Evaluation monitoring and accompaniment of the training process in RTC: theoretical-practical and operational aspects

Autor/innen

  • Kátia Cristina Custódio Ferreira Brito Universidade Federal do Tocantins - UFT https://orcid.org/0000-0001-8519-4884
  • Adaires Rodrigues de Sousa Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal
  • Roberto Francisco de Carvalho Universidade Federal do Tocantins - UFT https://orcid.org/0000-0001-7278-181X

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13296

Schlagworte:

education in the Tocantins, Rede ColaborAção Tocantins (RCT), evaluation monitoring and accompaniment of municipal education, theoretical and practical aspects.

Abstract

ABSTRACT. The article at stake approaches thematic related to the evaluation, monitoring and accompaniment of the Rede ColaborAção Tocantins (RCT) developed in the pandemic period. The present reflection has objective to problematize the instrumental conception of the education and the evaluation by means of theoretician-philosophical reflection, which understands the education as social práxis, based on principles of the democratic management and the substantive formation. The study which originated this text was carried through in the perspective critical-dialectic, starting from the empirical reality understood as complex reality, contradictory and mediatized by multiples determinative. The study provided - as a theoretical-practical result – the explanation of the philosophical, political and methodological foundations of evaluation, monitoring and follow-up in the instrumental and substantive perspectives, as well as this enabled the composition of a set of criteria and procedures applicable to training in municipal education management. The discussion includes, in addition to the theoretical and practical aspects of management, evaluation, monitoring and accompaniment, the practical operational aspects of the training process.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Kátia Cristina Custódio Ferreira Brito, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutora em Educação pela UFSCAR (2019). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Professora associada da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Palmas, Curso de Pedagogia e Programa de Pós-Graduação em Educação (profissional). Atua no Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM).

Adaires Rodrigues de Sousa, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal

Doutorando em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; Mestre em Educação e Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins; Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM).

Roberto Francisco de Carvalho, Universidade Federal do Tocantins - UFT

PhD em Políticas Públicas e Formação Humana (Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ). Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Participou da escrita de vários artigos e da organização de vários livros e, também, é autor dos livros Gestão Escolar Autônoma e Compartilhada: gerencialismo ou democratização? e Gestão e participação universitária no século XXI. Na sua carreira profissional atuou como docente na Educação Básica e no Magistério Superior, além de ter trabalhado na esfera técnico-administrativa em escolas, órgãos regionais como: Diretoria de Ensino (DRE); Secretaria Estadual de Educação (SEDUC); e Ministério da Educação e Cultura, prestando assessoria técnica à coordenação Nacional do Programa de Formação de Professores em Exercício (PROFORMAÇÃO). Exerceu, ainda, a função de Diretor de Programas e Projetos Educacionais na Pró-Reitoria de Graduação da UFT. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Tocantins (UFT)/Campus Universitário de Palmas, Cursos de Filosofia e Teatro. Membro do corpo docente do Mestrado Profissional em Educação da UFT (PPPGE). Pesquisador nas linhas de estudos pesquisas: Educação Ético-Política/Econômica, Cultura, Estado e Política Educacional; e Currículos específicos de etapas e modalidades de educação. Desenvolve estudos e pesquisas abrangendo a área de Sociedade, Política e Gestão Educacional/Escolar e Currículo na perspectiva do Estado ampliado e da filosofia da práxis. É Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Práxis Socioeducativa e Cultural (PRÁXIS). É membro da Rede Colaboração Tocantins. Está associado ANPED e ANPAE; Participa do Grupo Estudo e Pesquisa em Educação, Políticas Públicas e Desigualdades Sociais (GEPEDS); e Rede Universitas/Br.

Literaturhinweise

Carvalho, R. F. (2011). O processo de gestão e participação na universidade: limites, desafios e possibilidades na UFT (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Goiás, Goiânia.

Carvalho, R. F. (2016). A constituição do Estado brasileiro na tensão entre o domínio e a direção de classe: a educação como arena ético-política. In Vilas Bôas, J. P. S., Neto, L. F., & Perius, O. (Orgs.). Filosofia em Debate: questões de ética, educação e política (pp. 297-240). Florianópolis: Nefiponline.

Chauí, M. S. (1980). Ideologia e educação. Educação e Sociedade. São Paulo: Cortez/CEDES.

Chauí, M. S. (1999, 9 de maio). A Universidade Operacional. Folha de São Paulo, caderno mais (5), 3.

Contera, C. (2002). Modelos de avaliação da qualidade da educação superior. In Dias Sobrinho, J., Ristoff, D. I. (Org.). Avaliação de democrática: para uma universidade cidadã (pp. 119-144). Florianópolis: Insular.

Dias Sobrinho, J. (2003). Avaliação: políticas educacionais e reformas da educação superior. São Paulo: Cortez.

Dias Sobrinho, J. (2005). Avaliação como instrumento da formação cidadã e do desenvolvimento da sociedade democrática: por uma ético-epistemologia da avaliação. In Ristoff, D., & Almeida Júnior, V. P. (Orgs.). Avaliação participativa: perspectivas e desafios (pp. 15-38). Brasília: Inep.

Dias Sobrinho, J., & Ristoff, D. I. (Orgs.). (2002). Avaliação de democrática: para uma universidade cidadã. Florianópolis: Insular.

Gramsci, A. (2000). Cadernos do Cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

RCT/TO. (2020a). Caderno I. Gestão da Educação: validação das ações administrativas e pedagógico-curriculares e finalização do ano letivo de 2020. Palmas/TO, Undime.

RCT/TO. (2020b). Caderno 2. Gestão da educação na conjuntura da pandemia – Com a palavra, cursistas e formadores. Palmas/TO, Undime.

RCT/TO. (2021). Caderno 3. Gestão das redes e dos sistemas educacionais: afirmação dos direitos à vida e a educação no retorno às atividades escolares em 2021. Palmas/TO, Undime.

Sander, B. (1995). Gestão da educação na América Latina: construção e reconstrução do conhecimento. Campinas: Autores Associados.

Veröffentlicht

2021-12-19

Zitationsvorschlag

Brito, K. C. C. F., Rodrigues de Sousa, A., & Francisco de Carvalho, R. (2021). Evaluation monitoring and accompaniment of the training process in RTC: theoretical-practical and operational aspects. Brazilian Journal of Rural Education, 6, e13296. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13296

Ausgabe

Rubrik

DOSSIÊ: GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL NA CRISE DA COVID-19

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in