The development of an interdisciplinary attitude in future teachers through participation in the pedagogical residency program

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DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19420

Abstract

A experiência deste relato se dá no contexto do Programa Residência Pedagógica (PRP) do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Norte do Tocantins/Centro de Educação, Humanidades e Saúde (CHES) de Tocantinópolis/TO. Deste contexto trazemos a experiência dos futuros professores (residentes), com objetivo de refletir a analisar a respeito do desenvolvimento de uma atitude interdisciplinar ao participarem do PRP. Para tal, trouxemos inicialmente o contexto do PRP destacando sua organização e seu ciclo formativo, que contempla momentos de planejamento coletivo, implementação de uma aula e reflexão das experiências. A experiência revelou que as atividades inerentes ao referido ciclo formativo foram essenciais para o desenvolvimento de uma atitude interdisciplinar. Constatou-se também que o ato de se perceber interdisciplinar exige o desenvolvimento da atitude de entender e perceber que os conhecimentos fazem parte de um todo e não estão isolados e que é necessário um repensar de nossas próprias práticas enquanto estudantes em formação inicial e futuros professores, principalmente no que tange a eliminação de barreiras da nossa própria compreensão das ciências, sendo imprescindível estarmos abertos a novas experiências, criar, experimentar, estando dispostos a viver a interdisciplinaridade e também a errar.

Palavras-chave: residência pedagógica, interdisciplinaridade, formação de professores, atitude interdisciplinar.

 

The development of an interdisciplinary attitude in future teachers through participation in the pedagogical residency program                             

ABSTRACT: The experience of this report takes place in the context of the Pedagogical Residency Program (PRP) of the Pedagogy Course at the Federal University of Northern Tocantins/Center of Education, Humanities and Health (CHES) in Tocantinópolis/TO. From this context, we bring the experience of future teachers (residents), with the aim of reflecting and analyzing the development of an interdisciplinary attitude when participating in the PRP. To this end, we initially presented the context of the PRP, highlighting its organization and training cycle, which includes moments of collective planning, implementing a lesson and reflecting on experiences. The experience revealed that the activities inherent in this training cycle were essential for the development of an interdisciplinary attitude. It was also found that the act of perceiving oneself as interdisciplinary requires the development of the attitude of understanding and realizing that knowledge is part of a whole and is not isolated and that it is necessary to rethink our own practices as students in initial training and future teachers, especially with regard to eliminating barriers in our own understanding of the sciences, and that it is necessary to be open to new experiences, to create, to experiment, to be willing to live interdisciplinarity and also to make mistakes.

Keywords: pedagogical residency, interdisciplinarity, teacher training, interdisciplinary attitude.

 

El desarrollo de una actitud interdisciplinar entre los futuros profesores a través de la participación en el programa de residencia pedagógica

RESUMEN: La experiencia de este informe tiene lugar en el contexto del Programa de Residencia Pedagógica (PRP) del Curso de Pedagogía de la Universidad Federal del Norte de Tocantins/Centro de Educación, Humanidades y Salud (CHES) en Tocantinópolis/TO. A partir de este contexto, presentamos la experiencia de futuros profesores (residentes), con el objetivo de reflexionar y analizar el desarrollo de una actitud interdisciplinar al participar en el PRP. Para ello, presentamos inicialmente el contexto del PRP, destacando su organización y ciclo de formación, que incluye momentos de planificación colectiva, implementación de una lección y reflexión sobre las experiencias. La experiencia reveló que las actividades inherentes a ese ciclo de formación eran esenciales para el desarrollo de una actitud interdisciplinaria. También se observó que el hecho de percibirse como interdisciplinario requiere el desarrollo de la actitud de comprender y darse cuenta de que el conocimiento forma parte de un todo y no está aislado, y que es necesario repensar nuestras propias prácticas como estudiantes en formación inicial y futuros profesores, especialmente en lo que se refiere a la eliminación de barreras a nuestra propia comprensión de las ciencias, siendo necesario estar abiertos a nuevas experiencias, crear, experimentar, estar dispuestos a vivir la interdisciplinariedad y también a equivocarnos.

Palabras clave: residencia pedagógica, interdisciplinariedad, formación del profesorado, actitud interdisciplinar.

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Autor/innen-Biografien

Gerciane Oliveira de Souza, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Concluiu o Ensino Médio no Colégio Estadual Olavo Bilac na cidade de Itaguatins. Atualmente é graduanda do curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Norte do Tocantins, Campus de Tocantinópolis. Atuou como residente no programa Residência pedagógica no período de 2022 a 2024 como bolsista CAPES. Integra o projeto de extensão "Autonomia e gestão Colegiada da escola pública: superando os desafios e o acesso para a utilização dos recursos ".

João Aurélio Rodrigues Aguiar , Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

João Aurélio Rodrigues Aguiar é estudante do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Norte do Tocantins. Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID e no Programa Residência Pedagógica, dos quais adquiriu experiências na educação básica em sua formação academia e profissional. Atualmente realiza o curso de Serviços Públicos pelo Centro de Referência em Educação à Distância CREAD no polo da cidade de Tocantinópolis/TO. Participou de diversas palestras, minicursos e eventos dos quais apresentou e/ou participou de trabalhos na modalidade de comunicação oral, ouvinte e organizador relacionados com a temática da educação, alfabetização, sociedade, mídias, formação de professores e políticas públicas.

Andrey Patrick Monteiro de Paula , Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Andrey Patrick Monteiro de Paula é licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e discente do Programa de Graduação em Educação – Doutorado, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na linha - Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia. É professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Centro de Educação, Humanidades e Saúde de Tocantinópolis/TO, atuando no curso de Licenciatura em Pedagogia desde o ano de 2014.

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Veröffentlicht

2024-12-19

Zitationsvorschlag

Oliveira de Souza, G., Rodrigues Aguiar , J. A., & Patrick Monteiro de Paula , A. (2024). The development of an interdisciplinary attitude in future teachers through participation in the pedagogical residency program. Brazilian Journal of Rural Education, 10, 19420 . https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19420

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Dossiê Expomatec: Conhecimento e Autonomia Docente no campo do Ensino das Área Curriculares