EXPERIMENTAL ACTIVITIES AS A STRATEGY TO ENHANCE THE DEVELOPMENT OF SCIENTIFIC LITERACY

Authors

Keywords:

Scientific Literacy, Experimentation, Science Teaching

Abstract

This research presents the result of the implementation of a Teaching Sequence that aimed to analyze and classify the production of students in relation to the indicadoras of Scientific Literacy from experimental activities.  This process took place in a ninth grade class in a start school in the city of Sinop-MT. The data showed records of the participants' produtivos, after the execution of the proposed activities, at different moments of the Didactic Sequence application. After the analysis it was shown that experimental activities contribute to the Scientific Literacy process since such practices are contextualized and enhanced with moments of discussion.

Author Biographies

Vanderlaine Dias Caldas da Silva, Rede Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT), Sinop, Mato Grosso, Brasil.

Graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2004) e especialização em Educação e Meio Ambiente (2007). Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática , curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática da UFMT, câmpus universitário de Sinop.

Patricia Rosinke , Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sinop, Mato Grosso, Brasil.

Professora do quadro efetivo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Campus de Sinop (2011), doutora em Educação nas Ciências e Matemática (REAMEC 2019), mestre em Ensino de Ciências: área Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ, 2007) e graduada em Ciências - Química (UNIJUÍ, 2004), Licenciatura. Experiência em Estágios em Ciências e Química, em Formação de Professores. Desenvimento de projetos na área do Ensino de Ciências e de Química, com ênfase na Alfabetização Científica. Experiência em Coordenação de área no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID - CAPES). Orientadora e docente junto ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (UFMT - Sinop). Membro da Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBENQ).

Carmem Woberto, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sinop, Mato Grosso, Brasil.

Possui graduação em Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2000), mestrado em Agroquímica e Agrobioquímica pela Universidade Federal de Lavras (2003) e doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (2007). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso. Atua como docente titular no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (UFMT - Campus de Sinop) e docente colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (UFMT - Campus de Sinop). Atua na área de Ensino de Ciências, em Educação CTSA, envolvendo temas de abelhas nativas como instrumento de educação ambiental. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Química e Bioquímica dos Alimentos e das Matérias-Primas Alimentares, atuando principalmente nos seguintes temas: análise físico-química de alimentos e bioprospecção de produtos apícolas e meliponícolas.

References

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 15 mai. 2022.

BERNAR, E. Planos de aula. Ciências .9º ano. Matéria e Energia Propriedades das substâncias e das misturas. Associação Nova Escola, 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2294/propriedades-das-substancias-e-das-misturas. Acesso em 15 ab.2022.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 22. p.89-100,2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/gZX6NW4YCy6fCWFQdWJ3KJh/?lang=pt. Acesso em 02 mai. 2022.

CANTANHEDE, A.M; FERREIRA, F.A; REIS H.J.D; L.F.S. Desenvolvimento da Alfabetização Científica em Atividades Experimentais no Ensino de Ciências.in A alfabetização cientifica na formação cidadã: perspectivas e desafios no ensino de ciências: Mariana Guelero do Valle, Karla Jeane Coqueiro Bezerra Soares, Jackson Ronie Sá-Silva (organizadores). 1ª ed. Curitiba: Appris, 2020. 185 p.

GONÇALVES, F. P. ;GALIAZZI, M. C. A natureza das atividades experimentais no ensino de Ciências. In MORAES, R: MANCUSO, R (ORG). Educação em Ciências: Produção de Currículos e Formação de Professores. Unijuí: Ed. Unijuí, 2004.

GUIMARÃES, C. C. Experimentação no ensino de química: caminhos e

descaminhos rumo à aprendizagem significativa. Química Nova na Escola, vol. 31, nº 3, p. 198-202, ago. 2009. Disponível em http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_3/. Acesso em 05 de maio de 2022.

LORENZETTI, L. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Florianópolis: UFSC, 2000. Disponível em http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79312. Acesso em 05 de maio de 2022.

MATO GROSSO. Documento de Referência Curricular para Mato Grosso. Anos Finais Ensino Fundamental, Cuiabá, 2018.

Disponível em: https://sites.google.com/view/bnccmt/educa%C3%A7%C3%A3o-infantil-e-ensino-fundamental/documento-de-refer%C3%AAncia-curricular-para-mato-grosso. Acesso em: 15 mar. 2022.

MORTIMER, Eduardo Fleury. Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências. Belo Horizonte. Ed. UFMG, 2000.

POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Tradução Naila Freitas 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

SASSERON, Lucia Helena. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Revista Ensaio. v.10, n. especial, p. 49-67, 2015. Disponível em. https://www.scielo.br/j/epec/a/K556Lc5V7Lnh8QcckBTTMcq/?format=pdf&lang=pt.Acesso em: 12 mai. 2022.

SASSERON, L. H. Alfabetização científica no ensino fundamental: estrutura e indicadores deste processo em sala de aula. 2008, 265p. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/002263232. Acesso em 05 mai.2022.

SASSERON, L. H: CARVALHO, A.M.P. Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores no processo. Investigações em Ensino de Ciências. v.13, n.3, p.333-352, 2008.

SASSERON, L. H: CARVALHO, A.M.P. Alfabetização Científica: Uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências – V16(1), pp. 59-77, 2011. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/844768/mod_resource/content/1/SASSERON_CARVALHO_AC_uma_revis%C3%A3o_bibliogr%C3%A1fica.pdf. Acesso em 05 mai.2022.

SASSERON L.H; LETTA L. Elementos do ensino de ciências por investigação: consideração do papel do professor para a promoção da alfabetização científica em sala de aula. In Formação de professores de ciências: perspectivas e desafios. JÚNIOR, C.A.O.M; CORAZZA, M.J.C; JÚNIOR , A.L (ORG.) . Maringá, Eduem, 2017.

ZABALA, A.A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed 1998.

Published

2024-09-02

How to Cite

SILVA, Vanderlaine Dias Caldas da; ROSINKE , Patricia; WOBERTO, Carmem. EXPERIMENTAL ACTIVITIES AS A STRATEGY TO ENHANCE THE DEVELOPMENT OF SCIENTIFIC LITERACY. Interdisciplinary Journal in Science and Mathematics Education, [S. l.], v. 4, p. e24011, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/19332. Acesso em: 19 sep. 2024.

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.