Práticas educativas para sensibilizar ambientalmente e envolver a comunidade escolar no cuidado do Cerrado: Experiências do Coletivo Goiabal Vivo
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19928Resumo
O presente artigo tem como foco de estudo as práticas educativas tecidas junto ao Parque do Goiabal, um remanescente de Cerrado localizado em Ituiutaba – MG, e sua relação com a comunidade local. O objetivo da pesquisa foi pensar em ações que promovem a sensibilização ambiental e fortalecem o sentimento de pertencimento em relação ao Cerrado, por meio de práticas de educação ambiental em escolas urbanas e do campo da região. As atividades foram desenvolvidas pelo Coletivo Goiabal Vivo, formado sobretudo por discentes e docentes dos cursos de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Campus Pontal. A metodologia incluiu dinâmicas interativas, como a construção de uma teia alimentar com uso de imagens e barbantes, além da exibição do curta “Vellozia” e oficinas utilizando frutos do Cerrado, como o jatobá. Os principais resultados demonstraram o aumento da compreensão dos e das estudantes sobre as relações ecológicas, a valorização da flora local e a superação da impercepção botânica. As atividades também despertaram interesse nas famílias humanas locais, fortalecendo o vínculo da comunidade com o ambiente. Conclui-se que práticas educativas inter/transdisciplinares, que integram ciências, culturas e vivências regionais são fundamentais para promover o cuidado do Cerrado e para formar sujeitos mais conscientes e comprometidos com uma relação sensível com o ambiente e com a vida.
Palavras-chave: educação ambiental, cerrado, escola, Coletivo Goiabal Vivo.
Educational practices to raise environmental awareness and involve the school community in caring for the Cerrado: Experiences of the Goiabal Vivo Collective
ABSTRACT. This article focuses on the educational practices developed in the Goiabal Park, a remnant of the Cerrado located in Ituiutaba – MG, and its relationship with the local community. The objective of the research was to promote environmental awareness and strengthen the sense of belonging to the Cerrado through environmental education practices in urban and rural schools within the region. The activities were developed by the Coletivo Goiabal Vivo, formed mainly by students and professors of the Biological Sciences courses at the Federal University of Uberlândia – Pontal Campus. The methodology included interactive dynamics, such as the construction of a food web using images and string, in addition to the screening of the short film “Vellozia” and workshops using fruits from the Cerrado, such as the jatobá. The main results demonstrated an increase in the students’ understanding of ecological relationships, the appreciation of local flora and the overcoming of botanical imperception. The activities also sparked interest in families, strengthening the community’s bond with the environment. It is concluded that inter/transdisciplinary educational practices, which integrate science, culture and local experiences, are fundamental to promote the conservation of the Cerrado and to form subjects who are more aware and committed to environmental preservation.
Keywords: environmental education, brazilian savanna, school, Goiabal Vivo Collective.
Prácticas educativas para concientizar ambientalmente y involucrar a la comunidad escolar en el cuidado del Cerrado: Experiencias del Colectivo Goiabal Vivo
RESUMEN. Este artículo se centra en las prácticas educativas desarrolladas en el Parque Goiabal, un remanente del Cerrado ubicado en Ituiutaba – MG, y su relación con la comunidad local. El objetivo de la investigación fue promover la conciencia ambiental y fortalecer el sentido de pertenencia al Cerrado mediante prácticas de educación ambiental en escuelas urbanas y rurales de la región. Las actividades fueron desarrolladas por el Colectivo Goiabal Vivo, formado principalmente por estudiantes y docentes de Ciencias Biológicas de la Universidad Federal de Uberlândia, Campus Pontal. La metodología incluyó dinámicas interactivas, como la construcción de una red trófica con imágenes e hilo, además de la proyección del cortometraje “Vellozia” y talleres con frutos del Cerrado, como el jatobá. Los principales resultados demostraron un aumento en la comprensión de las relaciones ecológicas por parte de los estudiantes, la apreciación de la flora local y la superación de la impercepción botánica. Las actividades también despertaron el interés de las familias, fortaleciendo el vínculo de la comunidad con el medio ambiente. Se concluye que las prácticas educativas inter/transdisciplinarias, que integran ciencia, cultura y experiencias locales, son fundamentales para promover la conservación del Cerrado y formar sujetos más conscientes y comprometidos con la preservación del medio ambiente.
Palabras clave: educación ambiental, cerrado, escuela, Colectivo Goiabal Vivo.
Downloads
Referências
Almeida, D., Cangussu, M. A., De Lourdes Bragion, M. (2013) Avaliação do grau de conhecimento sobre serpentes peçonhentas e sua importância ecológica. Um estudo de caso com alunos do ensino médio da rede pública de ensino regular de Machado/Mg, Brasil. Enciclopédia Biosfera, 9(17).
Araújo, N. (2021, 12 de maio). Canela-de-ema (Vellozia squamata). Natu 14, 1–3.
Borges, D. C. S., Pereira, S. G., Machado, F. C. A., & Santos, A. L. Q. (2020). Anta Brasileira–Tapirus terrestris: características gerais, mitológicas e seu conhecimento popular nas regiões do Noroeste e do Alto Paranaíba em Minas Gerais. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, 5, página inicial e final.
Clerget-Gurnaud, D. (2015). Viver apaixonadamente com Kierkegaard (M. Ferreira, Trad., 1ª ed.). Petrópolis: Editora Vozes.
Costa, R. A. (2011). Análise biogeográfica do Parque Municipal do Goiabal em Ituiutaba-MG. Caderno Prudentino de Geografia, 1(33), 68–83.
Custódio, A. de A. (2016, 1 fevereiro) Técnicas de Recuperação de Áreas Degradadas. JETMA, [S. l.], p. 45–50.
Custódio, K. D., Queiroz, V., & Sales, T. (2025). Questionar o racismo ambiental entre ruínas e(m) paisagens mais que humanas no Parque Goiabal. Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 34(1), e231548. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v34i1pe231548
Haraway, D. (2016). Antropoceno, capitaloceno, plantationoceno, chthuluceno: fazendo parentes. ClimaCom Cultura Científica, 3(5), 139–146.
Hartweg, B., et al. (2017). Jenga da cadeia alimentar peruana: ecossistemas de aprendizagem com um modelo interativo. School Science and Mathematics, 117(6), 229–238.
Jorge, T. M. (2019, 1 janeiro). Urgência e necessidade da pesquisa científica. Darcy: revista de jornalismo científico e cultural da universidade de Brasília, [S. l.], 21, 3–3.
Lindenmeyer, C. M. (2013). (Re) construção de conhecimentos sobre cadeia alimentar: trabalhando a partir das ideias dos alunos na educação em jovens e adultos (Master's thesis). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
Parsley, K. M. (2020). Plant awareness disparity: a case for renaming plant blindness. Plants People Planet 2: 598-601. http://doi.org/10.1002/ppp3.10153.
Petrini, C. (2009). Slow Food: princípios da nova gastronomia. In nome dos autores da obra (Ed. ou Coord. ou Org.), Slow food: princípios da nova gastronomia (pp. 245–245). Local de publicação: editora.
Pereira, C. N. (2022, 21 dezembro). Gastronomia e educação ambiental: convergências e desafios para a formação superior de gastrônomas e gastrônomos. Mangút: Conexões Gastronômicas, [S. l.], p. 1–17.
Pires, C. (2019, 1 de janeiro). Patrimônio (in)visível. Darcy: Revista de Jornalismo Científico e Cultural da Universidade de Brasília, 10, página inicial e final.
Salatino, A., & Buckeridge, M. (2016). Mas de que te serve saber botânica?. Estudos avançados, 30(87), 177–196.
Sales, T. A., Carvalho, D. F., & Rigue, F. M. (2023). Corpos, comidas e currículos: educação em Ciências e Biologia menor. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(nesp.1), 1062–1082. https://doi.org/10.46667/renbio.v16inesp.1.967
Sales, T. A. (2024). Vivir y morir con: (trágicos) aprendizajes multiespecie y formas de decir adiós. Revista Latinoamericana de Estudios Críticos Animales, 11(2), página inicial e final.
Silva, J. B. (2022). A cadeia alimentar na prática pedagógica de professoras que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental (Dissertação de Mestrado em Ensino das Ciências). UFRPE, Recife.
Ursi, S., & Salatino, A. (2022). Nota Científica-É tempo de superar termos capacitistas no ensino de Biologia: impercepção botânica como alternativa para" cegueira botânica". Boletim de Botânica, 39, 1–4.
Walter, B.; Sevilha, A. (2019). A agonia de um bioma. Darcy: revista de jornalismo científico e cultural da universidade de Brasília, [S. l.], 21, 6–6.
Wandersee, J. H. & Schussler, E. E. (1999). Preventing plant blindness. The American Biology Teacher 61(2), 284–286. http://doi.org/ 10.2307/4450624
Wandersee, J. H. & Schussler, E. E. (2001). Toward a theory of plant blindness. Plant Science Bulletin 47: 2–9. Recuperado de: https://botany.org/userdata/IssueArchive/issues/originalfile/PSB_2001_47_1.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Mike Nascimento dos Santos, Karen Evangelista Marques, Tiago Amaral Sales, Lucas Matheus da Rocha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).





