Práticas educativas para sensibilizar ambientalmente e envolver a comunidade escolar no cuidado do Cerrado: Experiências do Coletivo Goiabal Vivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19928

Resumo

O presente artigo tem como foco de estudo as práticas educativas tecidas junto ao Parque do Goiabal, um remanescente de Cerrado localizado em Ituiutaba – MG, e sua relação com a comunidade local. O objetivo da pesquisa foi pensar em ações que promovem a sensibilização ambiental e fortalecem o sentimento de pertencimento em relação ao Cerrado, por meio de práticas de educação ambiental em escolas urbanas e do campo da região. As atividades foram desenvolvidas pelo Coletivo Goiabal Vivo, formado sobretudo por discentes e docentes dos cursos de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Campus Pontal. A metodologia incluiu dinâmicas interativas, como a construção de uma teia alimentar com uso de imagens e barbantes, além da exibição do curta “Vellozia” e oficinas utilizando frutos do Cerrado, como o jatobá. Os principais resultados demonstraram o aumento da compreensão dos e das estudantes sobre as relações ecológicas, a valorização da flora local e a superação da impercepção botânica. As atividades também despertaram interesse nas famílias humanas locais, fortalecendo o vínculo da comunidade com o ambiente. Conclui-se que práticas educativas inter/transdisciplinares, que integram ciências, culturas e vivências regionais são fundamentais para promover o cuidado do Cerrado e para formar sujeitos mais conscientes e comprometidos com uma relação sensível com o ambiente e com a vida.

Palavras-chave: educação ambiental, cerrado, escola, Coletivo Goiabal Vivo.

 

Educational practices to raise environmental awareness and involve the school community in caring for the Cerrado: Experiences of the Goiabal Vivo Collective

ABSTRACT. This article focuses on the educational practices developed in the Goiabal Park, a remnant of the Cerrado located in Ituiutaba – MG, and its relationship with the local community. The objective of the research was to promote environmental awareness and strengthen the sense of belonging to the Cerrado through environmental education practices in urban and rural schools within the region. The activities were developed by the Coletivo Goiabal Vivo, formed mainly by students and professors of the Biological Sciences courses at the Federal University of Uberlândia – Pontal Campus. The methodology included interactive dynamics, such as the construction of a food web using images and string, in addition to the screening of the short film “Vellozia” and workshops using fruits from the Cerrado, such as the jatobá. The main results demonstrated an increase in the students’ understanding of ecological relationships, the appreciation of local flora and the overcoming of botanical imperception. The activities also sparked interest in families, strengthening the community’s bond with the environment. It is concluded that inter/transdisciplinary educational practices, which integrate science, culture and local experiences, are fundamental to promote the conservation of the Cerrado and to form subjects who are more aware and committed to environmental preservation.

Keywords: environmental education, brazilian savanna, school, Goiabal Vivo Collective.

 

Prácticas educativas para concientizar ambientalmente y involucrar a la comunidad escolar en el cuidado del Cerrado: Experiencias del Colectivo Goiabal Vivo

RESUMEN. Este artículo se centra en las prácticas educativas desarrolladas en el Parque Goiabal, un remanente del Cerrado ubicado en Ituiutaba – MG, y su relación con la comunidad local. El objetivo de la investigación fue promover la conciencia ambiental y fortalecer el sentido de pertenencia al Cerrado mediante prácticas de educación ambiental en escuelas urbanas y rurales de la región. Las actividades fueron desarrolladas por el Colectivo Goiabal Vivo, formado principalmente por estudiantes y docentes de Ciencias Biológicas de la Universidad Federal de Uberlândia, Campus Pontal. La metodología incluyó dinámicas interactivas, como la construcción de una red trófica con imágenes e hilo, además de la proyección del cortometraje “Vellozia” y talleres con frutos del Cerrado, como el jatobá. Los principales resultados demostraron un aumento en la comprensión de las relaciones ecológicas por parte de los estudiantes, la apreciación de la flora local y la superación de la impercepción botánica. Las actividades también despertaron el interés de las familias, fortaleciendo el vínculo de la comunidad con el medio ambiente. Se concluye que las prácticas educativas inter/transdisciplinarias, que integran ciencia, cultura y experiencias locales, son fundamentales para promover la conservación del Cerrado y formar sujetos más conscientes y comprometidos con la preservación del medio ambiente.

Palabras clave: educación ambiental, cerrado, escuela, Colectivo Goiabal Vivo.

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Biografia do Autor

Mike Nascimento dos Santos, Universidade Federal de Uberlandia

Mike Nascimento dos Santos
Licenciando em Ciencias Biológicas na Universidade Federal de Uberlandia (UFU), Campus Pontal. Integrante, artista e ambientalista junto ao Coletivo Goiabal Vivo.
Email: mike.santos@ufu.br
Orcid: https://orcid.org/0009-0003-3291-0447

Karen Evangelista Marques, Universidade Federal de Uberlândia

Karen Evangelista Marques
Integrante, ambientalista, bióloga pela Universidade Federal de Uberlândia, fotógrafa e artista.
E-mail: karen19-marques@outlook.com
Orcid: https://orcid.org/0009-0003-3442-7387

Tiago Amaral Sales, Universidade Federal de Uberlândia

Tiago Amaral Sales
Professor Adjunto nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, vinculados ao Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Pontal. Realizou o pós-doutorado em Divulgação Científica e Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estácio de Santa Catarina (UNESA). Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pelo Instituto de
Biologia da Universidade Federal de Uberlândia (INBIO/UFU).
E-mail: tiagoamaralsales@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3555-8026

Lucas Matheus da Rocha, Universidade Federal de Uberlândia

Lucas Matheus da Rocha
Professor Associado nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Pontal. Doutor e Mestre em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Programa de Pós-Graduação em Botânica do Museu Nacional (Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGBOT/MN/UFRJ). Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
E-mail: lucasrocha@ufu.br
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0358-2814

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Publicado

2025-12-24

Como Citar

Nascimento dos Santos, M., Evangelista Marques, K., Amaral Sales, T., & Matheus da Rocha, L. (2025). Práticas educativas para sensibilizar ambientalmente e envolver a comunidade escolar no cuidado do Cerrado: Experiências do Coletivo Goiabal Vivo. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, e19928. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19928

Edição

Seção

Dossiê: Caminhos e lutas na formação de professores do Campo no Brasil