Formative interlocutions in the Political-Pedagogical Projects of undergraduate courses of Agricultural/Agrarian Sciences in Brazil

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10495

Abstract

ABSTRACT. Pedagogical guidelines for the education in/of/to the rural areas must be based on the socio-educational development and on a constant dialogue between scientific and empirical knowledge. In this context, our objective is to identify formative interlocutions in the rural/countryside education in undergraduate courses of Agricultural Sciences in Brazil, through the analysis of their Political-Pedagogical Projects (PPP). This is a qualitative research with a descriptive and exploratory approach. It focuses on the theoretical background about rural educational project. It is also a document-based study that has as its source data from Anísio Teixeira Platform, connected to the Ministry of Education, as well as PPP emitted by the higher education institutions. The criteria chosen to establish the study’s time frame was the accessibility of the most recent information that were available during the process of information gathering – June, 2020. The results show that twelve of the studied courses had as their formative reference agricultural education – in terms of hegemonic production processes such as agribusiness, adopting a technicist approach. Only five of the studied courses were characterized by a formative framework aimed at the education of the rural areas – encompassing several expressions of rural life, such as family agriculture, peasantry and so forth. These courses make reference not only to these specific methodological approaches, but also to public policies related to this issue. Furthermore, we also identified in the institutions’ PPP a chaotic duality of concepts of education in/of the rural areas, on the one hand, and agricultural education on the other; such chaotic mixture of concepts is prone to be reproduced in the praxis of the teachers.

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Autor/innen-Biografien

Danieli Cristina de Souza, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Mestranda pelo PPGDS e bolsista FAPESC/CAPES. Possui bacharelado em Administração pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI), Licenciatura em Ciências Agrícolas pelo Instituto Federal Catarinense - Campus Araquari (IFC - ARAQUARI), Especialização em Gestão e Educação Ambiental e Especialização em Gestão e Tutoria em EAD, ambos pela UNIASSELVI.

Dimas de Oliveira Estevam, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Docente Permanente do PPGDS e do curso de graduação em Economia. Realizou pós-doutoramento pelo Centro de Investigação em Sociologia Econômica e das Organizações (SOCIUS) vinculado ao Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Lisboa (ULisboa). É doutor em Sociologia Política, mestre em Administração e Bacharel em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Kelly Gianezini, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

É visiting researcher na University of Florida (UF) - UFID: 3247-2095. Doutora em Educação pela UFRGS (2014), com estágio de doutorado sanduíche (2013) pela University of California Los Angeles (UCLA) tendo sido orientada pelo Dr. Walter R. Allen Professor da cátedra Allan Murray Cartter. Sua tese de doutoramento foi indicada para concorrer ao prêmio CAPES de Teses para a área da Educação. Possui mestrado em Sociologia (2009), em Direito (2020), bacharelado em Ciências Sociais (2001), licenciatura em Sociologia (2012) e bacharelado em Direito (2013). Durante a sua formação acadêmica foi bolsista na graduação (iniciação científica CNPq), no mestrado (FAPEMAT) e no doutorado (CAPES). Atualmente é Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) e do curso de Direito da UNESC. É avaliadora ad hoc do BASIS pelo INEP/MEC. Na gestão universitária atuou como Coordenadora do Núcleo de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (NPPGE), foi Membro do Conselho Superior de Administração, Representante Institucional do CNPq e membro do Conselho Próprio de Avaliação (CPA). Na UNESC, foi Representante Docente no Conselho Universitário (CONSU) e membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Direito. Foi Membro do Colegiado de Coordenação desempenhando a função de Coordenadora de Pesquisa e de Internacionalização do PPGDS, do Comitê Institucional Científico, da Comissão Institucional de Bolsa dos Programas Stricto Sensu e do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). É Líder do Grupo de Pesquisa GEU (Grupo de Estudos sobre Universidade) registrado no CNPq o qual integra a Rede de pesquisadores GEU das universidades UFRGS, UPF, UFPel, UFSM, UFMT, UNEMAT e UTFPR. Suas pesquisas estão vinculadas a Linha de Pesquisa Desenvolvimento e Gestão Social. Foi consultora ad hoc da FAPESC. É integrante do Cadastro Nacional e Internacional de avaliadores do CONPEDI. É revisora de periódicos científicos nacionais e internacionais. Emite pareceres técnicos-científicos para congressos. Pelo quinto ano consecutivo coordenou ou fez parte da comissão organizadora da Semana de Ciência e Tecnologia, maior congresso científico do sul catarinense. No âmbito internacional está vinculada à duas entidades científicas: a) International Sociological Association (ISA) por meio do research Commitees: sociology of professional groups and sociology of education; e, b) a Society for the Advancement of Socio-Economics (SASE). No Brasil, é sócia da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e do CONPEDI. Coordena 5 GTs em eventos científicos internacionais e nacionais. Foi Visiting Graduate Researcher na UCLA. Pesquisadora convidada para o Research Apprenticeship Course ofertado pela Graduate School of Education and Information Studies (GSE&IS). Participou de missões de visita técnica a universidades estrangeiras: Paris, Estrasburgo, Amsterdã, Haia e Delft. Supervisiona pesquisadores em Estágio de Pós-doutoramento, orienta estudantes de doutorado, de mestrado, de graduação, de iniciação cientifica e de Iniciação Científica Júnior (ICJr). Sua produção científica engloba temáticas relacionadas a políticas públicas, minorias étnicas, cidadania, desenvolvimento social e econômico e transformações da educação superior. Possui interesse em estudos interdisciplinares que enfoquem a gestão educacional e universitária, políticas educacionais, direito à educação e organização dos sistemas de ensino fundamental e superior. 

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Zitationsvorschlag

Cristina de Souza, D., de Oliveira Estevam, D., & Gianezini, K. . (2021). Formative interlocutions in the Political-Pedagogical Projects of undergraduate courses of Agricultural/Agrarian Sciences in Brazil. Brazilian Journal of Rural Education, 6, e10495. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10495