O que o Programa Residência Pedagógica me ensinou? análise dos aprendizados de um residente
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19467Resumo
A partir da compreensão da aprendizagem em uma perspectiva sociocultural, que reconhece a aprendizagem como participação no mundo, temos como objetivo nesta pesquisa analisar a participação de um residente do Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), subprojeto do curso de Pedagogia. A pesquisa assume as características da pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. Para a produção dos dados o PRP foi adotado como campo de pesquisa e utilizou-se como instrumentos de pesquisa os relatórios produzidos pelo residente e a realização de uma entrevista com o discente. As análises nos permitem perceber que a participação no PRP, a partir do caso estudado, possibilita que os alunos de graduação tenham uma visão mais holística sobre a escola, conhecendo-a em seus diferentes aspectos, como suas rotinas e sua diversidade, assim como, propicia que os estudantes se projetem enquanto futuros professores e perspective sua prática estabelecendo, por exemplo, em que nível de ensino pretende atuar e o perfil de professor que deseja assumir.
Palavras-chave: aprendizados, programa residência pedagógica, formação docente.
What did the Pedagogical Residency Program teach me? analysis of a resident's learning.
ABSTRACT. From the understanding of learning from a sociocultural perspective, which recognizes learning as participation in the world, we aim in this research to analyze the participation of a resident of the Pedagogical Residency Program (PRP) of the Federal University of Northern Tocantins (UFNT), a subproject of the Pedagogy course. The research assumes the characteristics of qualitative research, of the case study type. For the production of data, the PRP was adopted as the research field and the reports produced by the resident and the conduct of an interview with the student were used as research instruments. The analyses allow us to perceive that participation in the PRP, based on the case studied, allows undergraduate students to have a more holistic view of the school, getting to know it in its different aspects, such as its routines and its diversity, as well as allowing students to project themselves as future teachers and perspective their practice by establishing, for example, at what level of education do you intend to work and the profile of teacher you want to assume.
Keywords: learning, pedagogical residency program, teacher training.
¿Qué me enseñó el Programa de Residencia Pedagógica? análisis del aprendizaje de un residente
RESUMEN. Desde la comprensión del aprendizaje desde una perspectiva sociocultural, que reconoce el aprendizaje como participación en el mundo, nos proponemos en esta investigación analizar la participación de un residente del Programa de Residencia Pedagógica (PRP) de la Universidad Federal del Norte de Tocantins (UFNT), subproyecto de la carrera de Pedagogía. La investigación asume las características de la investigación cualitativa, del tipo estudio de caso. Para la producción de datos, se adoptó el PRP como campo de investigación y se utilizaron como instrumentos de investigación los informes elaborados por el residente y la realización de una entrevista con el estudiante. Los análisis permiten percibir que la participación en el PRP, a partir del caso estudiado, permite a los estudiantes de pregrado tener una visión más holística de la escuela, conociéndola en sus diferentes aspectos, como sus rutinas y su diversidad, así como permitir que los estudiantes se proyecten como futuros docentes y perspectivan su práctica estableciendo, Por ejemplo, en qué nivel educativo piensa trabajar y el perfil de docente que quiere asumir.
Palabras clave: aprendizajes, programa de residencia pedagógica, formación docente.
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