BIBLIOGRAPHIC ANALYSIS ON METHODOLOGIES FOR HIGH SCHOOL CHEMISTRY CLASSES IN COUNTRYSIDE SCHOOLS (2018-2023)

Authors

Keywords:

Rural Education, Chemistry teaching, Teaching methodologies

Abstract

For many students, Chemistry concepts are considered difficult to understand. As a result, new teaching methodologies have been introduced to change this reality. The insertion of innovative methodologies in rural schools has helped in the understanding of Chemistry content, but the number of research carried out specifically in schools of this modality is still reduced. The present research aimed to carry out an analysis of scientific articles that address specific methodologies aimed at teaching High School Chemistry in Rural Education. The study was developed based on qualitative bibliographic research. The Periódicos Capes portal was used as a search tool, covering the years 2018 to 2023, involving the following keywords: methodology for teaching Chemistry, Rural School and Secondary Education (EM). Only 9 articles were identified for analysis, named C1 to C9. The analysis of the research found focused on describing and understanding each teaching methodology used in teaching Chemistry in rural schools. The following methodologies were found: workshops, educational practices, construction of teaching material, teaching through investigation, teaching sequence, playful games, mock trial and alternative material. Therefore, the insertion of these methodologies has as fundamental the role of the teacher, who in this entire process, it is up to him to go out of his comfort zone, looking for new means of teaching, planning and, most importantly, getting to know the culture of that rural school community, to have the most appropriate methodology.

Author Biographies

Laís Lima Araújo, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Confresa, Mato Grosso, Brasil.

Possuí Ensino Médio Completo no Colégio Estadual Vinícius de Morais (Anápolis, Goiás, 2019), acadêmica de Química no Instituto Federal de Mato Grosso 2020 (Campos Confresa). Primeira publicação científica por Anais da IV JENPEX 2022, IFMT.

Marcelo Franco Leão, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Confresa, Mato Grosso, Brasil.

Possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2006) e em Física Licenciatura pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2015). Tem Especialização em Orientação Educacional pela Faculdade Dom Alberto (2009) e em Especialização em Relações Raciais na Educação e na Sociedade Brasileira pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012). É Mestre em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari (2014) e Doutor em Educação e Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Tem experiência docente na área de Ensino de Química. Ministrou aulas de Instrumentação para o Ensino de Química, Metodologias para o Ensino de Química, Química Geral, CTS, e Química Analítica no Ensino Superior. Desde 2003 atua como professor na Educação Básica das disciplinas de Ciências, Química e Física. Atualmente é professor EBTT efetivo do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus de Rondonópolis/MT. Participa do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia (GPEnCiMa), registrado no CNPq, e atua como editor da Revista Prática Docente. É coordenador de área do Programa de Iniciação à Docência (PID) Núcleo Confresa. Atua como Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn - IFMT). Tem capacidade de comunicação, de articular e contextualizar informações, de constante atualização, habilidade para compreender questões lógicas, para pensar e solucionar conflitos, familiaridade com computadores e novas tecnologias, gosto pela pesquisa, responsabilidade, ética e integridade, flexibilidade e adaptabilidade, disciplina, capacidade de negociação.

Paulo Jorge da Silva Almeida, Universidade da Beira Interior (UBI), Covilhã, Portugal.

Possui doutorado em Química pela Universidade Nova de Lisboa (1991). Atualmente é Professor catedrático da Universidade da Beira Interior. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Orgânica.

References

ALMEIDA, Ricardo das Virgens; SANTOS, Ariane Cerqueira de Jesus; MENDES, Maricleide Pereira de Lima. Construção e aplicação de uma sequência didática sobre ácidos inorgânicos para alunos do campo. Revista Prática Docente, v. 7, n. 1, e034, 2022. Disponível: http://doi.org/10.23926/RPD.2022.v7.n1.e034.id1464. Acesso em: 21 out. 2023.

ANTONIO, C. A. O currículo e escolas do campo: questões político-pedagógicas em superação. Revista do Centro de Educação, v.33, n.1, janeiro-abril, 2008, p.73-92. Santa Maria, RS, Brasil.

ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. Por uma Educação do Campo. Editora Vozes. Petrópolis, RJ. 2004.

AUGUSTO, S. O.; MENDES, M. P. de L. Ensino por investigação para os conteúdos de número atômico e partícula subatômica à luz da educação do campo. RBECM, Passo Fundo, v. 5, n. 1, p. 269-294, jan./jun. 2022.

BARROS, S. C. D de; ALVES, B. L; VIEIRA, K. M. As dificuldades de inclusão dos deficientes auditivos no ensino da Química. Research, Society and Development, v.9, n.7, 2020.

BERNSTEIN, B. A estruturação do discurso pedagógico: classe, código e controle. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Luís Fernando Gonçalves Pereira. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. Odontol. Univ. Cidade São Paulo, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 265-274, 2006.Disponível em < A pesquisa bibliográfica Cadernos da Fucamp, v.20, n.43, p.64-83/2021 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1896> Acesso em: 24 de out.2023.

BRASIL. Lei no 9.394, de 20 dezembro de 1996. Estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF.

CALDART, Roseli Salete. Escolas do Campo e Agroecologia: uma agenda de trabalho

com a vida e pela vida! Setor de Educação do Movimento dos Sem Terras (MST), Instituto Educacional Josué de Castro, Veranópolis, RS. 2016.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes). Portal Periódicos (Capes). Disponível em: < http://www.periodicos.capes.gov.br/ portugues/index.jsp. Acesso em 23.out.2023.

CARLETO, C. L. D. Representações sociais de estudantes do Ensino Médio em escolas do campo sobre Química e meio ambiente. Teixeira, E. S. 2017. p.88. Dissertação (Mestrado) - Desenvolvimento Regional, UFPR, Pato Branco, 2017.

CENDON, B. V.; RIBEIRO, N. A. Análise da literatura acadêmica sobre o portal Periódico Capes. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.18, n.2, p. 157-178, maio/ago. 2008.

COSTA, J. E; CAREGNATO, S. E. INTRODUÇÃO A PESQUISA QUALITATIVA. 3º Edição. São Paulo: Uwe Flick, 2009. 404 p.

CRISTINO, E. M.; SILVA, M. de C. S.; JÚNIOR, P. P.; ZANELLI, F. V.; ANDRADE, F. M. C. Cultivo de cogumelos comestíveis como proposta de ensino de Ciência da Natureza na Escola Família Agrícola Puris. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 10, n. 2, p. 55-62, mai./ago. 2019. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/. Acesso em: 21 out. 2023.

DAMASCENO, M. N.; BESERRA, B. Estudos sobre educação rural no Brasil: estado da arte e perspectivas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.1. p.73-89, jan./abr. 2004.

EVANGELISTA, O. Imagens e reflexões: na formação de professores, 2007. Disponível em http://www.sepex.ufsc.br/anais_5/trabalhos155. html. Acesso em 22.10.2023.

FERNANDES, B. M.; CERIOLI, P. R.; CALDART, R. S. Primeira Conferência Nacional “Por Uma Educação Básica do Campo” (Texto preparatório). In: ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. Por uma Educação do Campo. 5 ed. Petrópolis: Vozes, 2011

FREIRE, Paulo R. N. Pedagogia do Oprimido. 18ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

GODOY, Arilda S., Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. In Revista de Administração de Empresas, v.35, n.2, Mar./Abr. 1995, p. 57-63.

INEP. Panorama da educação do campo. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2007.

JÚNIOR, M. L. L.; QUARESMA, S. B.; SILVA, H. do S. de A.; MONTEIRO, G. D. da S.; ARAÚJO, R. N. M.; SANTOS, L. da S. A química na educação inclusiva e seus desafios na escola do campo no município de igarapé miri. Revista Insignare Scientia, v.5, n.3 , p.23-48, Mai./Ago. 2022.

LINDEMANN, R. H. Ensino de Química em escolas do campo com proposta agroecológica: Contribuições a partir da freiriana de educação. P. 1-339. Trabalho de conclusão de curso especialização em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis-SC, 2010.

MELZER, Ehrick Eduardo Martins; DAHMER, Gilson Walmor. O trabalho com etnopedologia, educação sobre solos e ensino de ciências da natureza no PIBID Educação do Campo da UFPR Litoral. Revista Insignare Scientia, v.3 , n.4, p.491-509, set./out. 2020.

MIRANDA, I. C.; CARDOSO, I. S.; SILVA, J. P. P.; XAVIER, D. T. O.; GUEDES, A. C. B.; OLIVEIRA, L. C.; & ... SILVA, F. N. L. Propostas didáticas em aquicultura para o currículo da educação do campo na região amazônica. Revista Brasileira de Educação do Campo, Tocantinópolis, v. 8, e13973, p.23, 2023. ISSN: 2525-4863.

MOLINA, Mônica. Possibilidades e limites de transformações das escolas do campo: reflexões suscitadas pela Licenciatura em Educação do Campo – UFMG. IN: IN: Educação do Campo – Desafios para a formação de professores. 2a. ed. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2011. (Coleção Caminhos da Educação do Campo;1).

MORO, F. T.; COPPI, E. P.; PRSYBYCIEM, M. M. Construção de um biodigestor: uma proposta de ensino interdisciplinar para escolas do campo. Revista Insignare Scientia, v. 2, n. 1., p. 104-115, Jan./Abr. 2019.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Departamento de Educação Básica. Diretrizes Curriculares da Educação Básica - Química. Paraná, 2008.

PAZ, G. L.; PACHECO, H. F. Dificuldades no ensino-aprendizagem de química no Ensino Médio em algumas escolas públicas da região sudeste de Teresina. In: Simpósio de Produção Científica e IX Seminário De Iniciação Científica, X, 2010.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013.

RAÍZER, K. Z. M. Estratégias de Ensino de Química para Surdos. Dissertação (Pós- Graduação Stricto Sensu-Mestrado) - Instituto Federal de Santa Catarina, Centro de Referência Em Formação à Distância- CERFEAD. Florianópolis, SC, 2020. 121 p.

RODRIGUES, M. A. O.; MORAES, M. C.; PEREIRA, N. S. Educação do Campo e ensino de Química: experiências em escola do campo de Mato Grosso. Revista Brasileira de Educação do Campo, Tocantinópolis-TO, v.5, p.22, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e6863. Acesso em: 21 out. 2023.

RODRIGUES, M. P. M. A precarização enquanto estratégia de fechamento das escolas de campo: Uma análise da infraestrutura de três escolas do Noroeste Fluminense. Trabalho de Conclusão de Curso, Interdisciplinar de Educação do Campo. Santo Antônio de Pádua - RJ, 2019. Disponivel em:

https://app.uff.br/riuff/handle/1/12536. Acesso em: 22 out. 2023.

SILVA, G. P. da; LEÃO, M. F. Em julgamento, o uso de agrotóxicos: estratégia utilizada para ensinar Química a estudantes do 3º ano Ensino Médio de uma escola do campo. Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Confresa, Revista Prática Docente. v. 3, n. 2, p. 610-624, jul/dez 2018.

SILVÉRIO, Janaina. Atividades experimentais em sala de aula para o ensino de química: Percepção dos alunos e professor. Dissertação de Mestrado. Pato Branco, 2012.

SOUSA, A. S.; OLIVEIRA, S. O.; ALVES, L H. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da Fucamp, v.20, n.43, p.64-83, 2021.

VEIGA, I. P. A. et al. Didática: O ensino e suas relações. Papirus: Campinas. 13 ed. 1996.

VENTURI, L. A. B. O uso de técnicas e práticas no ensino-aprendizagem e suas contribuições no processo de formação. Entre-lugar, v. 3, n. 6, p. 141-152, 2013.

Published

2024-04-12

How to Cite

ARAÚJO, Laís Lima; LEÃO, Marcelo Franco; ALMEIDA, Paulo Jorge da Silva. BIBLIOGRAPHIC ANALYSIS ON METHODOLOGIES FOR HIGH SCHOOL CHEMISTRY CLASSES IN COUNTRYSIDE SCHOOLS (2018-2023). Interdisciplinary Journal in Science and Mathematics Education, [S. l.], v. 4, p. e24004, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/19294. Acesso em: 24 nov. 2024.

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.