palavras-chave:

educação no campo, complexidade, física

Resumo

O ensino de Física na Educação do Campo trata-se de um processo permeado pela dialética, pela contradição e pela complexidade, situando-se entre o local e o universal, o individual e o coletivo. A complexidade pode ser percebida não apenas no processo de construção do conhecimento e na formação dos educadores do campo, mas também na constituição do próprio paradigma da Educação do Campo. Por isso, este trabalho teve como objetivo identificar as contribuições do pensamento complexo para o ensino de Física na Educação do Campo. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em teses e dissertações nacionais abrangendo as pesquisas nas áreas ensino de Física e Educação do Campo realizadas sob o pensamento complexo. Foram encontrados 18 trabalhos na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Os trabalhos foram submetidos à Análise Temática, em que os temas convergentes entre a Educação do Campo e o ensino de Física foram eleitos como núcleos temáticos, que viabilizaram discussões norteadoras para o currículo, a formação de professores e a prática de ensino. Dois núcleos temáticos emergiram: (i) a contextualização e (ii) a inter e transdisciplinaridade. A partir deles, destacaram-se possibilidades como a abordagem temática freiriana e a pedagogia da alternância.

Palavras-chave: educação no campo, complexidade, física.

 

Contributions of complex thinking to the teaching of Physics in Rural Education

Abstract. The Physics teaching in Rural Education is a process permeated by dialectics, contradiction and complexity, standing between the local and the universal, the individual and the collective. The complexity can be perceived not only in the knowledge construction process and in the training of rural educators, but also in the constitution of the Rural Education paradigm itself. Therefore, this work aimed to identify contributions of complex thinking to Physics teaching in Rural Education. For this, bibliographical research was carried out in national theses and dissertations covering research in the areas of Physics teaching and Rural Education carried out under complex thinking. Eighteen works were found in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations. The works were submitted to Thematic Analysis, in which the convergent themes between Rural Education and Physics teaching were chosen as thematic nuclei, which enabled guiding discussions for the curriculum, teacher training and teaching practice. Two thematic cores emerged: (i) contextualization and (ii) inter and transdisciplinarity. From them, possibilities like Freirean thematic approach and the pedagogy of alternation were highlighted.

Keywords: rural education, complexity, physics.

 

Aportes del pensamiento complejo a la enseñanza de la Física en la Educación Rural

Resumen. La enseñanza de la Física en la Educación Rural es un proceso permeado por la dialéctica, la contradicción y la complejidad, situándose entre lo local y lo universal, lo individual y lo colectivo. La complejidad se percibe no sólo en el proceso de construcción del conocimiento y en la formación de educadores rurales, sino también en la constitución del propio paradigma de la Educación Rural. Por lo tanto, este trabajo tuvo como objetivo identificar las contribuciones del pensamiento complejo a la enseñanza de la Física en la Educación Rural. Para ello, se realizó una búsqueda bibliográfica en tesis y disertaciones nacionales que abarcan investigaciones en las áreas de enseñanza de la Física y Educación Rural realizadas bajo el pensamiento complejo. Dieciocho obras fueron encontradas en la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones. Los trabajos fueron sometidos al Análisis Temático, en el cual fueron elegidos como núcleos temáticos los temas convergentes entre la Educación Rural y la enseñanza de la Física, que permitieron orientar discusiones para el currículo, la formación docente y la práctica docente. Emergieron dos ejes temáticos: (i) contextualización y (ii) inter y transdisciplinariedad. De ellos se destacaron posibilidades como el enfoque temático freireano y la pedagogía de la alternancia.

Palabras clave: educación en el campo, complejidad, físico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla de Sousa Ferreira, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Graduanda em Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Piauí. Bolsista PIBIC/CNPq. Membro do Grupo de Estudos sobre Formação de Professores de Ciências.

Alexandre Leite dos Santos Silva, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), linha de pesquisa "Educação em Ciências e Matemática". Especialista em Supervisão, Inspeção e Gestão Escolar pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Possui licenciatura em Física pela UFU. É membro da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPED). É Professor Adjunto na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente atua no Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), área Ciências da Natureza, no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (Picos, PI). Foi Coordenador da LEdoC no biênio 2019-2021. Coordena o Curso de Especialização em Ensino de Física, da UFPI, no campus de Picos. Professor colaborador no Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física, Pólo do Instituto Federal do Piauí (IFPI). É líder do Grupo de Estudos sobre Formação de Professores de Ciências e membro do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo e Ensino de Ciências. É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências (NEsPEC). Coordena atualmente o projeto de extensão "Física na Comunidade". Tem experiência na área de Formação de Professores com enfoque em Ensino de Ciências, Ensino de Física e Educação do Campo.

Referências

Amorim, F. C. L., Peixoto, T. C. C., & Leite, M. J. S. A. (2019). “teoria da complexidade” de Edgar Morin e suas implicações às políticas educacionais do Estado brasileiro para a educação do campo. Temporalidades, 11(2), 93-110. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/13532.

Araújo, V. H. (2009). Prototexto, narrativa poética da ciência: uma estratégia de construção do conhecimento e religação de saberes no ensino de física (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN.

Barbosa, A. I. C. (2007). Tramando em-cantos do Forte: saberes e diálogos nos caminhos complexos da educação ambiental (Dissertação de Mestrado). Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília, Brasília, DF.

Barbosa, R. G. (2018). O Ensino da Física na Educação do Campo: descolonizadora, instrumentalizadora e participativa. Revista Brasileira de Educação do Campo, 3(1), 177-203. Recuperado de https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n1p177. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n1p177

Bastos Filho, J. B. (2003). Os Problemas Epistemológicos da Realidade da Compreensibilidade e da Causalidade na Teoria Quântica. Revista Brasileira de Ensino de Física, 25(2), 125-145. Recuperado de https://doi.org/10.1590/S0102-47442003000200002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1806-11172003000200002

Boff, L. A. (2014). Educação do Campo no Portal da Amazônia: entrelaçamentos ético-políticos-estéticos (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.

Brasil. (2002). Resolução CNE/CEB nº.1, de 03 de abril de 2002. Estabelece as diretrizes para a Educação Básica nas escolas do campo. Brasília, DF.

Brasil. (2010). Decreto nº. 7.352, de 04 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Brasília, DF.

Brasil. (2013). MEC/SEB/SECADI/SEPT/CNE/CNEB. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília, DF.

Braun, V., & Clarke, V. (2006). Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3(2), 77-101. DOI: https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa

Brito, A. A., & Cortesi, A. (2020). Complexidade em Astronomia e Astrofísica. Revista Brasileira de Ensino de Física, 43(1), e20200418. Recuperado de https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2020-0418. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2020-0418

Caldart, R. S. (2003). A escola do campo em movimento. Currículo sem Fronteiras, 3(1), 60-81.

Caldart, R. S. (2011). Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In Arroyo, M. G., Caldart, R. S., & Molina, M. C. (Orgs.). Por uma educação do campo. 5. ed. (pp. 147-160). Petrópolis, RJ: Vozes.

Caldart, R. S. (2012). Educação do campo. In Caldart, R. S. et al. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. 2. ed. (pp. 257-265). Rio de Janeiro/São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular.

Carvalho, A. M. P. et al. (1998). Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione.

Carvalho, F. R., & Watanabe, G. (2019). A construção do conhecimento científico escolar: hipóteses de transição identificadas a partir das ideias dos(as) alunos(as). Educação em Revista, Belo Horizonte, 35, e180873. Recuperado de https://doi.org/10.1590/0102-4698180873. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698180873

Carvalho, F. R. (2016). As hipóteses de progressão numa proposta de aulas complexificada sobre o tema aquecimento global (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do ABC, Santo André, SP.

Costa, D. N. & Pedroso, D. S. (2022). A educação ambiental na perspectiva do professor de física. Revista Saberes Docentes, 7(13), 1-20. Recuperado de http://www.revista.ajes.edu.br/index.php/rsd/article/view/407.

Deyllot, M. E. C. (2022). Articulações entre as duas culturas: um caminho em busca de um Ensino de Ciências libertário (Tese de Doutorado). Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, Instituto de Física, Instituto de Química e Instituto de Biociências, São Paulo, SP.

Dias, F. F., & Leonel, A. A. (2018a). Escolas do campo: um olhar sobre a legislação e práticas implementadas no ensino de física. Revista Ensaio, 20, e2874. Recuperado de https://doi.org/10.1590/1983-21172018200113. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172018200113

Dias, F. F., & Leonel, A. A. (2018b). O ensino de Física nas escolas do campo: reflexões sobre o currículo. Cadernos CIMEAC, 8(2), 81-102. Recuperado de https://doi.org/10.18554/cimeac.v8i2.2989. DOI: https://doi.org/10.18554/cimeac.v8i2.2989

Duarte, N. (2016). Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas: Autores Associados.

Esmerio, S. C., & Silva, A. L.S. (2022). Dificuldades na aprendizagem de física na formação inicial de educadores do campo. Educere et Educare, 17(44), 123–141. Recuperado de https://doi.org/10.48075/educare.v17i44.29613. DOI: https://doi.org/10.48075/educare.v17i44.29613

Ferreira, M. A., & München, S. (2020). A contextualização no ensino de ciências: reflexões a partir da Educação do Campo. Revista Insignare Scentica - RIS, 3(4), 380-399. Recuperado de https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i4.11825. DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i4.11825

Ferreira, S. (2010). Educação ambiental e educação do campo na produção de novas racionalidades: diante da cultura globalizada (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES.

Formigosa, M., Rocha, C., & Silva, M. (2020). A formação na Licenciatura em Educação do Campo para atuar com a disciplina de Física na Educação Básica. Revista Insignare Scientia - RIS, 3(4), 149-170. Recuperado de https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i4.11814. DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i4.11814

Fortunato, I., & Lanfranco, A. C. P. M. (2021). Educação do campo e o ensino de física: um mapeamento de teses e dissertações. Periferia, 13(1), 243-258. Recuperado de https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55955. DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55955

Japiassu, H. (2016). O sonho transdisciplinar. Desafios, 3(1), 3-9, 2016. Recuperado de https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2016v3n1p3. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2016v3n1p3

Jesus, J. N., & Souza, E. A. (2018). Perspectivas e possibilidades do ensino interdisciplinar nas escolas do campo. Ateliê Geográfico, 12(1), 237-252. Recuperado de https://doi.org/10.5216/ag.v12i1.47049. DOI: https://doi.org/10.5216/ag.v12i1.47049

Jorge Neto, M. (2008). Física ambiental e teoria da complexidade: possibilidades de ensino na educação básica. Cuiabá - MT (Dissertação de Mestrado). Instituto de Física, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT.

Levrini, O., & Fantini, P. (2013). Encountering Productive Forms of Complexity in Learning Modern Physics. Science & Education, 22(8), 1895-1910, 2013. Recuperado de https://link.springer.com/article/10.1007/s11191-013-9587-4. DOI: https://doi.org/10.1007/s11191-013-9587-4

Martinazzo, C. J. (2010). O pensamento complexo e a educação escolar na era planetária. Contrapontos, 10(2), 197-208.

Medeiros, R. M. H. (2006). O ensino de propriedades macroscópicas da matéria: uma abordagem baseada nos aspectos estruturais (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE.

Menezes, L. R. R. S. (2020). Formação de professores: sob a ótica da complexidade e da transdisciplinaridade no curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Tocantins Campus de Arraias, TO (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO.

Moraes, M. C. (2008). Ecologia dos saberes: complexidade, transdisciplinaridade e educação: novos fundamentos para iluminar novas práticas educacionais. São Paulo: Antakarana, WHH.

Morin, E. (2002). Os sete saberes necessários à educação do futuro. 5. ed. Tradução de Catarina Eleonora F. Silva e Jeanne Sawaya. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO.

Morin, E. (2005). Educação e complexidade, os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez.

Morin, E. (2015). Introdução ao pensamento complexo. 5. ed. Tradução de Elaine Lisboa. Porto Alegre: Sulina.

Oliveira, A. F. (2016). Estudo de uma proposta de ensino de Física para o primeiro ano do Ensino Médio inspirada na teoria do pensamento complexo de Morin (Dissertação de Mestrado). Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo, Lorena, SP.

Oliveira, M. J. S., & Silva, A. L. S. (2022). Os princípios pedagógicos da educação do campo e o ensino de física: uma revisão sistemática de literatura em teses e dissertações. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, 6(2), 217-234. Recuperado de https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/29238.

Paderes, A. M., Rodrigues, R. B., & Giusti, S. R. (2005). Teoria da complexidade: percursos e desafios para a pesquisa em educação. Revista de Educação, 8(8), 1-13.

Pereira, R. T., Pinho, M. J., & Almeida, I. N. S. (2019). Pensamento complexo e educação: origens e caminhos para o conhecimento. Desafios, 6(1), 75–86. Recuperado de https://doi.org/10.20873/uft.23593652201961p75. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.23593652201961p75

Pinheiro, N. C. (2022). Análise de diálogos interculturais entre física e conhecimentos locais em aulas da educação do campo. Revista do Professor de Física, 6, 261–268. Recuperado de https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45961. DOI: https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45961

Ribeiro, A. D., & Menezes, V. M. (2020). A Pesquisa em Física no Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo. Revista Insignare Scientia - RIS, 3(4), 171-190. Recuperado de https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i4.11813. DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i4.11813

Ribeiro, T. C. (2018). Aspectos da complexificação para tratar a entropia nas aulas de Física (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do ABC, Santo André, SP.

Rocha, A. S. et al. (2018). Ensino de Física para a população rural do Tocantins: desafios e problemas a serem superados. Revista Brasileira de Educação do Campo, 3(2), p. 359–380. Recuperado de https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n2p359. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n2p359

Santos, C. A., Kolling, E. J., Rocha, E. N., Molina, M. C., & Caldart, R. S. (Orgs.). (2020). Dossiê Educação do Campo: documentos 1998-2008. Brasília: Editora UnB.

Santos, F, A. (2015). Aproximações entre o ensino de física e a complexidade na construção do conhecimento científico à luz de uma abordagem socioambiental (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do ABC, Santo André, SP.

Severino, A. J. (2007). Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez. DOI: https://doi.org/10.36311/2007.978-85-249-1311-2

Silva, A. L. S., & Rocha, L. F. (2020). A Educação do Campo nos Simpósios Nacionais de Ensino de Física (1999-2019). Travessias, 14(2), 326-338. Recuperado de https://doi.org/10.48075/rt.v14i2.23491. DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v14i2.23491

Silva, A. L. S. (2022). Ensino de Física na Educação do Campo: perspectiva histórico-crítica. Teresina: EDUFPI.

Silva, B. P. L. (2013). A teoria da complexidade e o seu princípio educativo: as ideias educacionais de Edgar Morin. Revista Polyphonía, 22(2), 241-254. Recuperado de https://doi.org/10.5216/rp.v22i2.26682. DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v22i2.26682

Silva, L. F., Cavalari, M. F., & Muenchen, C. (2015). Compreensões de pesquisadores da área de ensino de física sobre a temática ambiental e as suas articulações com o processo educativo. Revista Ensaio, 17(2), 283-307. Recuperado de https://doi.org/10.1590/1983-21172015170201. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172015170201

Silva, L. H. (2012). As experiências de formação de jovens do campo: alternância ou alternâncias? Curitiba: CRV.

Silva, M. J. F., Sousa, E. C., & Silva, A. L. S. S. (2022). Necessidades formativas docentes para o ensino de física no contexto da educação do campo: uma análise a partir de trabalhos publicados em eventos científicos. Revista Exitus, 12(1), e022047. Recuperado de https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1963. DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1963

Silva, M. L., & Silva, A. L. S. (2023). O ensino de física e os princípios da educação do campo: uma análise de trabalhos publicados nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (1997-2021). Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 40(1), 84-104. Recuperado de https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e87359. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e87359

Sousa, M. I., & Silva, A. L. S. (2023). A contextualização no ensino de Física na Educação do Campo: concepções de professores em formação. Revista Interdisciplinar de Ensino de Ciências e Matemática, 3(1), e23002. Recuperado de https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.17080. DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.17080

Souto, T. V. S. (2010). Ensinando física a partir de temática CTSA na construção de um pensar complexo sobre o fenômeno do aquecimento global (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE.

Souza, L. K. (2019). Pesquisa com análise qualitativa de dados: conhecendo a Análise Temática. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 71(2), 51-67. Recuperado de http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2019v71i2p.51-67.

Souza, M. F. (2016). Além da escola: reflexões teórico-metodológicas com base na análise de práticas educativas alternativas descobertas em áreas rurais da região de São Carlos S. P. (Tese de Doutorado). Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, Araraquara, S.P.

Souza, P. F. L., Bastos, H. F. B. N., Costa, E. B., & Nogueira, R. A. (2010). Pensamento transdisciplinar: uma abordagem para compreensão do princípio da dualidade da luz. Revista Brasileira de Ensino de Física, 32(2), 2402. Recuperado de https://doi.org/10.1590/S1806-11172010000200011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1806-11172010000200011

Tavares, A. S. (2011). Física Ambiental e teoria da complexidade: inserção de tópicos essenciais da teoria da complexidade no ensino médio – a viabilidade de uma proposta (Dissertação de Mestrado). Instituto de Física, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT.

Teixeira, C. C. (2016). A Geografia na Educação do Campo: possíveis contribuições (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.

Trivizol, L., & Figueirôa, S. F. M. (2021). O ensino de História e Filosofia da Termodinâmica como meio para o pensamento complexo. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, Passo Fundo, 4, 1315-1340. Recuperado de https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i3.12902. DOI: https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i3.12902

Verges, J. V. G. (2012). A educação do campo: necessidades de uma abordagem da complexidade. Revista intersaberes, 7(13), 111–128. Recuperado de https://doi.org/10.22169/revint.v7i13.251.

Watanabe, G. (2008). Elementos para uma abordagem temática: a questão das águas e sua complexidade (Dissertação de Mestrado). Universidade de São Paulo, Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biociências e Faculdade de Educação, São Paulo, SP.

Watanabe, G. et al. (2017). Complexidade e ensino de física: o uso da teoria de grafos na análise do processo de ensino-aprendizagem. Enseñanza de las Ciencias, 4467-4472.

Watanabe, G., & Kawamura, M, R, D. (2020). Contribuições das produções sobre a complexidade: aportes para a educação científica escolar. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 37(2), 428-454. Recuperado de https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n2p428. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n2p428

Watanabe-Caramello, G., & Kawamura, M. R. D. (2013). Articulações entre complexidade e meio ambiente: propostas para o ensino de física. Comunicación, 3748-3752. Recuperado de https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/308661.

Watanabe-Caramello, G., & Strieder, R. B. (2011). Elementos para inserir as questões ambientais em aulas de física: da prática baseada em temas à complexificação do conhecimento. Pesquisa em Educação Ambiental, 6(2), 101-117. Recuperado de https://doi.org/10.18675/2177-580X.vol6.n2.p101-117. DOI: https://doi.org/10.18675/2177-580X.vol6.n2.p101-117

Watanabe-Caramello, G. (2012). Aspectos da Complexidade: Contribuições da Física para a compreensão do tema Ambiental (Tese de Doutorado). Instituto de Física e Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.

Zampoli, J. R., & Menezes, V. M. (2021). Perfil de Reprovações em Física no Curso de Educação do Campo. Revista Insignare Scientia - RIS, 4(1), 1-24. Recuperado de https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i1.11521. DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i1.11521

Downloads

Publicado

2025-02-23

Como Citar

de Sousa Ferreira, C., & Leite dos Santos Silva, A. (2025). Contribuições do pensamento complexo para o ensino de Física na Educação do Campo. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 9, e17265. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e17265

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos