Entre o sacerdócio e o ativismo: o cotidiano de uma escola do campo de Valença - RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e8921

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar o cotidiano de uma docente em uma escola pública do campo localizada no município de Valença - RJ. Segundo Alves (2003), cada dia da escola é diferente, portanto, é necessário que diferentes tipos de estudos mostrem como o conhecimento é construído e reconstruído no ambiente escolar, bem como destaquem quais são as expectativas do professor em relação à docência e relatem as suas condições de trabalho. Trata-se de uma pesquisa qualitativa (Gerhartdt & Silveira, 2009), cujos dados foram produzidos por meio de observações in loco do cotidiano da escola e tomando como base uma entrevista semiestruturada realizada com a professora. Uma vez produzidos, os dados foram analisados via categorização (Moraes, 1999). Os resultados apontam para a precariedade da escola, para as dificuldades que a professora passa no exercício da docência e para um misto de esperança e pessimismo em relação às mudanças nas ações das autoridades em relação à educação do campo.

Palavras-chave: Educação do Campo, Cotidiano, Valença.

 

Amidst the priesthood and activism: the everyday life of a school in the countryside of Valença - RJ

Abstract: The objective of this research was to analyze the daily life of a teacher in a public school located in the city of Valença - RJ. According to Alves (2003), each day of the school is different, therefore, it is necessary that different types of studies show how knowledge is constructed and reconstructed in the school environment, as well as highlight what are the expectations of the teacher in relation to teaching and report the their working conditions. This is a qualitative research (Gerhartdt & Silveira, 2009), which were produced through on-site observations of the school's daily life and based on a semi-structured interview conducted with the teacher. Once produced, the data were analyzed via categorization (Moraes, 1999). The results point to the precariousness of the school, the difficulties that the teacher goes through in the exercise of teaching and a mixture of hope and pessimism in relation to the changes in the actions of the authorities in relation to rural education.

Keywords: Rural Education, Everyday Life, Valença.

 

Entre el sacerdocio y lo activismo: la vida cotidiana de una escuela en el campo de Valença – RJ

Resumen: El objetivo de esta investigación fue analizar la vida diaria de un profesor en una escuela pública ubicada en la ciudad de Valença - RJ. Según Alves (2003), cada día de la escuela es diferente, por lo tanto, es necesario que diferentes tipos de estudios muestren cómo se construye y reconstruye el conocimiento en el entorno escolar, así como resaltar cuáles son las expectativas del maestro en relación con la enseñanza y la presentación de informes. sus condiciones de trabajo.  Esta es una investigación cualitativa (Gerhartdt y Silveira, 2009), que se produjeron a través de observaciones in situ de la vida diaria de la escuela y basadas en una entrevista semiestructurada realizada con el profesor. Una vez producidos, los datos se analizaron mediante categorización (Moraes, 1999). Los resultados apuntan a la precariedad de la escuela, las dificultades que experimenta el maestro en el ejercicio de la enseñanza y una mezcla de esperanza y pesimismo en relación con los cambios en las acciones de las autoridades en relación con la educación rural.

Palabras clave: Educación del Campo, Cotidiano, Valença.

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Biografia do Autor

Érica Alves da Silva Fartes, Faculdade de Venda Nova do Imigrante – FAVENI

Érica Alves da Silva Fartes é bacharel em Direito pela Fundação Educacional Dom André Arcoverde Centro de Ensino Superior de Valença, e especialista em Direito Processual do Trabalho. É licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e pós-graduanda em orientação educacional pela Faculdade FAVENI. É professora no Colégio LAF.

Renan Santiago de Sousa, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Renan Santiago de Sousa é doutorando e mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É também licenciado em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música e licenciando em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Atua como professor voluntário de Trabalho de Conclusão de Curso I e II no curso de Pedagogia EaD da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

2020-11-27

Como Citar

Alves da Silva Fartes, Érica, & Santiago de Sousa, R. (2020). Entre o sacerdócio e o ativismo: o cotidiano de uma escola do campo de Valença - RJ . Revista Brasileira De Educação Do Campo, 5, e8921. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e8921

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Artigos / Articles / Artículos