Evaluación, monitoreo y acompañamiento del proceso formativo en la RCT: aspectos teórico-prácticos y operacionales

Autores/as

  • Kátia Cristina Custódio Ferreira Brito Universidade Federal do Tocantins - UFT https://orcid.org/0000-0001-8519-4884
  • Adaires Rodrigues de Sousa Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal
  • Roberto Francisco de Carvalho Universidade Federal do Tocantins - UFT https://orcid.org/0000-0001-7278-181X

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13296

Palabras clave:

education in the Tocantins, Rede ColaborAção Tocantins (RCT), evaluation monitoring and accompaniment of municipal education, theoretical and practical aspects.

Resumen

RESUMEN. El artículo aborda la evaluación, monitoreo y acompañamiento de la Rede ColaborAção Tocantins (RCT) desarrollada en el período pandémico. Tiene por objetivo problematizar la concepción instrumental de la educación y de la evaluación mediante reflexión teórico-filosófica, que comprende la educación como praxis social, calcada en los principios de la gestión democrática y de la formación sustantiva. El estudio que origino ese texto fue realizado en la perspectiva critico-dialéctica, partiendo de la realidad empírica comprendida como realidad compleja, contradictoria y mediatizada por múltiplos determinantes. El estudio ha permitido, como resultado teórico y práctico, el esclarecimiento de los fundamentos filosóficos, políticos y metodológicos de la evaluación, monitoreo y seguimiento en las perspectivas instrumental y sustantiva, así como posibilitó la composición de un conjunto de criterios y procedimientos aplicables a la formación en el ámbito de la gestión de la educación municipal. Además de los aspectos teóricos-prácticos de la gestión, contempla la evaluación, monitoreo y acompañamiento, los aspectos prácticos operacionales del proceso formativo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Kátia Cristina Custódio Ferreira Brito, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutora em Educação pela UFSCAR (2019). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Professora associada da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Palmas, Curso de Pedagogia e Programa de Pós-Graduação em Educação (profissional). Atua no Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM).

Adaires Rodrigues de Sousa, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal

Doutorando em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; Mestre em Educação e Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins; Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM).

Roberto Francisco de Carvalho, Universidade Federal do Tocantins - UFT

PhD em Políticas Públicas e Formação Humana (Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ). Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Participou da escrita de vários artigos e da organização de vários livros e, também, é autor dos livros Gestão Escolar Autônoma e Compartilhada: gerencialismo ou democratização? e Gestão e participação universitária no século XXI. Na sua carreira profissional atuou como docente na Educação Básica e no Magistério Superior, além de ter trabalhado na esfera técnico-administrativa em escolas, órgãos regionais como: Diretoria de Ensino (DRE); Secretaria Estadual de Educação (SEDUC); e Ministério da Educação e Cultura, prestando assessoria técnica à coordenação Nacional do Programa de Formação de Professores em Exercício (PROFORMAÇÃO). Exerceu, ainda, a função de Diretor de Programas e Projetos Educacionais na Pró-Reitoria de Graduação da UFT. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Tocantins (UFT)/Campus Universitário de Palmas, Cursos de Filosofia e Teatro. Membro do corpo docente do Mestrado Profissional em Educação da UFT (PPPGE). Pesquisador nas linhas de estudos pesquisas: Educação Ético-Política/Econômica, Cultura, Estado e Política Educacional; e Currículos específicos de etapas e modalidades de educação. Desenvolve estudos e pesquisas abrangendo a área de Sociedade, Política e Gestão Educacional/Escolar e Currículo na perspectiva do Estado ampliado e da filosofia da práxis. É Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Práxis Socioeducativa e Cultural (PRÁXIS). É membro da Rede Colaboração Tocantins. Está associado ANPED e ANPAE; Participa do Grupo Estudo e Pesquisa em Educação, Políticas Públicas e Desigualdades Sociais (GEPEDS); e Rede Universitas/Br.

Citas

Carvalho, R. F. (2011). O processo de gestão e participação na universidade: limites, desafios e possibilidades na UFT (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Goiás, Goiânia.

Carvalho, R. F. (2016). A constituição do Estado brasileiro na tensão entre o domínio e a direção de classe: a educação como arena ético-política. In Vilas Bôas, J. P. S., Neto, L. F., & Perius, O. (Orgs.). Filosofia em Debate: questões de ética, educação e política (pp. 297-240). Florianópolis: Nefiponline.

Chauí, M. S. (1980). Ideologia e educação. Educação e Sociedade. São Paulo: Cortez/CEDES.

Chauí, M. S. (1999, 9 de maio). A Universidade Operacional. Folha de São Paulo, caderno mais (5), 3.

Contera, C. (2002). Modelos de avaliação da qualidade da educação superior. In Dias Sobrinho, J., Ristoff, D. I. (Org.). Avaliação de democrática: para uma universidade cidadã (pp. 119-144). Florianópolis: Insular.

Dias Sobrinho, J. (2003). Avaliação: políticas educacionais e reformas da educação superior. São Paulo: Cortez.

Dias Sobrinho, J. (2005). Avaliação como instrumento da formação cidadã e do desenvolvimento da sociedade democrática: por uma ético-epistemologia da avaliação. In Ristoff, D., & Almeida Júnior, V. P. (Orgs.). Avaliação participativa: perspectivas e desafios (pp. 15-38). Brasília: Inep.

Dias Sobrinho, J., & Ristoff, D. I. (Orgs.). (2002). Avaliação de democrática: para uma universidade cidadã. Florianópolis: Insular.

Gramsci, A. (2000). Cadernos do Cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

RCT/TO. (2020a). Caderno I. Gestão da Educação: validação das ações administrativas e pedagógico-curriculares e finalização do ano letivo de 2020. Palmas/TO, Undime.

RCT/TO. (2020b). Caderno 2. Gestão da educação na conjuntura da pandemia – Com a palavra, cursistas e formadores. Palmas/TO, Undime.

RCT/TO. (2021). Caderno 3. Gestão das redes e dos sistemas educacionais: afirmação dos direitos à vida e a educação no retorno às atividades escolares em 2021. Palmas/TO, Undime.

Sander, B. (1995). Gestão da educação na América Latina: construção e reconstrução do conhecimento. Campinas: Autores Associados.

Publicado

2021-12-19

Cómo citar

Brito, K. C. C. F., Rodrigues de Sousa, A., & Francisco de Carvalho, R. (2021). Evaluación, monitoreo y acompañamiento del proceso formativo en la RCT: aspectos teórico-prácticos y operacionales. Revista Brasileña De Educación Rural, 6, e13296. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13296

Número

Sección

DOSSIÊ: GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL NA CRISE DA COVID-19

Artículos más leídos del mismo autor/a