ATRAVESSADOS PELA COVID-19, ACONTECIMENTOS QUE ENSINAM CIÊNCIAS E MUITO MAIS
Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Aula em Casa Amazonas, AcontecimentoResumo
A pesquisa aborda o Ensino de Ciências no contexto da Pandemia da Covid-19, uma vez que, com o surgimento de tal evento, a população teve de se adaptar às condições do isolamento social e práticas não-habituais. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e a Secretaria de Estado da Educação e Desporto (SEDUC) estabeleceram parceria com o Centro de Mídias, para desenvolver projeto “Aula em casa Amazonas”. Esse projeto consistiu na transmissão de aulas por canais de televisão abertos, além de estarem disponíveis no YouTube e em um aplicativo. A partir do viés foucaultiano, a pesquisa aborda a pandemia da Covid-19 como um "Acontecimento". O objetivo foi problematizar os acontecimentos, através de escritos insurgentes de uma professora em formação, ao pensar o Ensino de Ciências no projeto “Aula em Casa Amazonas”, durante a pandemia por Covid-19. A pesquisa se baseou em uma abordagem qualitativa, adotando uma perspectiva pós-moderna e fundamentando-se na Filosofia da Diferença. O estudo propôs desenvolver uma narrativa reflexiva, baseada nas experiências da professora em formação, ao assistir às aulas do projeto “Aula em Casa Amazonas”. Através do olhar da professora em formação, novas formas foram procuradas de existir e de se enxergar a ciência. Desse modo, a pesquisa traz os clarões no contexto da pandemia, buscando trazer os olhares pela multiplicidade, subjetividade e da cultura, explorando as possibilidades e desafios apresentados pelo acontecimento e pelo projeto “Aula em Casa Amazonas”, no Ensino de Ciências.
Referências
AMAZONAS. Conselho Estadual de Educação (CEE/AM). Resolução nº 30 de 18 de março de 2020. Dispõe sobre o regime especial de aulas não presenciais no Sistema de Ensino do Estado do Amazonas, como medida preventiva à disseminação do COVID-19.
AMAZONAS. Diário Oficial Municipal, nº 5257, 06 de janeiro de 2022.
ALVES, Rubem. Filosofia da Ciência: Introdução ao Jogo e suas Regras. 19ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 01 de agosto, 2023.
BARBOSA, Felipe. Alternativas utilizando tecnologias digitais da informação e comunicação para aulas de ciências no contexto de pandemia. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 31–40, 2021. DOI: 10.20873/riecim.v1i1.11832. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/11832. Acesso em: 24 jul. 2024.
CHAVES, S. N.; AMORIM, A. C. R.; GASTAL, M. L. A.; BASTOS, S. N. D. Vidas que ensinam o ensino da vida. Um chão sem fronteiras: ciência e arte na sala de aula. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020.
CHAVES, Sílvia Nogueira. Memória e invenção: sonhar o futuro ou Memória e futuro: inventar o sonho. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, São Paulo, v.35, n.70, p.161-169, 2017.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. 8ª ed. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2022.
FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: FOUCAULT, Michel. O que é um autor? Lisboa: Passagens. 1992. pp.129-160.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. Ed 24. Editora Loyola, 2014.
GALLO, S. Eu, o outro e tantos outros: educação, alteridade e filosofia da diferença. In: Anais do II Congresso Internacional Cotidiano: Diálogos sobre Diálogos. Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2008. p. 1-16.
GONÇALVES, Renata; SOUZA, Edvânia Ângela de. Somos todes youtubers? Indústria 4.0 e precarização do trabalho docente em tempos de pandemia. Serv. Soc. Soc, São Paulo, n. 144, p. 33-51, maio/set. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sssoc/a/vrKfwwPQKkCVwFwNsTPRkKB/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 17agosto 2023.
GRISOTTO, Américo. Filosofia da Diferença: Apontamentos em Torno da Aprendizagem do Pensamento em Filosofia. ETD – Educ. Tem. Dig, Campinas, v.14, n.1, p.179-198, jan./jun. 2012 – ISSN 1676-2592.
KRENAK, Ailton. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
MANAUS. Secretaria Municipal de Educação (SEMED/GS). Portaria nº 0338/2020. Manaus, 16 de março de 2020. Diário Oficial do Município de Manaus, [p.24-25], 16 de março de 2020.
MANTOVANI, José Pascoal. Resistentes, Insurgentes E Heterotópicos: Contribuições Da Hermenêutica Da Subjetividade Foucaultiana Para A Práxis E Formação Docente. Cadernos de Educação, v.18, n. 36, jan.-jun. 2019.
OLIVEIRA, Caroline Barroncas de; AIKAWA, Mônica Silva; COSTA, Mônica de Oliveira. Murmúrios Epistolares de um Professor que ensina Ciências em tempos de COVID-19. Areté – Revista Amazônica de Ensino de Ciências, Manaus, v. 23, n. 37, e24011, jan./jul., 2024. https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v23.n37.3768
RUSSO, Renato. Geração Coca-Cola. Intérprete: Legião Urbana. [S.l.]: EMI, 1985. 1 single (2 min 23 s). Produção de Mayrton Bahia.
SILVA, Iolete; SILVA, Camila. O projeto ‘Aulas em Casa’ e a educação remota durante a pandemia do COVID-19: análise da experiência do estado do Amazonas. Revista Educar Mais, v. 5, n.1, p. 25 a 34, 2021.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 5ª ed. Cortez. São Paulo, 2008.
SANTOS, Maiara Araújo Ribeiro dos; GODOY, Rosa Maria Mendes de. O ensino remoto emergencial em tempos de covid-19. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 22, n. 11, 29 mar. 2022. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/11/o-ensino-remoto-emergencial-em-tempos-de-covid-19. Acesso em: [18 de agosto de 2023].
SANTOS, Edilainne Rodrigues da Silva; SOUZA, Domenica Palomaris Mariano; CRUZ, Fernanda Santos da Silva; RAMOS, Vânia da Silva. O ensino de biologia no contexto pandêmico: metodologias utilizadas em escola estadual da cidade de araguatins-to para atendimento de alunos da educação de jovens e adultos 3º segmento. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 24–30, 2021. DOI: 10.20873/riecim.v1i1.11700. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/11700. Acesso em: 24 jul. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Hannyn Barbara Alves Garcia, Caroline Barroncas de Oliveira, Mônica de Oliveira Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à RIEcim os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou utilizá-los para qualquer finalidade legal, respeitando a legislação nacional dos direitos autorais e sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. As opiniões apresentadas nos artigos são de responsabilidade dos/das autores/autoras. A Revista não cobra Taxas de Processamento de Artigos (APCs – Article Processing Charges)
Política de licenciamento - licença de uso
Licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir os manuscritos publicados na RIEcim em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.