TESOUROS MATEMÁTICOS ESCONDIDOS NA LAMA
UM ESTUDO ETNOMATEMÁTICO DA CERÂMICA PRATICADA EM MIRACA(FALCÓN, VENEZUELA)
DOI:
https://doi.org/10.20873/riecim.v1i2.12506Palavras-chave:
Cerâmica, EtnomatemáticaResumo
Este artigo reúne uma experiência de aprendizagem desenvolvida em conjunto entre os oleiros de Miraca, município do estado de Falcón (Venezuela) que se dedicam à prática da olaria, ou seja, à elaboração de vasilhas e peças incomparáveis de barro cozido e os filhos da escola na mesma aldeia; a partir de um trabalho de campo implantado no âmbito dos projetos de aprendizagem gerados na área da matemática; cujas finalidades eram: promover nos bebês o desenvolvimento de sua cultura através da elaboração de peças artesanais em barro e vincular os conhecimentos matemáticos escolares (cálculo, medição e figuras geométricas, entre outros) aos presentes na referida atividade; configurado a partir de Etnomatemática. Como fundamentos teóricos, entre outros, assumem-se as propostas de Ubiratan
D´Ambrosio relacionadas à Etnomatemática.
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