EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ENSINO DE CIÊNCIAS

Formação e práticas de professoras em atuação na educação básica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v2i1.13881

Palabras clave:

Ensino de Ciências, Inclusão, Prática Docente

Resumen

O presente estudo soma-se a pesquisas anteriores sobre inclusão na área de Educação em Ciências, tendo como objetivos: compreender a relação entre a formação dos professores de ciências e suas práticas relacionadas à inclusão e identificar as práticas docentes desenvolvidas pelas professoras em suas aulas voltadas aos estudantes com necessidades educacionais especiais (NEE). A partir de uma abordagem qualitativa, os dados foram produzidos em entrevistas estruturadas realizadas com três professoras de Ciências. Os resultados indicam a carência de disciplinas voltadas para educação inclusiva na licenciatura, a necessidade de incentivo à formação continuada, o interesse das entrevistadas em receber essa formação e o esforço das professoras na realização de atividades com os NEE, apesar de não terem suporte material (infraestrutura) e de pessoal (mediadores, por exemplo).

Biografía del autor/a

Katiane Souza Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestre em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade (UERJ)

Citas

ALMEIDA, M. S. L; LIMA, R. C. P. A identidade profissional do professor de ciências em

tempo de educação inclusiva: o desafio de ensinar alunos cegos. Atas... X Encontro Nacional

de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC. Águas de Lindóia, SP: ABRAPEC, 2015.

Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R1711-

PDF. Acesso em: 30 jan. 2022.

BRASIL. Resolução CNE/CEB Nº 2, de 11 de setembro de 2001. Diretrizes Nacionais para a

Educação Especial na Educação Básica. Brasília: MEC/SEESP, 2001.

______. Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002 . Diretrizes Curriculares

Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de

licenciatura, de graduação plena. Brasília: CNE, 2002.

______. Saberes e práticas da inclusão: Recomendações para a construção de escolas

inclusivas. Brasília: MEC/SEESP, 2006.

BENITE, C. R. M.; BENITE, A. M. C.; ECHEVERRÍA, A. R. A pesquisa na formação de

formadores de professores: em foco, a educação química. Química Nova na Escola, v. 32, n.

, p. 257-266, 2010. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_4/08-PE1909.pdf.

Acesso em: 30 jan. 2022.

BERETA, M. S.; GUELLER, M. Ensino de ciências: Adaptação curricular para alunos de

inclusão. Atas... XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC.

Natal, RN: ABRAPEC, 2019. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xiienpec/anais/resumos/1/R0217-1.pdf. Acesso em: 30 jan. 2022.

BRAUN, V.; CLARKE, V. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in

Psychology, v. 3, p. 77-101, 2006.

CARVALHO, R. E. Educação inclusiva: com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Mediação,

CEREALI, A. L.; PLAÇA, J. S. V.; GOBARA, S. T. Atendimento Educacional Especializado

nas Salas de Recursos Multifuncionais na perspectiva de Ensino de Ciências. Atas... XII

Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC. Natal, RN: ABRAPEC,

Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R2005-1.pdf.

Acesso em: 30 jan. 2022.

COSTA, W. S.; VIANA, B.; GOMES, L. S. Gamificação: Uma estratégia para socializar o

aluno autista de grau leve nas aulas de ciências. Atas... XII Encontro Nacional de Pesquisa em

Educação em Ciências – ENPEC. Natal, RN: ABRAPEC, 2019. Disponível em:

http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/lista_area_10_1.htm. Acesso em: 30 jan. 2022.

DUARTE, A. C. S.; SANTOS, N. S.; DUARTE, J. B. Práticas educativas voltadas para o

desenvolvimento de ações inclusivas. Atas... XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação

em Ciências - XII ENPEC Natal, RN: ABRAPEC, 2019. Disponível em:

http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/lista_area_10_1.htm. Acesso em: 30 jan. 2022.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GLAT, R. (Org.) Educação inclusiva: cultura e cotidiano escolar. (Questões atuais em

Educação Especial IV). Rio de Janeiro: Letras, 2007.

GLAT, R.; BLANCO, L. de M. V. Educação Especial no contexto de uma Educação

Inclusiva. In: GLAT, R. (org.). Educação Inclusiva: cultura e cotidiano escolar. (Coleção Questões atuais em Educação Especial, v. VI), Editora Sete Letras. Rio de Janeiro, 2007. (p.

-35).

MACHADO, M. S.; SIQUEIRA, M.; OLIVEIRA, R. R. Formação de professores de Ciências

e Educação Inclusiva, um recorte temporal de 2004-2014: Tendências de teses e dissertações.

Atas... X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC. Águas de

Lindóia, SP: ABRAPEC, 2015. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xenpec/anais2015/resumos/R0718-1.PDF. Acesso em: 30 jan. 2022.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna,

MESQUITA, A. M. A. A formação inicial de professores e a educação inclusiva: analisando

as propostas de formação dos cursos de licenciatura da UFPA. Dissertação (Mestrado em

Educação). Belém: Universidade Federal do Pará, 2007. Disponível em:

http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1656. Acesso em: 30 jan. 2022.

MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis,

RJ: Vozes, 1994.

O'RIORDAN M.; PASSETTI F. Discrimination in autism within different sensory modalities.

Journal of Autism and Developmental Disorders, n. 36, p. 665-675 2006.

PLAÇA, J. S. V.; GOBARA, S. T. O Ensino de Ciências para alunos com baixa visão: a

realidade da sala de aula na perspectiva de um aluno. Atas... XII Encontro Nacional de

Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC. Natal, RN: ABRAPEC, 2019. Disponível em:

http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/lista_area_10_1.htm. Acesso em: 30 jan. 2022.

PLETSCH, M. D.; FONTES, R. de S. La inclusión escolar de alumnos con necesidades

especiales: directrices, prácticas y resultados de la experiencia brasileña. Revista Educar,

Jalisco, México, n. 37, p. 87-97, 2006.

PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

RAMOS, A. C. C.; CARDOSO, P. S.; MONTEIRO, M. S. Ensino de Ciências & Educação

de Surdos: avaliação da formação docente, formas de comunicação e metodologias. Atas... IX

Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Em Ciências - ENPEC. Águas de Lindóia, SP:

ABRAPEC, 2015. Disponível em:

http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0201-1.pdf. Acesso em: 30 jan. 2022.

ROSA, E. A. C.; BARALDI I. M.. Inclusão escolar: algumas discussões em educação

matemática. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 690,

Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8225.

Acesso em: 30 jan. 2022.

RIBEIRO, M. L. S.; BAUMEL, R. C. R. de C. Educação Especial: do querer ao fazer. São

Paulo, Avercamp, 2003.

SANTANA, R. S.; OLIVEIRA, I. S. A educação em ciências para surdos adultos: possibilidades e desafios iniciais em uma escola bilíngue. Atas... XII Encontro Nacional de

Pesquisa em Educação em Ciências - XII ENPEC Universidade Federal do Rio Grande do

Norte, Natal, RN: ABRAPEC, 2019. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xiienpec/anais/lista_area_10_1.htm. Acesso em: 30 jan. 2022.

SILVA, E. N.; SALGADO, A. H. I. O ensino de ciências para alunos com deficiência visual.

Estariam os professores capacitados para lidar com esse público? Atas... XI Encontro

Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC. Florianópolis, SC: ABRAPEC,

Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0260-

pdf. Acesso em: 30 jan. 2022.

SANTOS-SOUZA; K; GALIETA, T. Ensino de Ciências e Educação Inclusiva: Uma análise

dos trabalhos apresentados no ENPEC. Atas... XII Encontro Nacional de Pesquisa em

Educação em Ciências. Natal, RN: ABRAPEC, 2019. Disponível em:

http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R1657-1.pdf. Acesso em: 30 jun.

TARDIF, M. Saberes Profissionais dos Professores e Conhecimentos Universitários. Revista

Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 13, Jan- Abr., p. 5-24, 2000. Disponível em:

https://www.anped.org.br/sites/default/files/rbe/files/rbe_13.pdf. Acesso em: 30 jan. 2022.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

TESSARO, N. S. Inclusão Escolar: concepções de professores e alunos da educação regular e

especial. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.

VYGOTSKY, L. S. Obras completas. Tomo V. Fundamentos de defectología. Cuba: Editorial

Pueblo Educación, 1983.

Publicado

2022-07-27 — Actualizado el 2023-01-04

Versiones

Cómo citar

GALIETA, Tatiana; SOUZA SANTOS, Katiane. EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ENSINO DE CIÊNCIAS: Formação e práticas de professoras em atuação na educação básica. Revista Interdisciplinaria de Enseñanza de Ciencias y Matemáticas, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 26–43, 2023. DOI: 10.20873/riecim.v2i1.13881. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/13881. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.