Relação Família e Escola do Campo: Uma análise da Escola Municipal de Ensino Fundamental José de França, no Município de Cuité de Mamanguape/PB
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13565Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a relação família e escola na Escola Municipal de Ensino Fundamental José de França, no município de Cuité de Mamanguape/PB. Trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram os professores que atuavam na instituição no ano de 2020. O instrumento para a coleta de dados foi o questionário. A motivação para estudar essa temática surgiu de provocações a partir de discussões nos grupos de pesquisas que os autores participam. A educação escolar do campo carece da participação ativa da família, de forma a colaborar com os profissionais, da elaboração à execução da proposta pedagógica. Constatou-se que a relação entre família e escola é caracterizada pela baixa participação, influenciada, em parte, por fatores como as precárias condições financeiras e a baixa escolaridade das famílias e a falta do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola.
Palavras-chave: relação família e escola, participação, escola do campo, projeto político pedagógico.
Family and Rural School Relationship: An Analysis of the José de França Municipal Elementary School, in the Municipality of Cuité de Mamanguape/PB
ABSTRACT. This article aims to analyze the relationship between family and school at the José de França Municipal Elementary School, in Cuité de Mamanguape city in Paraíba. This is a case study with a qualitative approach. The research’s subjects were the professors who worked at the institution in 2020. The instrument for data collection was the questionnaire. The motivation to study this theme arose from provocations from discussions in the research groups in which the authors participate. Rural school education lacks the active participation of the family, in order to collaborate with professionals, from the elaboration to the execution of the pedagogical proposal. It was found that the relationship between family and school is characterized by low participation, influenced, in part, by factors such as precarious financial conditions and families low schooling and the lack of the School's Political Pedagogical Project (PPP).
Keywords: family and school relationship, participation, rural school, political pedagogical project.
Escuela de Relación Familiar y Campo: Un Análisis de la Escuela Primaria Municipal José de França, en el Municipio de Cuité de Mamanguape / PB
RESUMEN. Este artículo tiene como objetivo analizar la relación entre familia y escuela en la Escuela Primaria Municipal José de França del municipio de Cuité de Mamanguape / PB. Este es un estudio de caso con un enfoque cualitativo. Los sujetos de investigación son los profesores que laboraban en la institución en el año de 2020. El instrumento de colecta de datos fue el cuestionario. La motivación para estudiar este tema surgió de las provocaciones de discusiones en los grupos de investigación en los que participan los autores. La educación escolar rural carece de la participación activa de la familia para colaborar con los profesionales, desde la elaboración hasta la ejecución de la propuesta pedagógica. Se encontró que la relación entre familia y escuela, se caracteriza por una baja participación, influida en parte por factores como las precarias condiciones económicas y la baja escolaridad de las familias y la falta del Proyecto Político Pedagógico (PPP) de la escuela.
Palabras clave: relación familia-escuela, participación, escuela rural, proyecto político-pedagógico.
Downloads
Referências
Batista, M. S. X. (2014). Da luta às políticas de educação do campo: caracterização da educação e da escola do campo. Natal-RN, 2014. Recuperado de: http://educacaodocampopb.com.br/da-luta-as-politicas-de-educacao-do-campo/
Brasil. (2002). Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Conselho Nacional de Educação. Diário Oficial da União. Brasília. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13800-rceb001-02-pdf&category_slug=agosto-2013-pdf&Itemid=30192
Caldart, R. S. (1988). Sobre a função social da escola. Revista Fórum Educ., 12(3), 61-84. Recuperado de: https://pt.scribd.com/document/390148326/2-A-Funcao-Social-da-Escola-CALDART-Roseli-pdf
Caldart, R. S. (2004). Elementos para a construção do projeto político pedagógico da educação do campo. In Molina, M. C., & Jesus, S. M. S. A. (Orgs.). Contribuições para a construção de um Projeto de Educação do Campo. Brasília. https://doi.org/10.22409/tn.2i2.p3644
Campos, A. R. (2011). Família e escola: Um olhar histórico sobre as origens dessa relação no contexto educacional brasileiro. Niterói, RJ. Recuperado de: https://docplayer.com.br/234129-Familia-e-escola-um-olhar-historico-sobre-as-origens-dessa-relacao-no-contexto-educacional-brasileiro.html
Constituição da República Federativa do Brasil. (1988, 05 de outubro). Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/DOUconstituicao88.pdf
Costa, L. M. (2019). Práticas pedagógicas em classes multisseriadas: Inserção da educação popular no currículo das escolas do campo (Tese de Doutorado). Universidade Federal da Paraíba, Paraíba.
Coutinho, A. F. (2009). Do direito à educação do campo: A luta continua! Aurora, 3,(1). https://doi.org/10.36311/1982-8004.2009.v3n1.1218
Cuité de Mamanguape (2015). Plano Municipal de Educação.
Decreto n. 7.352. (2010, 4 de novembro). Dispõe sobre a Política Nacional de Educação do Campo e sobre o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/D7352.htm
Decreto n. 9.465, (2019, 2 de janeiro). Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança do Ministério da Educação, do Poder Executivo. Recuperado de: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/57633286
Freire, P. (1979). Conscientização: teoria e prática da libertação. São Paulo, SP: Cortez & Moraes.
Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo, SP: Atlas.
Gomes, R. (2002). A análise de dados em pesquisa qualitativa. In: Minayo, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: Teoria, Método e Criatividade [versão digital]. 21. edição. Petróṕolis, RJ: Vozes. Recuperado de: https://wp.ufpel.edu.br/franciscovargas/files/2012/11/pesquisa-social.pdf
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2020, Maio). Panorama da Cidade Cuité de Mamanguape. Recuperado de: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pb/cuite-de-mamanguape/panorama
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira. (2020, Maio). Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Resultados e Metas. Recuperado de: http://ideb.inep.gov.br/resultado/
Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. (1990, 16 de julho). Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Edição atualizada até outubro de 2017. Recuperado de: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/534718/eca_1ed.pdf
Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996, 23 de dezembro). Estabelece as Diretrizes de Base da Educação Nacional. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394-_ldbn1.pdf
Marconato, M., Brambilla, M. A., Camara, M. R. G., Carvalho, S. C., & Nascimento, S. P. (2015). Taxa de pobreza e população rural no brasil: análise espacial dos períodos 2000 e 2010. Economia e Desenvolvimento, 27(1), 183-201. https://doi.org/10.5902/1414650917379
Melo, M. A. V. (2018). A participação da família nas escolas do campo: uma perspectiva de gestão democrática. Diversitas Journal, Alagoas, 3(2), 336-342. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i2.544
Polonia, A. C., & Dessen, M. A. (2005). Em busca de uma compreensão das relações entre família e escola. Psicologia Escolar e Educacional 9(2), 303-312. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572005000200012
Santos, L. R., & Toniosso, J. P. (2014). A importância da relação escola-família. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro-SP, 1(1), 122-134. Recuperado de: https://docplayer.com.br/15872009-A-importancia-da-relacao-escola-familia.html
Seixas, F. P. R. (2019, 28 de novembro). Orçamento do MEC para 2020 confirma que Bolsonaro é inimigo da educação pública. Recuperado de: https://www.brasil247.com/blog/orcamento-do-mec-para-2020-confirma-que-bolsonaro-e-inimigo-da-educacao-publica
Silveira, D. T., & Córdova, F. P. A pesquisa científica. In Gerhardt, T. E., & Silveira, D. T. (Orgs). (2009). Métodos de pesquisa [versão digital]. Porto Alegre, RS: Editora UFRGS. Recuperado de: http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf
Universidade Federal do Paraná. Laboratório de Dados Educacionais. (2020). Recuperado de: https://dadoseducacionais.c3sl.ufpr.br/-#/indicadores/escolas
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Paulo Benício Vicente, Luciélio Marinho da Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).