Teorias pedagógicas na Educação do Campo: percepções e constatações a partir da análise de projetos político-pedagógicos no contexto da Ação Escola da Terra na UFBA
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13891Resumo
No artigo, cotejamos teorias pedagógicas em movimento na educação do campo, a partir de proposições de projetos político-pedagógicos de cinco municípios baianos cujos professores de escolas situadas no meio rural participaram da formação da Ação Escola da Terra promovida pela UFBA. Tal cotejamento visou verificar em que medida as teorias pedagógicas que subjazem nesses documentos se aproximam ou se distanciam dos pressupostos da pedagogia histórico-crítica, entendendo que o nível de aproximação implica em elemento que poderia favorecer, ou não, uma implementação efetiva dessa vertente pedagógica nos contextos educativos pesquisados. O resultado da análise documental revelou que prepondera na educação do campo desses contextos a pedagogia da educação popular, as pedagogias da prática e as pedagogias do “aprender a aprender”, caracterizando um ecletismo teórico, o que constitui um elemento obstaculizador, embora não decisivo, para a implementação da pedagogia histórico-crítica na educação do meio rural desses municípios.
Palavras-chave: ação escola da terra, teorias pedagógicas, pedagogia histórico-crítica.
Pedagogic theories in Rural Education: perceptions and confirmations from the analysis of political-pedagogical projects in the context of Ação Escola da Terra at UFBA
ABSTRACT. In the article, we compare pedagogical theories in movement in rural education, based on propositions of political-pedagogical projects in five municipalities in Bahia whose teachers from schools located in rural areas participated in the formation of the Ação Escola da Terra promoted by UFBA. Such comparison aimed to verify to what extent the pedagogical theories that underlie these documents approach or distance themselves from the assumptions of historical-critical pedagogy, understanding that the level of approximation implies an element that could favor, or not, an effective implementation of this pedagogical aspect in the researched educational contexts. The result of the documental analysis revealed that the pedagogy of popular education, the pedagogies of practice and the pedagogies of learn to learn prevail in the field of education in these contexts, characterizing a theoretical eclecticism, which constitutes an obstacle, although not decisive, for the implementation of historical-critical pedagogy in rural education in these municipalities.
Keywords: earth school action, pedagogical theories, critical historical pedagogy.
Teorías pedagógicas en la Educación en el Campo: percepciones y hallazgos a partir del análisis de proyectos político-pedagógicos en el contexto de la Ação Escola da Terra en la UFBA
RESUMEN. En el artículo, comparamos teorías pedagógicas en movimiento en la educación rural, a partir de proposiciones de proyectos político-pedagógicos en cinco municipios de Bahía cuyos profesores de escuelas ubicadas en áreas rurales participaron de la formación de la Ação Escola da Terra promovida por la UFBA. Esta comparación tuvo como objetivo verificar en qué medida las teorías pedagógicas que subyacen en estos documentos se acercan o se alejan de los presupuestos de la pedagogía histórico-crítica, entendiendo que el nivel de acercamiento implica un elemento que podría favorecer, o no, una implementación efectiva de esta pedagogía aspecto en los contextos educativos investigados. El resultado del análisis documental reveló que la pedagogía de la educación popular, las pedagogías de la práctica y las pedagogías del aprender a aprender prevalecen en el campo de la educación en estos contextos, caracterizando un eclecticismo teórico, que constituye un obstáculo, aunque no decisivo, para la implementación de la pedagogía histórico-crítica en la educación rural de estos municipios.
Palabras clave: acción escuela tierra, teorías pedagógicas, pedagogía histórico-crítica.
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