Usos do livro didático de Ciências em uma escola do campo

Autores

  • Raimunda Alves Melo Alves Melo Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Antonia Pereira de Macedo Universidade Federal do Piauí - UFPI

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e6994

Resumo

O objetivo geral deste estudo é compreender a utilização do Livro Didático (LD) de Ciências Naturais em turmas do 6º ao 9º ano de escolas do campo. Especificamente, a pesquisa objetiva conhecer os usos metodológicos do LD de Ciências Naturais em turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas do campo e identificar como os professores utilizam o LD de Ciências Naturais. Realizou-se pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, por ser esse tipo de pesquisa o que melhor se adequou ao objeto e objetivos do estudo. Como instrumentos de coleta de dados, utilizou-se a observação simples e a entrevista. O estudo foi realizado em uma escola do campo situada no município de Juazeiro do Piauí. As interlocutoras foram duas professores que trabalham com o componente curricular de Ciências Naturais e que aderiram à investigação de forma livre e consciente. Os resultados apontam que as tensões metodológicas na utilização do LD de Ciências Naturais incluem falhas no processo de escolha e a disponibilização, pelo Ministério da Educação (MEC), de materiais que não valorizam a realidade camponesa. Dessa forma, é necessário a implementação de processos de formação continuada através dos quais os docentes reflitam sobre suas concepções de campo e cultura camponesa e dinamizem as formas de utilização dos LDs.

Palavras-chave: Ensino de Ciências, Escola do Campo, Livro didático.

 

Uses of the Science textbook in a countryside school                                        

ABSTRACT. The general objective of this study is to understand the use of the Didactic Book (LD) of Natural Sciences in classes from 6th to 9th year of rural schools. Specifically, the research aimed to know the methodological uses of the Natural Sciences LD in classes from the 6th to the 9th year of elementary school in rural schools and to identify how teachers use the LD of Natural Sciences. Descriptive research was carried out, with a qualitative approach, since this type of research was the one best suited to the object and objectives of the study. Data collection instruments, simple observation and interview were used as instruments. The study was carried out in one of the rural located in the municipality of Juazeiro do Piauí. The interlocutors were two teachers who works with the curricular component of Natural Sciences and who joined the research in a free and conscious way. The results point out that methodological tensions in the use of the Natural Sciences LD, include failures in the selection process and the availability by the Ministry of Education (MEC) of materials that do not value peasant reality. Thus, it is necessary to implement continuous training processes through which teachers reflect on their conceptions of rural and peasant culture and dynamize the ways of using LDs.

Keywords: Teaching Science, Countryside School, Textbook.

 

Utilizaciones del libro de texto de la Ciencia en una escuela rural

RESUMEN. El objetivo general de este estudio es comprender la utilización del Libro Didáctico (LD) de Ciencias Naturales en grupos del 6º al 9º año de escuelas del campo. En concreto, la investigación objetivó conocer los usos metodológicos del LD de Ciencias Naturales en grupos del 6º al 9º año de la Enseñanza Fundamental de escuelas del campo e identificar cómo los profesores utilizan el LD de Ciencias Naturales. Se realizó una investigación descriptiva, de abordaje cualitativo, por ser ese tipo de investigación lo que mejor se adecuó al objeto y objetivos del estudio. Se utilizó como instrumentos de recolección de datos, la observación simple y la entrevista. El estudio se llevó a cabo en una escuela de campo ubicada en el municipio de Juazeiro do Piauí.  Las interlocutoras fueron dos profesores que trabajan con el componente curricular de Ciencias Naturales y que se adhirieron a la investigación de forma libre y consciente. Los resultados apuntan que las tensiones metodológicas en la utilización del LD de Ciencias Naturales, incluyen fallas en el proceso de elección y la puesta a disposición, por el Ministerio de Educación (MEC), de materiales que no valoran la realidad campesina. De esta forma, es necesario la implementación de procesos de formación continuada a través de los cuales, los docentes reflexionan sobre sus concepciones de campo y cultura campesina y dinamizan las formas de utilización de los LDs.

Palabras clave: Enseñanza de Ciencias, Escuela Rural, Libro Didáctico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimunda Alves Melo Alves Melo, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Piauí. É graduada em Licenciatura em Pedagogia. Atualmente é professora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí.

Antonia Pereira de Macedo , Universidade Federal do Piauí - UFPI

É graduada em Licenciatura em Educação do Campo pela Universidade Federal do Piauí. É professora do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Educação de Juazeiro do Piauí.

Referências

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Brasil. (1996). Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 dez. 1996. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf

Brasil. (1997). Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF.

Brasil. (2005). Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Referências para uma política de Educação do Campo: caderno de subsídios. Brasília.

Brasil. (2010a). Decreto nº 7.352, de 4 de dezembro de 2010. Dispõe sobre a Política Nacional de Educação do Campo e o Pronera. Brasília: Ministério da Educação. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007_2010/2010/decreto/d7352.htm

Brasil. (2010b). Decreto nº 7.084, de 27 de janeiro de 2010. Recuperado de http://www.fnde.gov.br

Chizzotti, A. (2006). Pesquisa qualitativa em Ciências Humanas e Sociais. Petrópolis: Vozes.

Freire, P. (1983). Pedagogia da Esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Gadotti, M. (2003). Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. Novo Hamburgo: Feevale.

Gil, A. C. (2011). Métodos e técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas.

Lajolo, M. (1996). Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em Aberto, 16(69), pp. 03-09.

Lakatos, E. M., & Marconi, M. A. (1992). Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas.

Libâneo, J. C., Oliveira, J. F., & Toschi, M. S. (2003). Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez.

Libâneo, J. C. (1990). Didática. São Paulo: Cortez.

Krasilchik, M. (1987). O professor e o currículo das Ciências. São Paulo: EPU: Editora Universidade de São Paulo.

Lima, D. M. (2012). Livro didático e juventudes na Educação de [Jovens e] Adultos: consolidação ou negação do direito de ser jovem? In Anais V Simpósio Internacional sobre Juventude Brasileira (JUBRA): Territórios Interculturais de Juventude. Recife, p. 01-13. Recuperado de http://www.unicap.br/jubra/wp-content/uploads/2012/10/TRABALHO-150.pdf

Menezes, E. T., & Santos, T. H. (2001). Verbete livro didático. In Dicionário Interativo da Educação Brasileira: Educabrasil. São Paulo: Midiamix. Recuperado de http://www.educabrasil.com.br/livro-didatico/

Moreira, A. F., & Candau, V. M. (2008). Currículo, conhecimento e cultura. In Brasil, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Indagações sobre currículo. (pp. 03-09). Brasília: Ministério da Educação.

Ribas, C. S., Buzen, C. (2015). Livros didáticos no ciclo de Alfabetização: diversos perfis, múltiplos usos. In Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A organização do trabalho escolar e os recursos didáticos na alfabetização. Caderno 04 (pp. 19-31). Brasília: MEC, SEB.

Silva, E. T. (1996). Livro didático: do ritual de passagem à ultrapassagem. Em aberto, 69(16), 11-15.

Souza, W. O., & Soares, J. B. (2011). Memorial do PNLD: elaboração, natureza e funcionalidades. In XIX Semana de Humanidades, Anais... Natal.

Downloads

Publicado

2020-10-28

Como Citar

Melo, R. A. M. A., & Macedo , A. P. de. (2020). Usos do livro didático de Ciências em uma escola do campo. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 5, e6994. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e6994

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos