An analysis of the contributions of the Educational Psychology discipline to the initial training of mathematics teachers

Autor/innen

  • Sthefany Corso Mikulski Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT https://orcid.org/0009-0006-6221-7506
  • Claudenice Cardoso Brito Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19449

Schlagworte:

formação inicial de professores, teoria histórico-cultural, trabalho coletivo

Abstract

ABSTRACT. Psychology as an auxiliary science of education contributes to organizing teaching and evaluating the development and learning process of students. In this aspect, we discuss the importance of Educational Psychology for the initial training of Mathematics teachers. We adopted participatory research to analyze a group of students from the Mathematics degree course and the way they acquire knowledge and develop their study activity. For this we use the concepts of collectivity, autonomy, self-regulation from Historical-Cultural Theory. The initial results point to the development of autonomy, which reverberates in collective work.

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Autor/innen-Biografien

Sthefany Corso Mikulski, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

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Claudenice Cardoso Brito, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

É licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), tem Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - com ênfase em ensino de ciências e Matemática, é doutora em Educação pela Universidade da Beira-Interior (UBI), em Portugal. Tem interesse nos seguintes temas:Ensino, ensino de Matemática; Formação de Professores;Formação de Professores que ensinam Matemática; Formação do Alfabetizador Matemático e alfabetização matemática;Leitura e escrita matemática e a proficiência escritora da linguagem matemática;Avaliação, avaliação de livros didáticos de matemática e produção de material didático para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino fundamental e metodologia de ensino de Matemática; Psicologia e Psicologia da Educação Matemática;A Teoria Histórico-Cultural e suas contribuições para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. É professora da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), no curso de Licenciatura em Matemática.

 

Literaturhinweise

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Veröffentlicht

2024-12-19

Zitationsvorschlag

Corso Mikulski, S., & Cardoso Brito, C. (2024). An analysis of the contributions of the Educational Psychology discipline to the initial training of mathematics teachers. Brazilian Journal of Rural Education, 10, e19449. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19449

Ausgabe

Rubrik

Dossiê Expomatec: Conhecimento e Autonomia Docente no campo do Ensino das Área Curriculares