Interlocuções formativas contidas nos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Ciências Agrícolas/Agrárias no Brasil

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DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10495

Resumo

As diretrizes da ação pedagógica voltada à educação do campo para o campo devem estar pautadas na construção socioeducativa em diálogo constante com os saberes científicos e empíricos. Nesse contexto, objetiva-se identificar interlocuções formativas à educação do campo/rural para o campo nos cursos de Licenciatura em Ciências Agrícolas/Agrárias no Brasil por meio da análise de seus Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs). A pesquisa tem caráter qualitativo, com abordagem descritiva e exploratória, cujo referencial teórico tem como foco o projeto educacional rural e do campo, bem como documental, cujas fontes foram obtidas na Plataforma do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, no site do Ministério da Educação e nos PPPs emitidos pelas Instituições de Ensino Superior (IES) pesquisadas. O critério ao determinar o recorte temporal do estudo foi baseado na acessibilidade das últimas informações disponibilizadas no momento da coleta, ou seja, junho de 2020. Os resultados apontam que dos doze cursos investigados, todos se referem à formação para o ensino agrícola, sendo que cinco deles apresentaram características para a formação da educação do campo, citando não somente as abordagens metodológicas para essa formação, como também o eixo das políticas públicas vinculadas ao tema. Constatou-se a dualidade desordenada de conceitos e de concepções de educação do campo/rural e de ensino agrícola, estabelecidos nos PPPs, cuja reprodução tende a estar presente nas práxis dos educadores.

Palavras-chave: educação do campo, ensino rural, licenciatura em ciências agrárias.

 

Formative interlocutions in the Political-Pedagogical Projects of undergraduate courses of Agricultural/Agrarian Sciences in Brazil

ABSTRACT. Pedagogical guidelines for the education in/of/to the rural areas must be based on the socio-educational development and on a constant dialogue between scientific and empirical knowledge. In this context, our objective is to identify formative interlocutions in the rural/countryside education in undergraduate courses of Agricultural Sciences in Brazil, through the analysis of their Political-Pedagogical Projects (PPP). This is a qualitative research with a descriptive and exploratory approach. It focuses on the theoretical background about rural educational project. It is also a document-based study that has as its source data from Anísio Teixeira Platform, connected to the Ministry of Education, as well as PPP emitted by the higher education institutions. The criteria chosen to establish the study’s time frame was the accessibility of the most recent information that were available during the process of information gathering – June, 2020. The results show that twelve of the studied courses had as their formative reference agricultural education – in terms of hegemonic production processes such as agribusiness, adopting a technicist approach. Only five of the studied courses were characterized by a formative framework aimed at the education of the rural areas – encompassing several expressions of rural life, such as family agriculture, peasantry and so forth. These courses make reference not only to these specific methodological approaches, but also to public policies related to this issue. Furthermore, we also identified in the institutions’ PPP a chaotic duality of concepts of education in/of the rural areas, on the one hand, and agricultural education on the other; such chaotic mixture of concepts is prone to be reproduced in the praxis of the teachers.

Keywords: countryside education, rural education, licenciate degree in agricultural sciences.

 

Interlocuciones formativas comprendidas en los Proyectos Político Pedagógicos de los Cursos de Grado en Ciencias Agrícolas/Agrarias en Brasil

RESUMEN. Las pautas de acción pedagógica dirigidas a la educación rural deben basarse en la construcción socioeducativa en constante diálogo entre el conocimiento científico y el empírico. En este contexto, se pretende identificar las interlocuciones formativas respecto a la educación rural en los cursos de graduación en Ciencias Agrarias en Brasil a través del análisis de los Proyectos Político Pedagógicos (PPP). La investigación es cualitativa, descriptiva y de enfoque exploratorio, sobre el marco teórico del proyecto educativo rural y campesino. Y documental, tomando como fuente los datos de la Plataforma Anísio Teixeira, del Ministerio de Educación, y los PPP emitidos por las instituciones de educación superior. El criterio para determinar el rango de tiempo del estudio se basó en la accesibilidad de la última información disponible en el momento de la recogida, junio de 2020. Los resultados indican que, de los doce cursos investigados, todos se refieren a la formación en educación agrícola, y cinco de ellos presentaron características para la formación de la educación campesina, citando no sólo los enfoques metodológicos para esta formación, sino también el eje de las políticas públicas vinculadas al tema. Asimismo, se observa la dualidad desordenada de conceptos, de concepciones sobre la enseñanza en contexto rural y la educación agrícola establecidas en los PPP y que tienden a reproducirse en la praxis de los educadores.

Palabras clave: educación en el campo, enseñanza rural, grado en ciencias agrarias.

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Biografia do Autor

Danieli Cristina de Souza, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Mestranda pelo PPGDS e bolsista FAPESC/CAPES. Possui bacharelado em Administração pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI), Licenciatura em Ciências Agrícolas pelo Instituto Federal Catarinense - Campus Araquari (IFC - ARAQUARI), Especialização em Gestão e Educação Ambiental e Especialização em Gestão e Tutoria em EAD, ambos pela UNIASSELVI.

Dimas de Oliveira Estevam, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Docente Permanente do PPGDS e do curso de graduação em Economia. Realizou pós-doutoramento pelo Centro de Investigação em Sociologia Econômica e das Organizações (SOCIUS) vinculado ao Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Lisboa (ULisboa). É doutor em Sociologia Política, mestre em Administração e Bacharel em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Kelly Gianezini, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

É visiting researcher na University of Florida (UF) - UFID: 3247-2095. Doutora em Educação pela UFRGS (2014), com estágio de doutorado sanduíche (2013) pela University of California Los Angeles (UCLA) tendo sido orientada pelo Dr. Walter R. Allen Professor da cátedra Allan Murray Cartter. Sua tese de doutoramento foi indicada para concorrer ao prêmio CAPES de Teses para a área da Educação. Possui mestrado em Sociologia (2009), em Direito (2020), bacharelado em Ciências Sociais (2001), licenciatura em Sociologia (2012) e bacharelado em Direito (2013). Durante a sua formação acadêmica foi bolsista na graduação (iniciação científica CNPq), no mestrado (FAPEMAT) e no doutorado (CAPES). Atualmente é Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) e do curso de Direito da UNESC. É avaliadora ad hoc do BASIS pelo INEP/MEC. Na gestão universitária atuou como Coordenadora do Núcleo de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (NPPGE), foi Membro do Conselho Superior de Administração, Representante Institucional do CNPq e membro do Conselho Próprio de Avaliação (CPA). Na UNESC, foi Representante Docente no Conselho Universitário (CONSU) e membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Direito. Foi Membro do Colegiado de Coordenação desempenhando a função de Coordenadora de Pesquisa e de Internacionalização do PPGDS, do Comitê Institucional Científico, da Comissão Institucional de Bolsa dos Programas Stricto Sensu e do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). É Líder do Grupo de Pesquisa GEU (Grupo de Estudos sobre Universidade) registrado no CNPq o qual integra a Rede de pesquisadores GEU das universidades UFRGS, UPF, UFPel, UFSM, UFMT, UNEMAT e UTFPR. Suas pesquisas estão vinculadas a Linha de Pesquisa Desenvolvimento e Gestão Social. Foi consultora ad hoc da FAPESC. É integrante do Cadastro Nacional e Internacional de avaliadores do CONPEDI. É revisora de periódicos científicos nacionais e internacionais. Emite pareceres técnicos-científicos para congressos. Pelo quinto ano consecutivo coordenou ou fez parte da comissão organizadora da Semana de Ciência e Tecnologia, maior congresso científico do sul catarinense. No âmbito internacional está vinculada à duas entidades científicas: a) International Sociological Association (ISA) por meio do research Commitees: sociology of professional groups and sociology of education; e, b) a Society for the Advancement of Socio-Economics (SASE). No Brasil, é sócia da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e do CONPEDI. Coordena 5 GTs em eventos científicos internacionais e nacionais. Foi Visiting Graduate Researcher na UCLA. Pesquisadora convidada para o Research Apprenticeship Course ofertado pela Graduate School of Education and Information Studies (GSE&IS). Participou de missões de visita técnica a universidades estrangeiras: Paris, Estrasburgo, Amsterdã, Haia e Delft. Supervisiona pesquisadores em Estágio de Pós-doutoramento, orienta estudantes de doutorado, de mestrado, de graduação, de iniciação cientifica e de Iniciação Científica Júnior (ICJr). Sua produção científica engloba temáticas relacionadas a políticas públicas, minorias étnicas, cidadania, desenvolvimento social e econômico e transformações da educação superior. Possui interesse em estudos interdisciplinares que enfoquem a gestão educacional e universitária, políticas educacionais, direito à educação e organização dos sistemas de ensino fundamental e superior. 

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Como Citar

Cristina de Souza, D., de Oliveira Estevam, D., & Gianezini, K. . (2021). Interlocuções formativas contidas nos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Ciências Agrícolas/Agrárias no Brasil. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 6, e10495. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10495

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