Avaliação, monitoramento e acompanhamento do processo formativo na RCT: aspectos teórico-práticos e operacionais
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13296Palavras-chave:
education in the Tocantins, Rede ColaborAção Tocantins (RCT), evaluation monitoring and accompaniment of municipal education, theoretical and practical aspects.Resumo
O artigo em pauta aborda temática referente a avaliação, monitoramento e acompanhamento da Rede ColaborAção Tocantins (RCT), no contexto do período pandêmico. A presente reflexão tem o objetivo de problematizar a concepção instrumental da educação e da avaliação por meio de reflexão teórico-filosófica, que entende a educação como práxis social, calcada nos princípios da gestão democrática e da formação substantiva. O estudo que originou esse texto foi realizado na perspectiva crítico-dialética, partindo da realidade empírica compreendida como realidade complexa, contraditória e mediatizada por múltiplos determinantes. O estudo proporcionou – como resultado teórico-prático – a explicitação dos fundamentos filosóficos, políticos e metodológicos da avaliação, monitoramento e acompanhamento nas perspectivas instrumental e substantiva, bem como possibilitou a composição de um conjunto de critérios e procedimentos aplicáveis à formação no âmbito da gestão da educação municipal. A discussão contempla, além de aspectos teórico-práticos da gestão, da avaliação, do monitoramento e do acompanhamento da RCT, aspectos práticos operacionais do processo formativo.
Palavras-chave: educação no Tocantins, rede colaborAção Tocantins (RCT), avaliação, monitoramento e acompanhamento da educação municipal, aspectos teóricos e práticos.
Evaluation monitoring and accompaniment of the training process in RTC: theoretical-practical and operational aspects
ABSTRACT. The article at stake approaches thematic related to the evaluation, monitoring and accompaniment of the Rede ColaborAção Tocantins (RCT) developed in the pandemic period. The present reflection has objective to problematize the instrumental conception of the education and the evaluation by means of theoretician-philosophical reflection, which understands the education as social práxis, based on principles of the democratic management and the substantive formation. The study which originated this text was carried through in the perspective critical-dialectic, starting from the empirical reality understood as complex reality, contradictory and mediatized by multiples determinative. The study provided - as a theoretical-practical result – the explanation of the philosophical, political and methodological foundations of evaluation, monitoring and follow-up in the instrumental and substantive perspectives, as well as this enabled the composition of a set of criteria and procedures applicable to training in municipal education management. The discussion includes, in addition to the theoretical and practical aspects of management, evaluation, monitoring and accompaniment, the practical operational aspects of the training process.
Keywords: education in the Tocantins, rede colaborAção Tocantins (RCT), evaluation monitoring and accompaniment of municipal education, theoretical and practical aspects.
Evaluación, monitoreo y acompañamiento del proceso formativo en la RCT: aspectos teórico-prácticos y operacionales
RESUMEN. El artículo aborda la evaluación, monitoreo y acompañamiento de la Rede ColaborAção Tocantins (RCT) desarrollada en el período pandémico. Tiene por objetivo problematizar la concepción instrumental de la educación y de la evaluación mediante reflexión teórico-filosófica, que comprende la educación como praxis social, calcada en los principios de la gestión democrática y de la formación sustantiva. El estudio que origino ese texto fue realizado en la perspectiva critico-dialéctica, partiendo de la realidad empírica comprendida como realidad compleja, contradictoria y mediatizada por múltiplos determinantes. El estudio ha permitido, como resultado teórico y práctico, el esclarecimiento de los fundamentos filosóficos, políticos y metodológicos de la evaluación, monitoreo y seguimiento en las perspectivas instrumental y sustantiva, así como posibilitó la composición de un conjunto de criterios y procedimientos aplicables a la formación en el ámbito de la gestión de la educación municipal. Además de los aspectos teóricos-prácticos de la gestión, contempla la evaluación, monitoreo y acompañamiento, los aspectos prácticos operacionales del proceso formativo.
Palabras clave: educación en Tocantins, rede colaborAção Tocantins (RCT), evaluación, monitoreo y acompañamiento de la educación municipal, aspectos teóricos y prácticos.
Downloads
Referências
Carvalho, R. F. (2011). O processo de gestão e participação na universidade: limites, desafios e possibilidades na UFT (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Goiás, Goiânia.
Carvalho, R. F. (2016). A constituição do Estado brasileiro na tensão entre o domínio e a direção de classe: a educação como arena ético-política. In Vilas Bôas, J. P. S., Neto, L. F., & Perius, O. (Orgs.). Filosofia em Debate: questões de ética, educação e política (pp. 297-240). Florianópolis: Nefiponline.
Chauí, M. S. (1980). Ideologia e educação. Educação e Sociedade. São Paulo: Cortez/CEDES.
Chauí, M. S. (1999, 9 de maio). A Universidade Operacional. Folha de São Paulo, caderno mais (5), 3.
Contera, C. (2002). Modelos de avaliação da qualidade da educação superior. In Dias Sobrinho, J., Ristoff, D. I. (Org.). Avaliação de democrática: para uma universidade cidadã (pp. 119-144). Florianópolis: Insular.
Dias Sobrinho, J. (2003). Avaliação: políticas educacionais e reformas da educação superior. São Paulo: Cortez.
Dias Sobrinho, J. (2005). Avaliação como instrumento da formação cidadã e do desenvolvimento da sociedade democrática: por uma ético-epistemologia da avaliação. In Ristoff, D., & Almeida Júnior, V. P. (Orgs.). Avaliação participativa: perspectivas e desafios (pp. 15-38). Brasília: Inep.
Dias Sobrinho, J., & Ristoff, D. I. (Orgs.). (2002). Avaliação de democrática: para uma universidade cidadã. Florianópolis: Insular.
Gramsci, A. (2000). Cadernos do Cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
RCT/TO. (2020a). Caderno I. Gestão da Educação: validação das ações administrativas e pedagógico-curriculares e finalização do ano letivo de 2020. Palmas/TO, Undime.
RCT/TO. (2020b). Caderno 2. Gestão da educação na conjuntura da pandemia – Com a palavra, cursistas e formadores. Palmas/TO, Undime.
RCT/TO. (2021). Caderno 3. Gestão das redes e dos sistemas educacionais: afirmação dos direitos à vida e a educação no retorno às atividades escolares em 2021. Palmas/TO, Undime.
Sander, B. (1995). Gestão da educação na América Latina: construção e reconstrução do conhecimento. Campinas: Autores Associados.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).