UM ESTUDO APLICADO DE PARALELISMO E ÂNGULOS POR MEIO DO GOOGLE MEET
DOI:
https://doi.org/10.20873/riecim.v1i1.11745Palavras-chave:
Ensino, Aprendizagem, Geometria, Meio ambiente, Tecnologia DigitalResumo
Este trabalho configura-se com uma pesquisa qualitativa bibliográfica sobre as políticas públicas orientadoras de currículo, elaboradas a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) 9.394/1996 que regem a Educação Básica. Consideramos a com ênfase na geometria, bem como as concepções e práticas de alguns pesquisadores da educação matemática e ambiental para fundamentar as construções de atividades sobre paralelismo e ângulos. Expomos uma aplicação de atividades sobre paralelismo e ângulos construídas com materiais recicláveis fazendo uso da tecnologia digital Google Meet. O público-alvo foi um grupo de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental de escola da cidade de João Monlevade-MG. Os focos de análise evidenciam uma proximidade entre entendimentos e práticas na proposição da contextualização.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros
Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria da Educação Básica. Orientações
Curriculares para o ensino médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias.
Brasília, v. 2, n. 1, 2006. p. 69-96. ISBN 85-98171-43-3.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação Infantil e Ensino
Fundamental. Brasília: MEC/secretaria de Educação Básica, 2017.
D’AMBRÓSIO, Beatriz. Como ensinar Matemática hoje? Temas e Debates. SBEM. Brasília,
v. 2, n. 2, p. 15-19, 1995.
DEWEY, Jhon. Democracia e Educação. Tradução de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira.
São Paulo: Nacional, 1979.
FAINGUELERNT, Estela Kaufman. O ensino da geometria no 1.o e 2.o graus. A Educação
Matemática em Revista. São Paulo, ano III, v. 3, n. 4, p. 45-53, 1995.
MUZZI, Meiri. Etnomatematica, Modelagem e Matemática Critica: novos caminhos.
Presença Pedagógica, v. 10, n. 56, p. 31-39, mar/abril. 2004.
SATO, Michèle; CARVALHO, Isabel. Educação ambiental: pesquisa e desafios. Porto
Alegre: Artmed, 2005.
SANTOS, Taís Conceição dos; COSTA, Marco Antonio Ferreira da. Um olhar sobre a
Educação Ambiental expressa nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação
Ambiental. Revista Práxis, Volta Redonda-RJ, v.7, n. 13, p. 143-151, jan., 2015.
SORRENTINO, Marcos, et al. Educação ambiental como política pública. Educação e
Pesquisa. São Paulo, v. 31, n. 2, p. 285- 299, mai/ago. 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Shirley da Silva Macedo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à RIEcim os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou utilizá-los para qualquer finalidade legal, respeitando a legislação nacional dos direitos autorais e sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. As opiniões apresentadas nos artigos são de responsabilidade dos/das autores/autoras. A Revista não cobra Taxas de Processamento de Artigos (APCs – Article Processing Charges)
Política de licenciamento - licença de uso
Licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir os manuscritos publicados na RIEcim em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.