ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA SOBRE METODOLOGIAS PARA AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS DO CAMPO (2018-2023)
Palavras-chave:
Educação do Campo, Ensino de Química, Metodologias de ensinoResumo
Para muitos estudantes os conceitos de Química são considerados de difícil compreensão. Com isso, tem-se inserido novas metodologias de ensino para mudar essa realidade. A inserção de metodologias inovadoras em escolas do campo tem auxiliado na compreensão dos conteúdos de Química, mas ainda assim é reduzido o número de pesquisas realizadas especificamente em escolas desta modalidade. A presente pesquisa teve como objetivo realizar uma análise bibliográfica de artigos científicos que abordam metodologias específicas destinadas para aulas de Química do Ensino Médio na Educação do Campo. O estudo desenvolveu-se com base em pesquisa bibliográfica qualitativa. Utilizou-se como ferramenta de busca o portal Periódicos Capes, objeto entre os anos de 2018 a 2023, envolvendo as seguintes palavras-chave: metodologia para o ensino de Química, Escola do Campo e Ensino Médio (EM). Foram identificados apenas 9 artigos para análise, nomeados de C1 a C9. As análises das pesquisas encontradas tinham como foco descrever e entender cada metodologia de ensino utilizada no ensino de Química nas escolas do campo. Foram constatadas as seguintes metodologias: oficinas, práticas educativas, construção de material didático, ensino por investigação, sequência didática, jogos lúdicos, julgamento simulado e material alternativo. Logo, a inserção dessas metodologias tem como fundamental o papel do professor, que em todo esse processo, cabe-se a ele sair de sua comodidade, buscando novos meios de ensino, planejando e o mais necessário conhecer a cultura daquela comunidade escolar do campo, para se ter a mais adequada metodologia.
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