Formação Continuada de professores do MST: uma releitura teórica da Situação de Estudo a partir de Henry A. Giroux

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e8904

Resumo

Formação Continuada de professores do MST: uma releitura teórica da Situação de Estudo a partir de Henry A. Giroux

Discussões referentes ao ensino de Ciências no contexto nacional têm auxiliado na formação inicial e continuada de professores, como contribuição para a qualidade do ensino e aprendizagem. Nesse sentido, este trabalho explicita uma releitura da proposta de Situação de Estudo (SE) para a formação de professores do MST, dialogando com a pedagogia crítica de Henry A. Giroux. A pesquisa, fruto de uma dissertação, foi desenvolvida no Centro Integrado Florestan Fernandes do Assentamento Terra à Vista, localizada em Arataca/Bahia, constituindo-se dos seguintes instrumentos: a) Projeto Político Pedagógico (PPP); b) Questionários realizados com doze professores da escola; c) Entrevistas realizadas com a coordenadora, o diretor da escola e três professores participantes do curso. Os dados provenientes de todos os instrumentos foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD). Por meio das etapas que foram desenvolvidas, podemos perceber aproximações a partir do teórico adotado com a SE e a formação de professores do MST, bem como relações com a pedagogia crítica e com a pedagogia do MST.

Palavras-chave: Formação Continuada, MST, Situação de Estudo, Ensino de Ciências.

 

Continuing Training of MST Teachers: a theoretical re-reading of the Study Situation from Henry A. Giroux

ABSTRACT. Discussions concerning the teaching of sciences in the national context have assisted in the initial and continuing teacher training, as a contribution to the quality of teaching and learning. In this sense, this work explains a re-reading of the Study Situation (SE) proposal for the training of MST teachers, in dialogue with the critical pedagogy of Henry A. Giroux. The research, the result of a dissertation, was developed in the Integrated Center Florestan Fernandes of the Settlement Terra a Vista, located in Arataca/Bahia, constituting of the following instruments: a) Pedagogical Political Project (PPP); b) Questionnaires conducted with twelve teachers of the school; c) Interviews with the coordinator, the school director and three teachers participating in the course. Data from all instruments were analyzed in the light of the Discursive Textual Analysis (ATD). Through the stages that have been developed, we can perceive approximations from the theoretician adopted with the SE and the formation of teachers of the MST, as well as relations with the critical pedagogy and with the pedagogy of the MST.

Keywords: Continuing Training, MST, Study Situation, Science Teaching.

 

Formación continua de profesores del MST: una relectura teórica de la situación de estudio a partir de Henry A. Giroux                                   

RESUMEN. Discusiones referentes a la enseñanza de las ciencias en el contexto nacional han ayudado en la formación inicial y continuada de profesores, como contribución a la calidad de la enseñanza y el aprendizaje. En este sentido, este trabajo explicita una relectura de la propuesta de Situación de Estudio (SE) para la formación de profesores del MST, dialogando con la pedagogía crítica de Henry A. Giroux. La investigación, fruto de una tesis de maestría, fue desarrollada en el Centro Integrado Florestan Fernandes en el Asentamiento Terra a Vista, ubicada en Arataca/Bahía, constituyéndose de los siguientes instrumentos: a) Proyecto Político Pedagógico (PPP); b) Cuestionarios realizados con 12 profesores de la escuela; c) Encuestas realizadas con la coordinadora, el director de la escuela y tres profesores participantes del curso. Los datos provenientes de todos los instrumentos se analizaron a la luz del análisis textual discursivo (ATD). Por medio de las etapas que fueron desarrolladas podemos percibir las aproximaciones de la SE y la formación de profesores del MST, así como su relación con la pedagogía crítica y con la pedagogía del MST.

Palabras clave: Formación Continua, MST, Situación de Estudio, Enseñanza de las Ciencias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francislene Neres Santos Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Francislene Neres Santos Silva – Graduada em Pedagogia (2016) pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Especialista em Educação Infantil (2018). Mestra em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (2019) da UESC. Membro do Grupo de Pesquisa em Currículo e Formação de Professores em Ensino de Ciências (GPeCFEC).

Elisa Prestes Massena, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Elisa Prestes Massena – Doutora em Educação. É docente e pesquisadora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), atuando no curso de Licenciatura em Química e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Currículo e Formação de Professores em Ensino de Ciências (GPeCFEC).

Referências

Autor 1

Autor 2

Autor 3

Autor 4

Autor 5

Autor 6

Auth, M. A. (2002). Formação de professores de ciências naturais na perspectiva temática e unificadora. (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Resolução n.1, de 03 de abril de 2002. (2002, 09 de abril). Estabelece as Diretrizes para a Educação Básica nas escolas do campo. Recuperado de: http://www.camara.leg.br.

Caldart, R. S. (2001). A escola do Campo em Movimento. In: Benjamim, C. & Caldart, R. S. (Orgs.). Projeto Popular e Escolas do Campo. 2 ed. Brasília.

Caldart, R. S. (2003). Movimento Sem Terra: lições de Pedagogia. Currículo sem Fronteiras, 3 (1), 50-59.

Caldart, R. S. (2005). Elementos para a construção do Projeto Político e Pedagógico da Educação do Campo. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Cadernos temáticos: educação do campo, 23-34.

Frison, M. D. et al. (2007). Conhecendo o Câncer, um caminho para a vida: uma Situação de Estudo como possibilidade de mudança no fazer cotidiano escolar. In: Galiazzi, M. do C; Auth, M.; Moraes, R. & Mancuso, R. (orgs). Construção curricular em rede na educação em ciências: uma aposta de pesquisa na sala de aula. Ijuí: Ed. Unijuí.

Gehlen, S. T; Maldaner, O. A. & Delizoicov, D. (2012) Momentos Pedagógicos e as Etapas da Situação de Estudo: complementaridades e contribuições para a educação em Ciências. Ciência & Educação, 18 (1), 1-22.

Giroux, H. A. (1987). Pedagogia Radical e o intelectual transformador. In Escola crítica e política Cultural. São Paulo, SP: Cortez Editora, 7-53.

Giroux, H. A. (1997). Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas.

Giroux, H. A. (2003). Pedagogía y política de la esperanza: teoria, cultura y enseñanza: uma antologia crítica. Buenos Aires: Amorrortu.

Giroux, H. A. (2004). Teoría y Resistencia em educación: uma pedagogia para la oposición. 6ª ed. Buenos Aires, Argentina: Siglo XXI Editores.

Giroux, H. A.& Mclaren, P. (1998) Sociedad, cultura y educación. Madrid, Espanha: Miño y Dáyila Editores.

Giroux, H. A.& Mclaren, P. (2011). Formação do professor como um Contra-esfera pública: a pedagogia radical como uma forma de política cultural. In: MOREIRA, A.F.; SILVA, T. T. da. (Orgs.). Currículo, Cultura e Sociedade. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2011, p. 125-153.

Giroux, H. A.; Simon, R. (2011). Cultura Popular e Pedagogia Crítica: a vida cotidiana como base para o conhecimento curricular. In: MOREIRA, A.F.; SILVA, T. T. da. (Orgs.). Currículo, Cultura e Sociedade. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2011, p. 107-140.

Halmenschlager, K. R. (2014). Abordagem de temas em Ciências da Natureza no ensino médio: implicações na prática e na formação docente. (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina.

Halmenschlager, K. R.; Fernandes, C. dos S. & Brick, E. M. (2018). Abordagem de temas no Ensino de Ciências e Matemática: um olhar para produções relacionadas à educação do Campo. IENCI, 23(2), 172-189.

Halmenschlager, K. R.; Camilo, J.; Fernandes, C. dos S.; Mônaco, G. D. & Brick, E. M. (2017) Articulações entre Educação do Campo e Ensino de Ciências e Matemática presentes na literatura: um panorama inicial. Ensaio, 19, 1-21.

Maldaner, O. A. & Zanon, L. B. (2004). Situação de Estudo: uma organização de ensino que extrapola a formação disciplinar em ciências. In: Moraes, R.; Mancuso, R. (Org.). Educação em ciências: produção de currículos e formação de professores. Ijuí: Editora Unijuí.

Minayo, M. C. de S. (org.) (2012). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 32 ed. Petrópolis: Vozes.

Moreira, A.F.& Silva, T. T. da. (2002). Sociologia e Teoria Crítica do Currículo: uma introdução. In: Moreira, A.F.& Silva, T. T. da. (Orgs.). Currículo, Cultura e Sociedade. 7 ed. São Paulo: Cortez.

MST (1992). Ocupar, resistir e produzir também na Educação. Boletim da educação. n. 01.

______. (1996). Princípios da Educação no MST. Caderno de Educação, Porto Alegre, n.8.

______. (2001). Pedagogia do Movimento Sem Terra: acompanhamento às escolas. Boletim da Educação.n. 08.

______. (2005). Dossiê MST Escola: Documentos e Estudos 1990-2001. Cadernos de Educação. Edição Especial, 13.

______. (2014). II Encontro Nacional de Educadoras e Educadores da reforma Agrária. II ENERA. Boletim da Educação. nº.12.

Moraes, R.& Galliazi, M. C. (2007) Análise Textual Discursiva. Ijuí: UNIJUÍ.

Pansera-de-Araùjo, M. C; Auth, M. A. & Maldaner, O. A. (2007). Situações de Estudo como forma de inovação curricular em Ciências Naturais. In: Galiazzi et al. Construção em rede na Educação em Ciências: uma aposta de pesquisa na sala de aula. Ijuí: Ed. Unijuí, 160-176.

Sangiogo, F. A.; Halmenschlager, K.R.; Hunsche, S. & Maldaner, O. A. (2013). Pressupostos Epistemológicos que balizam a Situação de Estudo: algumas implicações ao processo de ensino e à formação docente. Ciências e Educação, 19 (1), 35-54.

Santos, Ellen Vieira (org.). (2011). Educação do Campo: rompendo cercas construindo caminhos. 2ª ed. FETAEMG, Minas Gerais.

Santos, A. R. dos. (2013). Ocupar, resistir e produzir, também na educação! O MST e a burocracia estatal: negação e consenso. (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais.

______. (2016). Aliança (neo) desenvolvimentista e decadência ideológica no campo: movimentos sociais e reforma agrária do consenso. Editora CRV: Curitiba.

Publicado

2020-09-29

Como Citar

Silva, F. N. S. ., & Massena, E. P. (2020). Formação Continuada de professores do MST: uma releitura teórica da Situação de Estudo a partir de Henry A. Giroux. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 5, e8904. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e8904

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos