EU, INTERSEXO…”:

REFLEXÕES SOBRE INTERSEXUALIDADE A PARTIR DA ESCRITA DE CARTAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v2i2.14849

Palavras-chave:

Educação em Ciências, Epistemologia Feminista, Educação Sexual

Resumo

Neste estudo, analiso a construção e desenvolvimento de uma sequência didática sobre a temática de intersexualidade, voltada para estudantes do 8º ano do ensino fundamental. A elaboração e análise da sequência didática foram embasadas nos estudos feministas e de gênero, com foco nas feministas biólogas. O objetivo da sequência foi problematizar o binário rígido masculino/feminino, a partir da discussão sobre casos de intersexualidade. Por meio desta prática pedagógica, constatei que as/os discentes refletiram sobre o binário maculino/feminino, seja no estudo anatômico-fisiológico intersexual, ou quando entraram em contato com reivindicações políticas do movimento intersexual brasileiro. Enfim, é preciso discutir mais sobre intersexualidade no ensino de ciências, abarcando as diversidades intersexuais como possibilidades fora do viés patológico.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

TAVARES, Bruno. EU, INTERSEXO…”:: REFLEXÕES SOBRE INTERSEXUALIDADE A PARTIR DA ESCRITA DE CARTAS. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 99–111, 2022. DOI: 10.20873/riecim.v2i2.14849. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/14849. Acesso em: 24 nov. 2024.

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