Escola Família Agrícola: reflexões sobre as contribuições para comunidades rurais

Autores

  • Adriana Rodrigues da Silva Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais / Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM https://orcid.org/0000-0003-1725-689X
  • Aline Weber Sulzbacher Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM https://orcid.org/0000-0003-3353-4589

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e5756

Resumo

Neste artigo, objetivamos apresentar e analisar projeto de educação do campo da Escola Família Agrícola do município de Veredinha (MG) e, a partir dele, discutir as contribuições para os sujeitos que compõem a comunidade; e contribuir para discussão sobre o papel do ensino de geografia em experiências de educação do campo. Os procedimentos metodológicos envolvem a realização de monografia de curso de especialização, incluindo pesquisa e estudo bibliográfico, análise de documentos e observação sistemática. Indicamos como contribuições a capacidade de mobilização e organização social dos agricultores e a alternância pedagógica, que reverberam nos espaços-tempos educativos e se consolidam com juventudes atuantes na região. A EFAV contribui na produção de territórios de resistência, com significativas mudanças na dinâmica regional. Concluímos apontando que a EFAV foi criada para garantir acesso ao ensino médio e técnico para jovens do campo, mas avançou em uma proposta pedagógica e política que atende aos interesses dos sujeitos do campo. Para isso, envolveu mobilização popular e também articulação de diferentes organizações sociais. A escola, em si, mobilizou processos educativos e políticos que movimentaram e conscientizaram as comunidades e agricultores.

Palavras-chave: Educação do Campo, Pedagogia da Alternância, Juventudes, Ensino de Geografia.

 

Agricultural Family School: reflections about contributions to rural communities

ABSTRACT. In this article, we aim to analyze the field education project of the Escola Família Agrícola in the city of Veredinha (MG) and, from it, discuss the contributions to the subjects that make up the community; and, to contribute to the discussion about the role of geography teaching in rural education projects. The methodological procedures involve the realization of a specialization course monograph, including research and bibliographical study, document analysis and systematic observation. We indicate as contributions the capacity of mobilization and social organization of the farmers and the pedagogical alternation, which reverberate in the educational spaces and are consolidated with young people active in the region. EFAV contributes to the production of territories of resistance, with significant changes in regional dynamics. We conclude by pointing out that the EFAV was created to guarantee access to secondary and technical education for young people in the countryside, but it has advanced in a pedagogical and political proposal that meets the interests of the subjects in the countryside. To this end, it involved popular mobilization and also the articulation of different social organizations. The school itself mobilized educational and political processes that mobilized and raised awareness among communities and farmers.

Keywords: Countryside Education, Pedagogy of Alternation, Youth, Geography Education.

 

Escuela Familia Agrícola: reflexiones sobre las contribuciones para comunidades rurales

RESUMEN. En este artículo, se pretende presentar y analizar el proyecto de educación de campo de la Escuela Familiar Agropecuaria del municipio de Veredinha (MG) y, a partir de él, discutir los aportes a las temáticas que conforman la comunidad; y contribuir a la discusión sobre el papel de la enseñanza de la geografía en las experiencias de educación de campo. Los procedimientos metodológicos implican la realización de monografías de cursos de especialización, incluyendo la investigación y el estudio bibliográfico, el análisis de documentos y la observación sistemática. Señalamos como aportes la capacidad de movilización y organización social de los agricultores y la alternancia pedagógica, que reverberan en los espacios educativos y se consolidan con los jóvenes activos en la región. El EFAV contribuye a la producción de territorios de resistencia, con cambios significativos en la dinámica regional. Concluimos señalando que la EFAV fue creada para garantizar el acceso a la educación secundaria y técnica de los jóvenes del campo, pero ha avanzado en una propuesta pedagógica y política que responde a los intereses de los sujetos del campo. Para ello, supuso la movilización popular y también la articulación de diferentes organizaciones sociales. La propia escuela movilizó procesos educativos y políticos que movilizaron y sensibilizaron a las comunidades y a los agricultores.

Palabras clave: Educación del Campo, Pedagogía de la Alternancia, Juventud, Enseñanza de la Geografía.

 

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Biografia do Autor

Adriana Rodrigues da Silva, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais / Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Professora de História na Escola Estadual Antônio Fernandes de Oliveira (SEE/MG). Formada em História - Licenciatura (Unimontes), Ciências Sociais (UNIFRAN), Bacharelado em Administração Pública (UFVJM), Especialização em Ensino de Geografia (UFVJM) e Especialização em Gestão do Trabalho Pedagógico: Gestão, Supervisão e Inspeção (FVC) e Mestrando em Ciências Humanas (UFVJM). Desenvolve pesquisas nas áreas de Políticas Públicas, Educação, Geografia e História, em temáticas como educação do campo, ensino de geografia, associativismo rural, desenvolvimento e políticas públicas. Estudante no grupo de pesquisa Centro de Estudos Sociais sobre o Vale do Jequitinhonha - CVJ, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Aline Weber Sulzbacher, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Professora na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com atuação no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Rurais (PPGER/UFVJM), no Curso de Especialização em Ensino de Geografia (ENGEO – UFVJM, de 2016-2018) e no Curso de Graduação em Geografia - Licenciatura (FIH/UFVJM). Formada em Geografia - Licenciatura (UFSM), com Mestrado em Extensão Rural (UFSM), Especialização em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo (UFSM) e Doutora em Geografia (FCT/UNESP). Desenvolve pesquisas nas áreas de Geografia Agrária, Geografia Política, Educação e Geografia, em temáticas como questão agrária, questão energética, desenvolvimento e espaço rural, política e território, ensino de geografia e educação do campo. Coordenadora do grupo interdisciplinar de pesquisa, ensino e extensão Observatório dos Vales e do Semiárido Mineiro.

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Publicado

2020-08-31

Como Citar

da Silva, A. R., & Sulzbacher, A. W. (2020). Escola Família Agrícola: reflexões sobre as contribuições para comunidades rurais. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 5, e5756. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e5756

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos