Educação integral e inclusiva na realidade brasileira: desafios a enfrentar na formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19404

Resumo

O presente texto tem por escopo discutir problemas que afetam a sociedade brasileira e a educação contemporânea tomada em perspectiva inclusiva, bem como discutir possibilidades de melhor encaminhamento dos determinantes relativos à formação docente. Trata-se de pesquisa em abordagem qualitativa acerca da temática, sendo que, com base nos descritores educação inclusiva, educação integral, desigualdade educacional, políticas educacionais e formação docente na Base SciELO – Scientific Electronic Library Online – e na BDTD – Biblioteca Brasileira Digital de Teses e Dissertações, selecionamos os textos de maior proximidade com as ideias antes relacionadas para definição do artigo. Estabelecemos, então, que além da especificidade do trato pedagógico com estudantes com deficiências, um processo de educação inclusiva na realidade brasileira exige considerar a diversidade cultural e a singularidade dos educandos incluídos pela concessão da vaga outrora negada, mas sem garantia de permanência em condição de aprendizagem efetiva, coexistindo diversos fatores intervenientes que podem fazer com que qualquer situação fora de um padrão previsto seja tratada como desvio, como problema do educando, e não um desafio político-pedagógico para a escola.

Palavras-chave: inclusão, educação integral, educação.

 

Integral and inclusive education in the Brazilian reality: challenges to be faced in teacher training

ABSTRACT. The purpose of this article is to discuss problems that affect the Brazilian society and the contemporary education from an inclusive perspective, as well as to discuss possibilities for better addressing the determinants related to teacher training. This is a qualitative research on the subject, based on the descriptors inclusive education, integral education, educational inequality, educational policies and teacher training in the SciELO Database – Scientific Electronic Library Online – and in the BDTD – Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, we selected the texts that are closest to the ideas listed above to define the article. We then established that in addition to the specificity of the pedagogical treatment of students with disabilities, an inclusive education process in the Brazilian reality requires considering the cultural diversity and uniqueness of the students included by the granting of the vacancy previously denied, but without guarantee of permanence in a condition of effective learning, coexisting with several intervening factors that can cause any situations outside of a predicted standard to be treated as a deviation, as a problem of the student, and not a political-pedagogical challenge for the school.

Keywords: inclusion, integral education, education. 

 

Educación integral e inclusiva en la realidad brasileña: desafíos a afrontar en la formación docente

RESUMEN. El objetivo de este texto es discutir los problemas que afectan a la sociedad brasileña y a la educación contemporánea desde una perspectiva inclusiva, así como discutir posibilidades para abordar mejor los determinantes relacionados con la formación docente. Se trata de una investigación con enfoque cualitativo sobre el tema, basada en los descriptores educación inclusiva, educación integral, desigualdad educativa, políticas educativas y formación docente en la Base SciELO – Biblioteca Científica Electrónica en Línea – y en la BDTD – Biblioteca Brasileira Digital de Tesis y Disertaciones, se seleccionaron los textos que más se acerquen a las ideas previamente enumeradas para definir el artículo. Establecimos, entonces, que además de la especificidad del tratamiento pedagógico con estudiantes con discapacidad, un proceso de educación inclusiva en la realidad brasileña requiere considerar la diversidad cultural y la singularidad de los estudiantes incluidos por la concesión de la vacante previamente negada, pero sin garantía de permanecer en condiciones de aprendizaje efectivo, coexistiendo varios factores intervinientes que pueden hacer que cualquier situación fuera de un estándar previsto sea tratada como una desviación, como un problema para el estudiante, y no como un desafío político-pedagógico para la escuela.

Palabras clave: inclusión, educación integral, educación.

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Biografia do Autor

José Carlos Miguel, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Livre-Docente em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Câmpus de Marília. Professor vinculado ao Departamento de Didática e ao Programa de Pós-graduação em Educação.

Gustavo Cunha de Araújo, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutor em Educação pela UNESP. Mestre em Educação pela UFMT. Graduado em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas (Artes Visuais) pela UFU. Professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Docente vinculado ao Mestrado Profissional em Educação (PPPGE/UFT) e ao Mestrado Profissional em Artes (ProfArtes/UFU). Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq PQ-2.

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Publicado

2024-12-11

Como Citar

Miguel, J. C., & Araújo, G. C. de. (2024). Educação integral e inclusiva na realidade brasileira: desafios a enfrentar na formação docente. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 9, e19404. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19404

Edição

Seção

Dossiê: Desafios e perspectivas da formação docente para o desenvolvimento de uma Educação Integral e inclusiva na contemporaneidade

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