Territórios educativos na formação por alternância: escola - família - comunidade

Autores

  • João Batista Begnami Associação Mineira das Escolas Família Agrícola - AMEFA https://orcid.org/0000-0002-3273-3028
  • Antônio Cláudio Moreira Costa Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Erica Fernanda Justino Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12193

Resumo

Este artigo tem como objetivo dialogar sobre a Formação por Alternância e seus cotejos com a Educação Não Escolar. A metodologia adotada para este trabalho foi a pesquisa bibliográfica e documental, tendo como base a revisão da literatura em autores que tratam da teoria da Educação Não Escolar e da Pedagogia da Alternância. O Artigo aponta que o movimento de educação popular indica possibilidades de formação ampliando os territórios da educação, sendo a escola apenas um deles. A Pedagogia da Alternância praticada nas Escolas Família Agrícolas também apresenta concepções da escola para além dela. Os processos formativos desenvolvidos na formação por alternância nessas escolas rompem com lógicas ideológicas hegemônicas que limitam a territorialidade educativa ao âmbito escolar formal ao colocar em interação diferentes atores, tempos e territórios educativos.  Ao propor novas metodologias para o desenvolvimento da práxis pedagógica pela interação escola e comunidade a Pedagogia da Alternância reconhece a pluralidade dos processos educativos desenvolvidos em diferentes tempos-espaços. Os processos formativos que envolvem as famílias e parceiros, assim como os processos educativos junto aos estudantes alternantes, extrapolam o território escolar, se expandem para outros territórios, a comunidade, os movimentos sociais, sindicais, organizações sociais, entre outros. Neste movimento, a escola é tensionada a reelaborar suas representações sobre o seu lugar de produção do conhecimento e assumir os demais lugares com suas dimensões educativas, ampliando a visão e o conceito de escola para além dela mesma.

Palavras-chave: educação não escolar, territórios educativos, pedagogia da alternância.

 

Education territories in Dual Education: school – family – community

ABSTRACT. This article aims to discuss Dual Education and compare it to Non-School Education. It is based on bibliographic and documentary research, particularly considering the literature on Non-School Education and Dual Education (Formation en Alternance). It argues that the Popular Education movement points to learning possibilities by expanding the education territories, with school being just one of them. Dual Education as practiced in Agricultural Family Schools is instilled with a notion of school that goes beyond its walls. The Dual Education processes in those establishments break the hegemonic ideologies that confine education territoriality to formal school by allowing the engagement and interaction of different education actors, times, and territories. By proposing new methodologies for developing pedagogical praxis based on school–community interaction, Dual Education recognizes the plurality of training and learning processes developed in different times and spaces. The training and learning processes that involve families and partners, as well as those involving the students themselves, transcend the school territory by expanding school to the community, social movements, unions, social organizations, among others. As a result, the school is forced to re-elaborate its own representations of locus of knowledge production and to embrace other educational loci, i.e., to expand how it sees and conceives of itself.

Keywords: non-school education, educational territories, alternation pedagogy.

 

Territorios educativos en formación en alternancia: escuela - familia - comunidad

RESUMEN. Este artículo tiene como objetivo dialogar sobre la Educación en Alternancia y sus colisiones con la Educación No Escolar. La metodología adoptada para este trabajo fue la investigación bibliográfica y documental, basada en la revisión de la literatura de autores que abordan la teoría de la educación no escolar y la pedagogía de la alternancia. El artículo señala que el movimiento de educación popular indica nuevas posibilidades de formación, ampliando los territorios de la educación, siendo la escuela solo uno de ellos. La Pedagogía de la Alternancia que se practica en las Escuelas Agrícolas Familiares también presenta conceptos de escuela más allá de ella. Los procesos formativos desarrollados en formación por alternancia en estas escuelas rompen con lógicas ideológicas hegemónicas que limitan la territorialidad educativa al ámbito escolar formal al poner en interacción diferentes actores, tiempos y territorios educativos. Al proponer nuevas metodologías para el desarrollo de la praxis pedagógica a través de la interacción entre escuela y comunidad, la Pedagogía de la Alternancia reconoce la pluralidad de procesos educativos desarrollados en diferentes tiempos-espacios. Los procesos de formación que involucran a familias y socios, así como los procesos educativos con los estudiantes alternos, van más allá del territorio escolar, se expanden a otros territorios, la comunidad, movimientos sociales, sindicatos, Organizaciones Sociales, entre otros. En este movimiento, la escuela se tensa para reelaborar sus representaciones sobre su lugar de producción de conocimiento y asumir los otros lugares con sus dimensiones educativas, expandiendo la visión y el concepto de escuela más allá de sí misma.

Palabras clave: educación no escolar, territorios educativos, pedagogía de la alternancia.

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Biografia do Autor

João Batista Begnami, Associação Mineira das Escolas Família Agrícola - AMEFA

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Educação pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Especialista em Pedagogia da Alternância pela Universidade Federal do Espírito Santo. Graduado em Filosofia pela PUC-Minas. Coordenador Pedagógico da Associação Mineira das Escolas Família Agrícola (AMEFA). Atua na formação continuada de educadores do campo. Pesquisador em Pedagogia da Alternância e Educação do Campo.

Antônio Cláudio Moreira Costa, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Pós Doutor em Educação pela Universidade do Porto. Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista – UNESP/FFC. Mestre em Educação pela UNESP/FFC. Graduado em Pedagogia pela UNESP/FCT. Professor Titular da Faculdade de Educação da UFU; Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Comunicação; desenvolve atividades de ensino ligadas ao Núcleo de Políticas e Gestão da Educação da FACED/UFU.

Erica Fernanda Justino, Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais

Doutora em Educação  pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduada em Normal Superior pela Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes. Mestre em Educação do Campo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua na formação continuada de Professores do Campo desenvolvendo palestras, cursos, publicações e ações de intervenção. Exerce as funções de supervisão pedagógica e professora na Educação Básica

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Publicado

2022-07-06

Como Citar

Begnami, J. B., Moreira Costa, A. C. ., & Justino, E. F. . (2022). Territórios educativos na formação por alternância: escola - família - comunidade. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 7, e12193. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12193

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos