ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA SOBRE METODOLOGIAS PARA AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS DO CAMPO (2018-2023)

Autores

Palavras-chave:

Educação do Campo, Ensino de Química, Metodologias de ensino

Resumo

Para muitos estudantes os conceitos de Química são considerados de difícil compreensão. Com isso, tem-se inserido novas metodologias de ensino para mudar essa realidade. A inserção de metodologias inovadoras em escolas do campo tem auxiliado na compreensão dos conteúdos de Química, mas ainda assim é reduzido o número de pesquisas realizadas especificamente em escolas desta modalidade. A presente pesquisa teve como objetivo realizar uma análise bibliográfica de artigos científicos que abordam metodologias específicas destinadas para aulas de Química do Ensino Médio na Educação do Campo. O estudo desenvolveu-se com base em pesquisa bibliográfica qualitativa. Utilizou-se como ferramenta de busca o portal Periódicos Capes, objeto entre os anos de 2018 a 2023, envolvendo as seguintes palavras-chave: metodologia para o ensino de Química, Escola do Campo e Ensino Médio (EM). Foram identificados apenas 9 artigos para análise, nomeados de C1 a C9. As análises das pesquisas encontradas tinham como foco descrever e entender cada metodologia de ensino utilizada no ensino de Química nas escolas do campo. Foram constatadas as seguintes metodologias: oficinas, práticas educativas, construção de material didático, ensino por investigação, sequência didática, jogos lúdicos, julgamento simulado e material alternativo. Logo, a inserção dessas metodologias tem como fundamental o papel do professor, que em todo esse processo, cabe-se a ele sair de sua comodidade, buscando novos meios de ensino, planejando e o mais necessário conhecer a cultura daquela comunidade escolar do campo, para se ter a mais adequada metodologia.

Biografia do Autor

Laís Lima Araújo, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Confresa, Mato Grosso, Brasil.

Possuí Ensino Médio Completo no Colégio Estadual Vinícius de Morais (Anápolis, Goiás, 2019), acadêmica de Química no Instituto Federal de Mato Grosso 2020 (Campos Confresa). Primeira publicação científica por Anais da IV JENPEX 2022, IFMT.

Marcelo Franco Leão, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Confresa, Mato Grosso, Brasil.

Possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2006) e em Física Licenciatura pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2015). Tem Especialização em Orientação Educacional pela Faculdade Dom Alberto (2009) e em Especialização em Relações Raciais na Educação e na Sociedade Brasileira pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012). É Mestre em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari (2014) e Doutor em Educação e Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Tem experiência docente na área de Ensino de Química. Ministrou aulas de Instrumentação para o Ensino de Química, Metodologias para o Ensino de Química, Química Geral, CTS, e Química Analítica no Ensino Superior. Desde 2003 atua como professor na Educação Básica das disciplinas de Ciências, Química e Física. Atualmente é professor EBTT efetivo do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus de Rondonópolis/MT. Participa do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia (GPEnCiMa), registrado no CNPq, e atua como editor da Revista Prática Docente. É coordenador de área do Programa de Iniciação à Docência (PID) Núcleo Confresa. Atua como Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn - IFMT). Tem capacidade de comunicação, de articular e contextualizar informações, de constante atualização, habilidade para compreender questões lógicas, para pensar e solucionar conflitos, familiaridade com computadores e novas tecnologias, gosto pela pesquisa, responsabilidade, ética e integridade, flexibilidade e adaptabilidade, disciplina, capacidade de negociação.

Paulo Jorge da Silva Almeida, Universidade da Beira Interior (UBI), Covilhã, Portugal.

Possui doutorado em Química pela Universidade Nova de Lisboa (1991). Atualmente é Professor catedrático da Universidade da Beira Interior. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Orgânica.

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Publicado

2024-04-12

Como Citar

ARAÚJO, Laís Lima; LEÃO, Marcelo Franco; ALMEIDA, Paulo Jorge da Silva. ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA SOBRE METODOLOGIAS PARA AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS DO CAMPO (2018-2023). Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, p. e24004, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/19294. Acesso em: 3 dez. 2024.

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