Avaliação, monitoramento e acompanhamento do processo formativo na RCT: aspectos teórico-práticos e operacionais

Autores

  • Kátia Cristina Custódio Ferreira Brito Universidade Federal do Tocantins - UFT https://orcid.org/0000-0001-8519-4884
  • Adaires Rodrigues de Sousa Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal
  • Roberto Francisco de Carvalho Universidade Federal do Tocantins - UFT https://orcid.org/0000-0001-7278-181X

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13296

Palavras-chave:

education in the Tocantins, Rede ColaborAção Tocantins (RCT), evaluation monitoring and accompaniment of municipal education, theoretical and practical aspects.

Resumo

O artigo em pauta aborda temática referente a avaliação, monitoramento e acompanhamento da Rede ColaborAção Tocantins (RCT), no contexto do período pandêmico. A presente reflexão tem o objetivo de problematizar a concepção instrumental da educação e da avaliação por meio de reflexão teórico-filosófica, que entende a educação como práxis social, calcada nos princípios da gestão democrática e da formação substantiva. O estudo que originou esse texto foi realizado na perspectiva crítico-dialética, partindo da realidade empírica compreendida como realidade complexa, contraditória e mediatizada por múltiplos determinantes. O estudo proporcionou – como resultado teórico-prático – a explicitação dos fundamentos filosóficos, políticos e metodológicos da avaliação, monitoramento e acompanhamento nas perspectivas instrumental e substantiva, bem como possibilitou a composição de um conjunto de critérios e procedimentos aplicáveis à formação no âmbito da gestão da educação municipal. A discussão contempla, além de aspectos teórico-práticos da gestão, da avaliação, do monitoramento e do acompanhamento da RCT, aspectos práticos operacionais do processo formativo.

Palavras-chave: educação no Tocantins, rede colaborAção Tocantins (RCT), avaliação, monitoramento e acompanhamento da educação municipal, aspectos teóricos e práticos.

 

Evaluation monitoring and accompaniment of the training process in RTC: theoretical-practical and operational aspects

ABSTRACT. The article at stake approaches thematic related to the evaluation, monitoring and accompaniment of the Rede ColaborAção Tocantins (RCT) developed in the pandemic period. The present reflection has objective to problematize the instrumental conception of the education and the evaluation by means of theoretician-philosophical reflection, which understands the education as social práxis, based on principles of the democratic management and the substantive formation. The study which originated this text was carried through in the perspective critical-dialectic, starting from the empirical reality understood as complex reality, contradictory and mediatized by multiples determinative. The study provided - as a theoretical-practical result – the explanation of the philosophical, political and methodological foundations of evaluation, monitoring and follow-up in the instrumental and substantive perspectives, as well as this enabled the composition of a set of criteria and procedures applicable to training in municipal education management. The discussion includes, in addition to the theoretical and practical aspects of management, evaluation, monitoring and accompaniment, the practical operational aspects of the training process.

Keywords: education in the Tocantins, rede colaborAção Tocantins (RCT), evaluation monitoring and accompaniment of municipal education, theoretical and practical aspects.

 

Evaluación, monitoreo y acompañamiento del proceso formativo en la RCT: aspectos teórico-prácticos y operacionales

RESUMEN. El artículo aborda la evaluación, monitoreo y acompañamiento de la Rede ColaborAção Tocantins (RCT) desarrollada en el período pandémico. Tiene por objetivo problematizar la concepción instrumental de la educación y de la evaluación mediante reflexión teórico-filosófica, que comprende la educación como praxis social, calcada en los principios de la gestión democrática y de la formación sustantiva. El estudio que origino ese texto fue realizado en la perspectiva critico-dialéctica, partiendo de la realidad empírica comprendida como realidad compleja, contradictoria y mediatizada por múltiplos determinantes. El estudio ha permitido, como resultado teórico y práctico, el esclarecimiento de los fundamentos filosóficos, políticos y metodológicos de la evaluación, monitoreo y seguimiento en las perspectivas instrumental y sustantiva, así como posibilitó la composición de un conjunto de criterios y procedimientos aplicables a la formación en el ámbito de la gestión de la educación municipal. Además de los aspectos teóricos-prácticos de la gestión, contempla la evaluación, monitoreo y acompañamiento, los aspectos prácticos operacionales del proceso formativo.

Palabras clave: educación en Tocantins, rede colaborAção Tocantins (RCT), evaluación, monitoreo y acompañamiento de la educación municipal, aspectos teóricos y prácticos.

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Biografia do Autor

Kátia Cristina Custódio Ferreira Brito, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutora em Educação pela UFSCAR (2019). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Professora associada da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Palmas, Curso de Pedagogia e Programa de Pós-Graduação em Educação (profissional). Atua no Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM).

Adaires Rodrigues de Sousa, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal

Doutorando em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; Mestre em Educação e Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins; Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM).

Roberto Francisco de Carvalho, Universidade Federal do Tocantins - UFT

PhD em Políticas Públicas e Formação Humana (Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ). Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Participou da escrita de vários artigos e da organização de vários livros e, também, é autor dos livros Gestão Escolar Autônoma e Compartilhada: gerencialismo ou democratização? e Gestão e participação universitária no século XXI. Na sua carreira profissional atuou como docente na Educação Básica e no Magistério Superior, além de ter trabalhado na esfera técnico-administrativa em escolas, órgãos regionais como: Diretoria de Ensino (DRE); Secretaria Estadual de Educação (SEDUC); e Ministério da Educação e Cultura, prestando assessoria técnica à coordenação Nacional do Programa de Formação de Professores em Exercício (PROFORMAÇÃO). Exerceu, ainda, a função de Diretor de Programas e Projetos Educacionais na Pró-Reitoria de Graduação da UFT. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Tocantins (UFT)/Campus Universitário de Palmas, Cursos de Filosofia e Teatro. Membro do corpo docente do Mestrado Profissional em Educação da UFT (PPPGE). Pesquisador nas linhas de estudos pesquisas: Educação Ético-Política/Econômica, Cultura, Estado e Política Educacional; e Currículos específicos de etapas e modalidades de educação. Desenvolve estudos e pesquisas abrangendo a área de Sociedade, Política e Gestão Educacional/Escolar e Currículo na perspectiva do Estado ampliado e da filosofia da práxis. É Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Práxis Socioeducativa e Cultural (PRÁXIS). É membro da Rede Colaboração Tocantins. Está associado ANPED e ANPAE; Participa do Grupo Estudo e Pesquisa em Educação, Políticas Públicas e Desigualdades Sociais (GEPEDS); e Rede Universitas/Br.

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Publicado

2021-12-19

Como Citar

Brito, K. C. C. F., Rodrigues de Sousa, A., & Francisco de Carvalho, R. (2021). Avaliação, monitoramento e acompanhamento do processo formativo na RCT: aspectos teórico-práticos e operacionais. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 6, e13296. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13296

Edição

Seção

DOSSIÊ: GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL NA CRISE DA COVID-19

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